Relógio

sábado, 30 de outubro de 2010

Candidatos brasileiros evitaram atritos em último debate televisivo

Brasília, 30 out (Prensa Latina) Os candidatos à presidência do Brasil Dilma Rousseff e José Serra evitaram ataques pessoais e mostraram suas melhores faces no último debate televisivo antes do segundo turno das eleições gerais do próximo domingo.

Em vez das habituais perguntas e respostas entre os próprios aspirantes, a TV Globo decidiu convocar 80 eleitores que ainda não tinham definido seu voto por algum dos dois candidatos e lhes pediu elaborar cinco perguntas sobre os principais assuntos de interesse para os brasileiros.

Os temas foram saúde, educação, meio ambiente, políticas sociais, segurança social, investimentos em infra-estrutura, política econômica, agricultura, corrupção, saneamento, segurança e impostos, entre outros. Das 400 perguntas, escolheram-se as 12 que os próprios eleitores formularam aos candidatos.

Durante uma hora e meia, dividido em três blocos de quatro perguntas a cada um, a petista e o tucano responderam de maneira alternada as 12 perguntas, que tiveram réplica e contrarréplica dos próprios aspirantes.

Pese a isso, ao responder algumas das perguntas, Rousseff, aspirante pelo governante Partido dos Trabalhadores (PT), e Serra, pelo opositor Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), aproveitaram para cruzar leves ataques entre os dois programas de governo.

Em geral, ambos candidatos se mostraram seguros em seus comentários, exaltando os projetos que desenvolveriam em caso de chegar ao Palácio de Planalto sobre a cada um dos aspectos abordados, se apreciando diferenças substanciais nos programas dos dois candidatos em temas como educação, segurança social e saúde.

Antes de concluir o debate, Rousseff e Serra tiveram dois minutos cada um para as considerações finais, que a petista começou, agradecendo a todos os que a apoiaram durante a campanha e solicitou o voto dos brasileiros para ser a primeira presidenta do Brasil, cargo para o que assegurou estar preparada.

Por sua vez, Serra agradeceu a audiência e os eleitores indecisos que participaram no debate com suas perguntas e fez um relato de sua biografia para pedir o voto dos brasileiros.

Em declarações à imprensa ao finalizar o debate, a aspirante pelo PT avaliou positivo o debate, em especial modelo utilizado, o qual qualificou de muito interessante e permitiu uma interação maior entre os candidatos e os eleitores.

Serra também avaliou de positivo o último encontro e estimou que foi "um espetáculo da democracia". Um debate livre, as pessoas perguntando, dezenas de milhões vendo por televisão e iluminando suas mentes com respeito à decisão que devem tomar no domingo.

Com este debate televisivo concluíram a propaganda eleitoral gratuita nos meios de comunicação, a realização de atos proselitistas e o uso de equipes de som para promover os candidatos. Amanhã, os candidatos podem realizar encontros com os eleitores, mas sem empregar equipes de som

Nenhum comentário:

Postar um comentário