Relógio

domingo, 24 de outubro de 2010

Acidente na Garagem Municipal de Bertioga, provoca morte de funcionário

Secretário afirma que foi uma fatalidade e que não existe falta de segurança no local

Um acidente na Garagem da prefeitura de Bertioga, na manhã do último dia 15, resultou em uma vítima fatal. O ajudante geral, José Cícero da Silva, de 57 anos, foi atropelado por um trator, de propriedade do município, que era operado por outro servidor, o motorista, Antonio Ailton Alves Bezerra, 53. José Cícero trabalhava na prefeitura havia 18 anos.

Segundo consta no B.O. (Boletim de Ocorrência), o condutor do trator entrava na garagem, localizada na av. Anchieta, 1.150, na região central, quando atropelou a vítima. O motorista da máquina relatou que olhou para trás para verificar a traseira do veículo, momento em que várias pessoas gritaram que uma pessoa havia sido atropelada.

José Cícero foi levado ao Pronto Socorro de Bertioga e, transferido, posteriormente para Santos, entretanto, não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Eduardo Pereira, o acidente foi uma fatalidade. “O veículo trafegava a uma velocidade muito baixa e o funcionário, deveria estar distraído, passou, de repente, em frente à máquina”. Ele ainda informou que a prefeitura prestou toda assistência à família da vítima e a seguradora do veículo foi acionada.

Habilitado

Segundo Pereira, o veículo é novo, está com toda documentação regular e o funcionário trabalha há muitos anos na Prefeitura e está devidamente habilitado para operar a máquina. “Lamento o ocorrido e me solidarizo com a família, mas não considero que o acidente tenha ocorrido por falta de segurança no local”.

Pereira afirmou ainda que a prefeitura não irá abrir processo administrativo antes do resultado das investigações da Polícia Civil. O B.O. foi registrado como “lesão corporal culposa” (quando não há intenção de matar), pelo delegado José Aparecido Cardia.

Segurança

Para o filho da vítima, Allan Ferreira da Silva e Silva, de 22 anos, o local não oferece segurança adequada. “Meu pai estava saindo de um banheiro que a porta fica muito próxima da entrada dos veículos”, afirmou Silva, que disse ter ouvido relatos dos demais funcionários que estavam no local na hora do acidente.

A instalação de um sinal sonoro, de uma guarita com um controle melhor poderia ter evitado o acidente, alegou Silva. “Isso pode acontecer com alguém que está passando na rua, até com uma criança”, avaliou.

O secretário de Serviços Urbanos contestou e afirmou que a Garagem funciona no local há muitos anos e que nunca ocorreu nenhum problema. Já sobre os equipamentos de segurança, ele informou que orienta a utilização, entretanto, nesse caso, não evitaria o acidente.

Entrada exclusiva

Por outro lado, mesmo considerando que o acidente pode ser sido provocado pela distração da vítima, o secretário afirmou que pretende implementar uma entrada exclusiva para funcionários, pela av. Anchieta e outra de máquinas, pela rua Mestre Pessoa, nos fundos do imóvel.

Nota do prefeito

Por meio de nota, o prefeito Mauro Orlandini (DEM) se manifestou sobre o acidente, afirmando também que foi uma fatalidade e não falta de segurança no local. A nota ainda informa que faz parte dos procedimentos internos da prefeitura a abertura de um processo administrativo, o que será feito nos próximos dias, uma vez que a preocupação maior da prefeitura foi garantir os primeiros procedimentos com suporte à família, acionar o seguro contra terceiros da máquina envolvida no acidente, entre outros.

Cipa

Sobre a implantação da Cipa (Comissão Interna de Proteção de Acidentes), que foi, inclusive, questionamento do vereador Renato Faustino (PT) durante a sessão da Câmara desta semana, a prefeitura informou existir uma lei de 2006 que cria esta comissão, mas pela necessidade de ajustes não foi efetivamente posta em prática.

A assessoria do prefeito informou também que, conforme a Diretoria de Administração, a Cipa será efetivada após a implantação do PPRA (Programa de Proteção a Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional). O PPRA está pronto e o PCMSO em fase final. Após isso, os trâmites para a implantação da Cipa serão iniciados, pois existe a necessidade de eleição dos membros da comissão

Nenhum comentário:

Postar um comentário