Relógio

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Proposta de integração do transporte coletivo é apresentada ao prefeito de Bertioga

O presidente da Viação Bertioga, José Roberto Sobral e sua equipe técnica estiveram reunidos com o prefeito Mauro Orlandini (DEM), quarta-feira (20), no Paço, para apresentar proposta de integração do transporte coletivo na cidade.

Desenvolvido há três meses, por técnicos e profissionais do setor, o projeto conta com quatro fases distintas. Ele prevê a fusão de algumas linhas já existentes e a criação de duas linhas-tronco, as populares vias expressas, já determinadas para operarem na avenida Anchieta e na rodovia Rio-Santos; e as linhas alimentadoras, que estarão em circulação nos bairros, transportando passageiros em localidades específicas e conduzindo-os até as linhas-tronco para continuidade do trajeto no perímetro do centro até Boracéia.

Baldeações

As medidas, segundo a prefeitura visam dinamizar o serviço prestado atualmente e favorecer os usuários do sistema, que poderão fazer baldeações nos ônibus em locais determinados, por meio da criação de seis estações de transbordo, em pontos distintos da cidade. Tal fato deverá proporcionar economia e agilidade e maior dinamismo operacional ao passageiro.

Projeto piloto

As ações terão início com a implantação de um projeto piloto no Jardim São Lourenço, ligando o bairro a Riviera de São Lourenço, ativando assim a 1ª linha alimentadora (A-1) desse projeto e que dará parâmetros para a implantação das fases seguintes.

Inicialmente, a integração do transporte coletivo atenderá apenas as linhas municipais, porém, representantes da Viação Bertioga informaram que tal procedimento poderá, no futuro, ser estendido também às linhas intermunicipais que circulam na cidade.

Uma só passagem

Outro aspecto abordado, durante a explanação do projeto, se refere à necessidade da utilização do cartão transporte pelos passageiros para o pagamento de uma só passagem e utilização do sistema integrado por meio de baldeações. Segundo funcionários da Viação, atualmente, quase 50% dos usuários utilizam o cartão, e já estão sendo estudadas estratégias para a expansão da emissão do mesmo, por meio de um sistema itinerante de cadastramento de cartões.

Análise

“É um projeto que trará benefícios as nossas comunidades, desenvolvido com muita responsabilidade e compromisso social”, garantiu Orlandini.

“O projeto seguirá sendo analisado para que possamos fazer os ajustes necessários para o seu pleno funcionamento, e consequentemente, total satisfação dos usuários do sistema”, finalizou o prefeito.

Agora, conforme informou a prefeitura, o projeto passará por um período de análise e adequações e, na sequência, tramitará pelos órgãos competentes para ser implantado. A previsão de início não foi informada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário