Relógio

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Atividades musicais são destaque nas escolas municipais

Em agosto de 2008 o governo federal sancionou uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394, de dezembro de 1996). Na alteração foi acrescentada a obrigatoriedade do ensino da música dentro da grade curricular dos alunos da Educação Básica (1º estágio da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental). Com isso as instituições de ensino teriam um prazo de três anos para se adaptarem e posteriormente inserirem a nova disciplina.

Na Rede Municipal de Ensino de Bertioga a novidade apareceu um ano antes com a adoção do Projeto Musicando, que ministra uma série de atividades lúdicas focadas na iniciação musical, que vão desde o reconhecimento do som de chocalhos, para as crianças de até 03 anos de idade, até os acordes em um violão, passando, é claro, pelos instrumentos de sopro, teclas e percussão - nesse caso quando a criança já tem os atributos adequados.

Segundo a secretária municipal de Educação e Desenvolvimento Cultural, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva, a cidade simplesmente se antecipou à legislação. "Temos 7.180 alunos matriculados nas escolas e creches Municipais. Desses, 5.300 já estão aprendendo música", conta a secretária, se referindo ao projeto, que já é realidade em 16 das 27 escolas municipais.

Para o coordenador do Musicando, Sidney Pontes, a idéia é apresentar a música para depois trabalhar a instrumentação. "O trabalho é focado em permitir que o aluno desenvolva as habilidades de diferenciação de sons e coordenação motora, para assim poder enfim ter condições de fazer música", explica, com expectativa de trabalhar com alunos de todas as escolas municipais já no ano que vem.

Para todas as idades
Qualquer pessoa que queira praticar música ou outra atividade cultural em Bertioga pode procurar o Centro Cultural da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), que em parceria com a Prefeitura de Bertioga funciona na Rua Gabriel Garcez, 140, no Centro.

No local são ministrados cursos de baixo elétrico, bateria, canto, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, teclado, trombone, trompete, trompa, tuba, viola, violão, violino e violoncelo; além dos culturais: artesanato, ballet, criatividade, dança de salão, desenho técnico, espanhol, hip hop, inglês, pintura em tela e teatro. Mais informações pelo telefone (13) 3317 4887.

Nenhum comentário:

Postar um comentário