Relógio

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Bertioga realiza 1º Encontro Afro-Brasileiro no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Bertioga e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverão o 1º Encontro Afro-Brasileiro, no Município, que será realizado no Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, com ampla programação, que começará às 10 horas, no Parque dos Tupiniquins e se estenderá até as 21 horas, com apresentação de show musical.

Já na Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada (Centro), a partir das 14h30 será realizado o 1º Torneio de Basquete de Rua, onde serão premiados os três primeiros colocados; além de apresentação de Hip Hop, a arte do grafite, entre outras atrações.

O objetivo é mostrar a diversidade cultural do Brasil e como foi esse avanço da população negra na sociedade brasileira. A programação será encerrada com o Misty e Banda, que apresentará um panorama da influência do negro da música das Américas. Misty se apresentará acompanhada por Ana Elisa Colomar (flauta/sax), Christianne Neves (piano) e Enio Percussão.

No repertório, entre outras obras, consta Summertime (George Gershwin), God bless the Child (Billy Holiday & Arthur Herzog Jr.), From this moment (Cole Porter), Linda Chicane (Mark Levine) e Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho).

A apresentação faz parte do Projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. No palco, o grupo PAR (Posse, Ação e Resistência), formada por Elder Santos, Renam Kian, Paulo Matos, Anderson Lima e Vinícius Camargo.
Além disso, durante todo o dia, o público poderá prestigiar oficinas de tranças afro, que será ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva; de máscaras africanas, que será ministrada por álvaro Ricardo (Rick).

Vale lembrar que a proposta para que Bertioga comemore o Dia da Consciência Negra, com a inclusão da data no calendário de eventos da cidade é de autoria do vereador Caio Matheus. Na propositura, ele argumenta a importância da data, comemorada em 20 de novembro, para que se divulgue a cultura africana e que se extinga o preconceito racial. “Já existe uma legislação federal e seguindo o que muitos municípios já instituíram é importante que Bertioga também tenha essa data no calendário municipal de eventos”, relata o vereador. Ele lembra que um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através dos Indicadores Econômicos, a população negra representa 48% da população brasileira, mas infelizmente, ainda há muita diferença socioeconômica e política entre as camadas por preconceito de cor e também pelo baixo índice de oportunidades oferecidas. “Com a comemoração da data no município vamos ter mais uma oportunidade extinguir o preconceito racial e valorizar a rica cultura africana, inclusive através de atividades e eventos”, comenta.

Confira a programação completa

Dia - 20 de novembro

Local - Parque dos Tupiniquins

10 horas – Abertura oficial (Parque dos Tupiniquins)

10h30 – Aulão de capoeira do Grupo Capoedende, com intervenção cultural

12 horas – intervalo (almoço)

13h30 – Apresentação teatral “Libertação” – Grupo Capoedende (Parque dos Tupiniquins)

14h30 – “O Conselho e suas políticas públicas” - ministrada pelo presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga – William Costa Paulino.

14h45 - Palestra: “A importância do Negro na Sociedade Brasileira – ministrada por José Ricardo dos Santos – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga

15h30 – Início das oficinas: tranças afro - ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva e máscaras africanas – ministrada por álvaro Ricardo (Rick)

18 horas – Apresentação do Bloco Carnavalesco Bisneto do Cacique.

19 horas – Grupo Musical PAR (Posse, Ação e Resistência)

20 horas – Misty e Banda


Local - Praça de Esportes Radicais

14 horas – oficina de grafite – ministrada por Nando, Guibas e Keter

14h30 – 1º Torneio de Basquete de Rua – Praça Esportes Radicais

16 horas – Apresentação de Hip Hop com intervenções culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário