Relógio

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Charge do dia

Disk denúncias meio ambiente

0800-772-5999
Faça sua parte

Bullying


Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying se divide em duas categorias: a) bullying direto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos e b) bullying indireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima. Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência.

O bullying é um problema mundial, podendo ocorrer em praticamente qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade/universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho e entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullying entre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de pessoas adultas é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência e se silenciam em razão de temerem se tornar as “próximas vítimas” do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade.

As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

O(s) autor(es) das agressões geralmente são pessoas que têm pouca empatia, pertencentes à famílias desestruturadas, em que o relacionamento afetivo entre seus membros tende a ser escasso ou precário. Por outro lado, o alvo dos agressores geralmente são pessoas pouco sociáveis, com baixa capacidade de reação ou de fazer cessar os atos prejudiciais contra si e possuem forte sentimento de insegurança, o que os impede de solicitar ajuda.

No Brasil, uma pesquisa realizada em 2010 com alunos de escolas públicas e particulares revelou que as humilhações típicas do bullying são comuns em alunos da 5ª e 6ª séries. As três cidades brasileiras com maior incidência dessa prática são: Brasília, Belo Horizonte e Curitiba.

Os atos de bullying ferem princípios constitucionais – respeito à dignidade da pessoa humana – e ferem o Código Civil, que determina que todo ato ilícito que cause dano a outrem gera o dever de indenizar. O responsável pelo ato de bullying pode também ser enquadrado no Código de Defesa do Consumidor, tendo em vista que as escolas prestam serviço aos consumidores e são responsáveis por atos de bullying que ocorram dentro do estabelecimento de ensino/trabalho

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Charge do dia

Dia nacional de combate ao câncer

26 de novembro de 2010 (Bibliomed). No mundo são diagnosticados cerca de 12,4 milhões de novos casos de câncer a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade estima que em 2020, esse número subirá para mais 15 milhões, ultrapassando as doenças cardíacas como a principal causa de morte no mundo. Em contraponto a isso, o câncer é uma das doenças crônicas com maior potencial de cura e, mesmo nos casos em que não são curáveis, pode-se aumentar o tempo de sobrevida ou melhorar a qualidade de vida do paciente.

De acordo com o INCA, no Brasil, as estimativas para o ano de 2010, que também serão válidas para o ano de 2011, apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada para a América Latina.

Em 2010, são esperados 236.240 casos novos para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino. Estima-se que o câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (18 mil).

Diante desse cenário, fica clara a necessidade de continuidade em investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação, como na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, na pesquisa e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

Fonte: Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Previsão do tempo para hoje 26/11

Mínima 22°C
Máxima 28°C

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Charge do dia

Atividades musicais são destaque nas escolas municipais

Em agosto de 2008 o governo federal sancionou uma mudança na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394, de dezembro de 1996). Na alteração foi acrescentada a obrigatoriedade do ensino da música dentro da grade curricular dos alunos da Educação Básica (1º estágio da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental). Com isso as instituições de ensino teriam um prazo de três anos para se adaptarem e posteriormente inserirem a nova disciplina.

Na Rede Municipal de Ensino de Bertioga a novidade apareceu um ano antes com a adoção do Projeto Musicando, que ministra uma série de atividades lúdicas focadas na iniciação musical, que vão desde o reconhecimento do som de chocalhos, para as crianças de até 03 anos de idade, até os acordes em um violão, passando, é claro, pelos instrumentos de sopro, teclas e percussão - nesse caso quando a criança já tem os atributos adequados.

Segundo a secretária municipal de Educação e Desenvolvimento Cultural, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva, a cidade simplesmente se antecipou à legislação. "Temos 7.180 alunos matriculados nas escolas e creches Municipais. Desses, 5.300 já estão aprendendo música", conta a secretária, se referindo ao projeto, que já é realidade em 16 das 27 escolas municipais.

Para o coordenador do Musicando, Sidney Pontes, a idéia é apresentar a música para depois trabalhar a instrumentação. "O trabalho é focado em permitir que o aluno desenvolva as habilidades de diferenciação de sons e coordenação motora, para assim poder enfim ter condições de fazer música", explica, com expectativa de trabalhar com alunos de todas as escolas municipais já no ano que vem.

Para todas as idades
Qualquer pessoa que queira praticar música ou outra atividade cultural em Bertioga pode procurar o Centro Cultural da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), que em parceria com a Prefeitura de Bertioga funciona na Rua Gabriel Garcez, 140, no Centro.

No local são ministrados cursos de baixo elétrico, bateria, canto, flauta transversal, percussão, piano, saxofone, teclado, trombone, trompete, trompa, tuba, viola, violão, violino e violoncelo; além dos culturais: artesanato, ballet, criatividade, dança de salão, desenho técnico, espanhol, hip hop, inglês, pintura em tela e teatro. Mais informações pelo telefone (13) 3317 4887.

Campanha de combate à tuberculose vai até 19 de novembro

Após um período de capacitação, direcionado aos profissionais vinculados à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, Bertioga deu início dia (08), a 2ª Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios Estadual de 2010, com a realização de ações diversas até o próximo dia 19.

De acordo com a Coordenação do Programa Municipal de Tuberculose, a iniciativa atende às exigências do Programa Estadual de Combate à Tuberculose.

A capacitação dos profissionais da Saúde aconteceu na quinta e sexta-feira (04 e 05), na Casa dos Conselhos Municipais de Bertioga, com a realização de Oficinas de Capacitação em Tuberculose para todos os funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em quatro períodos e turmas diferentes.
Até 19 de novembro, acontecerão as Buscas de Sintomáticos Respiratórios, nas dependências das Unidades Básicas de Saúde e Hospital de Bertioga.

Dentro da programação, que será realizada na Cidade, acontecerá no dia 17, o 2º Pedágio 2010 da Tuberculose. A iniciativa acontecerá na Rotatória das Avenidas 19 de Maio com Anchieta, em frente ao Supermercado Krill, no Jardim Albatroz, das 09 às 12 horas.

Já a premiação das UBSs, que realizarem o maior número de coleta de exames, e funcionários que se destacarem na busca de Sintomáticos Respiratórios, acontecerá na sexta-feira (26), nas dependências da Vigilância Epidemiológica, às 14 horas, com um Coffee Break e confraternização entre todos os participantes da ação e profissionais premiados.

Previsão do tempo para hoje 24/11

Minima 23°C
Máxima 27°C

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Operação Verão começa a ser discutida em Bertioga

Com a aproximação da temporada de verão, prevista para ter início já no mês de dezembro, a Prefeitura de Bertioga promoveu na sexta-feira (19), um encontro com os comandantes dos órgãos de segurança pública que atuam no município, com a finalidade de abordar estratégias previstas por cada entidade durante a Operação Verão 2010-2011 e visando manter a Cidade com baixos índices de criminalidade, mesmo com o considerado aumento da população, fato que costumeiramente ocorre no período.

O encontro foi conduzido pelo prefeito Mauro Orlandini, contando com as presenças do comandante da 3ª Companhia do 21º Batalhão da Polícia Militar do Interior (21º BPMI), capitão Renato Paulo Fincatti; o delegado titular de Polícia, Maurício Barbosa Junior; que acompanhado pelo chefe dos investigadores, José Rodrigues da Silva e o chefe dos escrivães, Antonio Vieira Lopes Santos, representaram a Polícia Civil do Município; o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) Giovani Amaral e o secretário municipal de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos, Joe Luiz Zuppani.

A apresentação dos dados estatísticos e da programação, realizada no Gabinete do prefeito, nas dependências do Paço Municipal, foi feita por Plínio Aguiar, representante da Administração, e que também contou com as presenças do comandante da 5ª Companhia da Polícia Militar Rodoviária, Milton Yuki, responsável pelo comando da segurança das rodovias que dão acesso a Bertioga, como a Rio-Santos, Mogi-Bertioga, trecho de Serra até o litoral; Guarujá-Bertioga e Cônego Domenico Rangoni, a conhecida Piaçaguera-Guarujá.

O efetivo do Corpo dos Bombeiros também compareceu, estando representado pelo comandante da região, que compreende os municípios de Guarujá, Cubatão e Bertioga, capitão Diniz Filho; o comandante da Base de Bombeiros da Cidade, sargento Farias e o soldado Ferreira de Souza, representante do Salvamar e ainda Nelson Jorge Castro, diretor municipal de Trânsito e Espedito Dias, membro deste departamento.

Na oportunidade, o prefeito Orlandini parabenizou a todos pelo brilhante trabalho desenvolvido durante a Operação Verão 2009-2010, e também pelo levantamento publicado por uma expressiva revista com circulação nacional que aponta Bertioga como a Cidade com os menores índices de criminalidade da Região Metropolitana da Baixada Santista, fruto das ações praticadas por cada instituição de segurança pública.

A reunião foi marcada, também, pela apresentação e entrega oficial dos novos rádios de comunicação, que passam a fazer parte dos equipamentos da GCM, fato que agilizará ainda mais os serviços prestados, fruto do empenho da Administração Municipal em gerar mecanismos adequados para a manutenção do bom trabalho desenvolvido pela corporação, pois a partir de agora, por meio de uma central de comunicação e duas bases repetidoras em pontos distintos da Cidade, os equipamentos funcionarão do Caiubura a Boracéia.

O representante da PM, Capitão Fincatti, informou que receberá o reforço de 150 policiais militares e outras 20 viaturas para intensificar os trabalhos durante o verão. Atualmente, a PM já conta com 89 membros efetivos e 26 viaturas. O contingente chegará ao Município no dia 26 de dezembro, permanecendo em operação até 31 de janeiro.

Já Giovani Amaral destacou que a GCM ampliará seu efetivo com a contratação de 30 novos guardas temporários, que juntamente com os 92 guardas, também dinamizarão ainda mais os serviços prestados à comunidade. A Guarda Civil Municipal conta com 09 viaturas, 08 bikes e 02 quadricíclos, que também estarão à disposição da corporação para atuar na manutenção da segurança ao longo da temporada.

Segundo Amaral, a GCM estará presente 24 horas no Portal do Indaiá durante o verão, e os guardas municipais com bicicletas estarão circulando pela orla e demais localidades do Município, a partir de 05 de dezembro.

Já a Polícia Civil, de acordo com o delegado titular, Maurício Barbosa Jr, conta com 30 membros em seu efetivo e 06 veículos, porém, receberão o reforço de outros 20 policiais, que estarão atuando neste período em que a Cidade recebe um grande número de visitantes.

A segurança nas rodovias que acessam Bertioga também estará intensificada segundo tenente Yuki, afinal, 25 policiais rodoviários e cinco viaturas reforçarão o quadro atual, composto por 25 PMs e três viaturas. O reforço da PMR começa a sua atuação a partir do dia 17 do próximo mês.

A Base de Bombeiros também será reforçada em breve, pois atualmente conta com 14 integrantes e 02 veículos, mas, receberá outros 09 militares neste verão para atender as ocorrências de combate a incêndio e resgate. Na praia, o Salvamar do Corpo de Bombeiros, que já conta com 52 membros e 03 viaturas ao longo do ano, receberá 46 novos guarda-vidas temporários, sendo 20 deles oferecidos pela Prefeitura de Bertioga e outros 26 pela Petrobrás.

Durante o encontro foram discutidas questões diversas, como forças tarefas para fiscalizar o turismo de um dia, a ampliação de bases de segurança, fiscalização em locais de grande concentração de público, o rigor no ordenamento do trânsito e a aplicação da Zona Azul, entre outras ações preventivas e previamente planejadas para serem aplicadas já a partir do próximo mês.

O reforço no policiamento do Corpo de Bombeiro e Polícia Civil também deve chegar ao Município no dia 26 de dezembro.

Finalizando, o prefeito Orlandini sugeriu ao secretário de Turismo, Zuppani, uma programação especial para recepcionar os polícias que trabalharão em Bertioga nesta temporada de verão, com a realização de um evento de confraternização na sede da antiga Prodesan, localizada no bairro do Jardim Indaiá, local que inclusive deverá abrigar parte do contingente militar e civil, além de levá-los aos principais pontos turísticos da Cidade. O prefeito agradeceu, mais uma vez, a presença de todos, desejando um bom trabalho em mais uma temporada de verão que se aproxima.

Bombeiros ganham caminhão equipado


Com investimentos de 200 mil, a Prefeitura de Bertioga vai equipar um caminhão com tanque e demais equipamentos para o combate a incêndios, destinado à Base do Copo de Bombeiros do Município. Na manhã de quarta-feira (17), o prefeito Mauro Orlandini participou de solenidade, na sede da corporação, oportunidade em que recebeu do comandante do 6º GB (Grupamento de Bombeiros), tenente-coronel PM Luiz Carlos Ribeiro, o chassi 0 km do veículo, para a montagem.

O Estado destinou o chassi a Bertioga, depois de tratativas com o prefeito Mauro Orlandini, que prontamente se comprometeu a fazer parceria com o Estado, e equipar o caminhão. Isso fez com que o Município pudesse ser contemplado com o novo veículo.

De acordo com o tenente-coronel Ribeiro, o caminhão é mais uma importante ferramenta de trabalho. Ele explica que, atualmente, a base conta apenas com um auto-bomba com capacidade para 1.500 litros, segundo ele, insuficiente para atender ocorrências de incêndio, resgate e salvamento. Ele conta que já teve ocasiões em que a Base de Bertioga teve que atender ocorrências em Barra do Sahy, no município de São Sebastião.

Em caso de emergências, como acidentes de trânsito, por exemplo, se fazia necessário pedir auxílio ao 6º GB em Guarujá, que demandava um tempo de, pelo menos, 40 minutos (dependendo do trânsito) ou à Sabesp, que cedia caminhões-pipa.

"A nova viatura vai melhorar muito as nossas ações, já que tem capacidade para 6 mil litros de água, além de reforçar o que já tínhamos em equipamentos na corporação, para que possamos oferecer, cada vez mais, qualidade nos trabalhos de salvamento e resgate", comemora o comandante.

Durante a solenidade, foram expostos equipamentos já cedidos à Base pela Prefeitura, como esquicho regulador automático; conjunto desencarcerador, utilizado para desencarcerar vítimas presas em ferragens, principalmente ocorrências de trânsito; material de salvamento em altura e terrestre e motor de popa.

Em seu discurso, o prefeito Mauro Orlandini ressaltou o apoio da Prefeitura para a corporação. "Investir no Corpo de Bombeiros muito nos honra". Ele homenageou o coronel da reserva, Jairo de Almeida Lima (presente à solenidade), lembrando de sua atuação na difícil tarefa do fechamento do trânsito na praia do então distrito de Santos, na ocasião em que atuou com Administrador Regional de Bertioga, nomeado pelo prefeito Oswaldo Justo. "O Corpo de Bombeiros foi grande parceiro naquele momento, tendo à frente o coronel Almeida Lima", ressaltou.

Homenagens

Entrega de certificados, láureas do mérito, homenagens a aniversariantes do mês, a oficias da reserva e ao prefeito Orlandini, também fizeram parte da solenidade do Corpo de Bombeiros na quarta-feira (17).

Integrantes da Guarda Civil Ambiental do Município, que participaram do Curso de Combate a Incêndio e Proteção das Matas receberam certificados das mãos de oficiais, do prefeito Orlandini e do secretário de Meio Ambiente da Prefeitura, Rogério Leite dos Santos.
Ao final do evento, foi oferecido um coquetel com direito a bolo, homenageando os bombeiros aniversariantes deste mês de novembro.

Charge do dia

Vereador Caio Matheus pede a realização de audiências públicas itinerantes para discutir processo de abairramento.


Em busca de uma solução para que Bertioga passe a ter oficialmente a nomenclatura dos bairros, ruas, e até suas delimitações, o vereador Caio Matheus solicitou ao Executivo que sejam realizadas audiências públicas itinerantes por toda a extensão do município, para que moradores possam participar para conhecer e discutir o assunto.

“A questão do abairramento interfere diretamente a vida de todos que residem no município”, defende o vereador ao lembrar que é uma questão de cidadania, ter um endereço onde os bairros e ruas têm nomes oficiais e não são chamadas pela nomenclatura recebida na época em que foi feito o loteamento.

Ele explica que Bertioga tem diversas ruas Aprovadas A ou Rua 1 e, assim por diante. “No momento em que o morador contrata um serviço ou precisa que seja realizada uma entrega inicia-se todo o problema, devido às ruas terem o mesmo nome e por muitas empresas prestadoras de serviços não conhecerem as dimensões dos bairros”. Ele ainda cita que muitas vezes culpa-se o serviço que consegue fazer a entrega, quando na verdade a dificuldade é causada por endereços homônimos.

“Com o abairramento do município, as ruas receberão nome e placas de identificação”. Vale lembrar que desde agosto o vereador está estudando o processo de abairramento.

Previsão do tempo para hoje 23/11

Mínima 20°C
Máxima 26°C

domingo, 21 de novembro de 2010

Classificado


Vendo impressora fotográfica samsung photo print 2040.
Tratar pelo fone 81621891 com Edinaldo.

Casa da Cultura vai sediar Curso de Capacitação Técnica em Pincéis, dia 24

Continuam abertas as
inscrições para o Curso de
Capacitação Técnica em Pincéis,
oferecido pela empresa de pincéis
Condor e promovido pelo Johnny
Home Atelier - Oficina de Artes e
Bazar Dona Wilma, com o apoio da
Aproar e Prefeitura de Bertioga,
por meio da Secretaria de
Educação e Desenvolvimento
Cultural (Seção de Cultura).
Interessados devem se inscrever
pelo telefone (13) 3313-11 29, com
Johnny Balthazar.
Teoria e prática no uso dos
pincéis e sua performance em
diversas técnicas é a proposta do
curso, dirigido a pessoas
envolvidas no segmento artístico,
que será realizado no próximo dia
24, nas dependências da Casa da
Cultura de Bertioga (e não mais na
sede do Centro Cultural da
Associação Civil Cidadania Brasil ACCB, como publicado
anteriormente) das 13 às 17 horas.
Para participar da
capacitação técnica em pincéis é
obrigatório o aluno levar para o
treinamento as seguintes
referências de pincéis Condor: 425
– nº 16 (Redondo); 426 – nº 10
(Língua de Gato) e 427 – nº 16
(Chanfrado). Esse material pode
ser encontrado no comércio da
Cidade, que trabalha com esse tipo
de material.
Os inscritos receberão,
gratuitamente, kit de participação
contendo: passo a passo, riscos,
avental, Manual Técnico de Pincéis;
peça de madeira para pintura e
outros materiais de apoio, além
das tintas.
A Casa da Cultura de
Bertioga fica na Avenida Thomé de
Souza, 130 – Praia da Enseada –

Prefeito transfere atendimento à comunidade do Jardim Ana Paula

Atendendo à solicitação do
secretário de Habitação do Estado de
São Paulo e presidente da Companhia
de Desenvolvimento Habitacional e
Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, o
prefeito de Bertioga, estará na próxima
segunda-feira (22), às 11 horas, em
São Paulo, para tratar de assuntos de
interesse do Município. O encontro será
no gabinete do secretário, situado à
Rua Boa Vista, 170, 16º andar, no
Centro (SP).
Em função desse compromisso,
o atendimento ao público, agendado
pelo chefe do Executivo no Jardim Ana
Paula, para segunda-feira (22), será
transferido para uma nova data, a ser
oficialmente anunciada nos próximos
dias.
Na oportunidade, moradores
do Ana Paula poderão levar ao prefeito
suas sugestões e reivindicações para
proporcionar a manutenção do bem
estar social e melhorias na
infraestrutura da localidade.
Durante encontro na capital
paulista, o prefeito e o secretário
estadual avaliarão tratativas como,
projetos habitacionais e legalização de
loteamentos.O prefeito lembra que ao longo
da reunião com o secretário poderão
ser levantados questionamentos que
venham ao encontro dos interesses
dos moradores do Jardim Ana Paula,
bem como de outros bairros de
Bertioga.

Charge do dia

Previsão do tempo para hoje 21/11

Mínima 20°C
Máxima 30°C

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Charge do dia

Empregos e oportunidades

Conheça as vagas disponíveis pelo PAT Bertioga

POSTO DE ATENDIMENTO AO TRABALHADOR BERTIOGA - SP

MOTORISTA CNH E/D: 3
AJUDANTE GERAL: 15
AUX. LIMPEZA: 5
GARçON/GARçONETE: 20
CAMAREIRA: 1
GOVERNANTA: 1
RECEPCIONISTA: 1
PROMOTOR DE VENDAS: 15
RECEPCIONISTA NOTURNO: 1
INSTALADOR SOM AUTOMOTIVO: 1
INSTALADOR INSULFILM: 1
AUX. ESCRITóRIO: 1
PORTEIRO: 1

INFORMAçõES: (13) 3316-2537
Atenção EMPREGADOR - Cadastre sua Vaga
http://www.empregasaopaulo.sp.gov.br

Concurso dos Correios é adiado por tempo indeterminado

O concurso público dos Correios, que seria realizado no dia 28 de novembro, foi adiado por tempo indeterminado por causa de uma decisão liminar da Justiça Federal em Brasília. Os candidatos que desistirem de participar do concurso vão receber de volta a taxa de inscrição.
Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), o recurso apresentado pela estatal a essa decisão está sendo analisado pelo Tribunal Regional da 1ª Região e, por isso, não há prazo suficiente para a realização das provas na data prevista, “com a qualidade e segurança necessárias”.
“Em obediência aos princípios constitucionais que regem a administração pública e buscando garantir a plena transparência na condução do assunto, todas as informações serão amplamente divulgadas oportunamente”, diz a nota divulgada pela ECT.
O processo de contratação da Fundação Cesgranrio, que iria aplicar as provas do concurso dos Correios, foi suspenso por determinação da 5ª Vara da Justiça Federal em Brasília. O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) também recomendou que o concurso seja anulado e que as taxas de inscrição dos candidatos sejam devolvidas, alegando que outras empresas organizadoras de concursos sequer foram consultadas para apresentar propostas.
Mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram para participar da seleção, que oferece 6.565 vagas. O presidente dos Correios, David José de Matos, afirma que a estatal consultou outras empresas para organizar o concurso público da entidade e nega favorecimento à Fundação Cesgranrio, que foi contratada sem licitação para realizar o concurso.
(Fonte:Agência Brasil)

Prefeitura de Itapecerica abre concurso para preencher 100 vagas

Foi publicado edital de inscrições ao concurso público da Prefeitura de Itapecerica da Serra, Estado de São Paulo. São oferecidas 100 vagas no concurso de Itapecerica da Serra para cargos de todos os níveis de escolaridade. O salário é de até R$ 1069,00.
As inscrições estarão abertas no período de 16 de novembro a 3 de dezembro de 2010, via internet no site www.omegaitu.com.br.
O valor da taxa de inscrições varia de R$ 20,00 a R$ 45,00, de acordo com o cargo escolhido devendo ser pago até a data do vencimento.
As provas serão realizadas no Município de Itapecerica da Serra/SP, com previsão para 19 de dezembro de 2010, sendo que a data, horários e locais para realização serão divulgados oportunamente por Edital de Convocação nos meios de comunicação.
O Concurso de Itapecerica da Serra para todos os efeitos tem validade de 02 (dois) anos contados a partir da data de sua homologação, que será publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo e na Imprensa Oficial do Município de Itapecerica da Serra, podendo ser prorrogado por igual período.


Inscrições para concurso da Prefeitura de Piracicaba encerram dia 19

A Prefeitura de Piracicaba, Estado de São Paulo, lançou edital de inscrição para realização de concurso público. O concurso de Piracicaba oferece 53 vagas de níveis fundamental, médio e superior. A remuneração é de até R$ 1.869,45.
Cargos do Concurso Piracicaba: Auxiliar Administrativo, Operador de Máquinas, Auxiliar Administrativo, Assistente de Ação Educativa e Programação, Instrutor Surdo para Educação Básica, Intérprete Educacional de LIBRAS, Professor Bilíngue, Escriturário, Bibliotecário e Motorista.
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br no período de 12 a 19 de novembro de 2010.
A taxa de inscrição varia no valor de R$ 15,00 a R$ 35,00

Instituto Rio Branco fará seleção de bolsistas

O Instituto Rio Branco (IRBr) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriram processo seletivo para o Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia. O benefício é voltado para candidatos negros, que tenham concluído ou irão concluir curso superior em 2011. Os selecionados receberão uma bolsa de estudos no valor de R$ 25 mil, pago em parcelas de março a dezembro de 2011, que deverão ser investidos na compra de material didático e pagamento de cursos preparatórios para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata, realizado anualmente.
As inscrições poderão ser feitas entre os dias 8 e 26 de novembro, por meio do endereço eletrônico www.cespe.unb.br/concursos/irbrbolsa2010. A participação é gratuita. O candidato também deverá remeter, via Sedex, cópias dos documentos exigidos pelo edital para o “Programa de Ação Afirmativa do Instituto Rio Branco – Bolsa-Prêmio de Vocação para a Diplomacia”, Central de Atendimento do CESPE/UnB, Caixa Postal 4488, CEP 70904-970, Brasília/DF.
O processo seletivo contará com prova objetiva, prevista para o dia 11 de dezembro, e prova de redação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, prevista para o dia 12 de dezembro. As provas serão aplicadas nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Boa Vista/RR, Brasília/DF, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Macapá/AP, Manaus/AM, Natal/RN, Palmas/TO, Porto Alegre/RS, Porto Velho/RO, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA, São Luís/MA, São Paulo/SP, Teresina/PI e Vitória/ES.
Os candidatos também passarão por Análise de Documentação enviada pelo candidato no momento da inscrição e de Entrevista Técnica, a cargo de Comissão Interministerial reunida para esse fim. Essa etapa ocorrerá em Brasília/DF.

504 vagas para serem preenchidas em concurso da Embratur

Embratur– Instituto Brasileiro de Turismo está com inscrições abertas para realização de concurso público. O concurso do Embratur oferece 504 vagas para cargos de níveis de escolaridade médio e superior. Os salários variam de R$ 1.950,23 a R$ 4.834,22.
Cargos do Concurso Embratur: Administrador, Economista, Técnico em Comunicação Social, Técnico Especializado e Agente Administrativo.
A inscrição poderá ser efetuada no endereço eletrônico www.universa.org.br e solicitada no período entre 8 horas do dia 10 de novembro de 2010 e 20 horas do dia 20 de dezembro de 2010, observado o horário oficial de Brasília.
A taxa de inscrição varia no valor de R$ 45,00 a R$ 75,00.

Prefeitura de Caraguatatuba abre processo seletivo

O Governo Municipal de Caraguatatuba torna pública a abertura das inscrições para o concurso público 2010, para preenchimento de cargos e cadastro de reserva. As inscrições são pela internet no site da empresa Fadems, realizadora das provas. São oferecidas 784 vagas, que exigem escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto até superior completo. Os salários variam entre R$ 510 e R$ 2.104,92.
As inscrições começam no dia 25 de outubro, às 10h, e se encerram no dia 15 de novembro, às 15h59, devido ao horário de expediente das agências bancárias. A taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 60. Cada candidato poderá realizar no máximo duas inscrições, desde que as provas para os cargos inscritos sejam realizadas em períodos diferentes.

Universidade de Maringá abre concurso para professores

A Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná, estão abertas as inscrições para o preenchimento de 24 vagas para o cargo de Professor. O salário será de até R$ 4.295,25.
As inscrições serão recebidas no Protocolo Geral da Universidade Estadual de Maringá, no período de 25 de novembro de 2010 a 14 de janeiro de 2011, exceto sábados, domingos e feriados, no horário das 7h40 às 11 horas e das 13h30min às 16h30min. A ficha de inscrição estará disponível no endereço eletrônico www.uem.br/concurso.
A taxa de inscrição será no valor de R$ 170,00. As provas serão realizadas no período de 13 a 28 de fevereiro de 2011.
O prazo de validade do concurso da UEM será de 2 anos, contados da data de publicação da homologação do resultado final no Suplemento de Concursos Públicos do Diário Oficial do Estado do Paraná.

Previsão do tempo para hoje 19/11

Mínima 20°C
Máxima 28°C

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Charge do dia

Campanha Destinação Criança pode beneficiar entidades de Bertioga

A Campanha Destinação Criança, que estimula a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) dos nove municípios da Baixada Santista, foi lançada oficialmente, no último dia 9, em Santos, e contou com a presença do prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini.

A expectativa deste ano é superar os R$ 5 milhões arrecadados em 2008. De acordo com o prefeito, a idéia é apresentar a campanha para os empresários de Bertioga e mostrar a importância da iniciativa para o desenvolvimento de projetos nos municípios. “é preciso investir no futuro de nossas crianças”.

A pessoa física, que declara pelo modelo completo, pode destinar até 6% do imposto devido e a pessoa jurídica, tributada pelo lucro real, até 1%. O valor calculado será deduzido na próxima declaração do IR. Os interessados podem acessar o site www.destinacaocrianca.org.br e seguir os procedimentos para gerar o boleto, que deve ser pago em qualquer agência bancária.

Por meio da campanha, os CMDCAs da Baixada Santista contarão com mais recursos para apoiar e desenvolver programas e projetos que visem à garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

A Campanha Destinação Criança surgiu da articulação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente - Rede CMDCAs dos nove municípios da Baixada Santista, tendo como facilitador a Receita Federal da região de Santos.

O imposto de renda é a principal fonte de recursos dos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Dessa forma os CMDCAs da Baixada Santista contarão com mais recursos para apoiar e desenvolver Programas e Projetos que visem à garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Outra vantagem é a possibilidade que o contribuinte tem em acompanhar onde seu imposto está sendo aplicado, com a garantia de que esses recursos estarão sendo aplicados em sua cidade ou região.

Para ter acesso aos recursos destinados aos fundos municipais do CMDCA, as entidades devem estar devidamente instituídas no Município e apresentar projetos que atendam, exclusivamente, crianças.

Previsão do tempo para hoje 18/11

Mínima 20°C
Máxima 28°C

terça-feira, 16 de novembro de 2010

MP-SP pede redação para Tiririca comprovar alfabetização


Tiririca foi o deputado federal mais votado do Brasil em 2010, com 1,3 milhão de votos.


O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Estado de São Paulo impetrou dois mandados de segurança na ação penal movida contra o deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o Tiririca. Para o MPE, a audiência realizada em 11 de novembro não foi satisfatória e o deputado deve fazer uma redação para complementar o exame em nova audiência. Além disso, o MPE pede a intimação da mulher do parlamentar para que seja reproduzida a forma exata da declaração de que o réu sabe ler e escrever.

Nesta nova audiência, conforme pede o MPE, Tiririca terá que elaborar uma redação sobre tema livre, de seu universo cultural, segundo parâmetros adotados pelo Ministério da Educação (MEC) para aferição de alfabetização de jovens e adultos.

O MPE-SP também afirmou que o modo como foi escrita a declaração de alfabetização no registro da candidatura de Tiririca, segundo a defesa, com a mão da mulher dele guiando a sua escrita - não foi confirmada na audiência pela recusa da defesa em reproduzi-la.

Conforme o MP, um parecer técnico de fonaudióloga do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc) classifica o réu como analfabeto funcional, segundo definição da Unesco.

Candidato a deputado mais votado em todo o País, com 1,3 milhão de votos, Tiririca é alvo de uma ação penal aberta para investigar se houve falsificação em sua declaração de escolaridade. Em sua defesa, ele alegou que teve a ajuda de sua mulher para fazer a declaração de próprio punho entregue à Justiça Eleitoral ao registrar a candidatura.

O humorista afirmou sofrer de problemas motores que o impedem de segurar uma caneta com firmeza. Em audiência realizada no dia 11 de novembro, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme, afirmou que Tiririca soube ler e escrever no teste, mas não comentou a prova.

Afinal de contas,pq os ladroes estão com tanto medo do palhaço?

Feriado tem 142 mortes

No feriado da Proclamação da República 142 pessoas morreram em acidentes nas rodovias federais. Em quatro dias da Operação República da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram registrados 2.525 acidentes com 1.486 feridos.

De acordo com o coordenador–geral de operações da PRF, Alvarez Simões, a imprudência do motorista continua sendo a principal causa dos acidentes. “A frota de veículos está cada vez maior e a atitude do motorista não melhora, o motorista insiste em desobedecer às normas”.

O estado com maior número de acidentes foi Minas Gerais (430), seguido de Santa Catarina (290) e do Paraná (272). Com relação ao número de mortes, Minas Gerais também aparece no topo da lista, com 35 ocorrências, seguido por Pernambuco (13) e Maranhão (11).

Segundo a PRF, as condições climáticas favoreceram a ocorrência de acidentes. O tempo instável predominou no Centro–Oeste, Sudeste e em parte do Sul do país, regiões que concentraram 75% dos acidentes. “O motorista prudente, quando chove, diminui a velocidade. Já o imprudente anda no mesmo ritmo. Então temos eventos de aquaplanagem, capotagem e até saída do carro da pista”, disse Simões.

Foram registradas 62.205 infrações de trânsito nos quatro dias da Operação República, 60% delas por excesso de velocidade. A cada minuto, sete veículos foram fotografados pelos radares em velocidade superior à permitida. A PRF abordou 393 motoristas nas estradas que dirigiam sob o efeito do álcool e 202 foram presos em flagrante.

Exposição de Sara Goransson segue na Casa da Cultura até dia 15

Mostra reúne 19 telas da artista, que
retratam a tranqüilidade por meio de
imagens da natureza.


Continua até segunda-feira (15) a mostra
Sara’s Art, da artista plástica Sara Goransson
Kjosaas, que expõe 19 quadros em óleo sobre
tela, na Casa da Cultura de Bertioga, que também
estão disponíveis para venda. A obra retrata a
tranquilidade por meio de imagens da natureza,
sobretudo pelo mar, uma das grandes paixões da
artista.
Sara Goransson está entre os artistas
plásticos mais conceituados de Bertioga.
Recentemente, obteve Menção Honrosa no 8º
Salão de Belas Artes de Ubatuba, da Fundação
de Arte e Cultura (Fundart), daquele município do
Litoral Norte paulista, com a obra ‘Minha Filha
Frida’ (óleo sobre tela), que homenageia sua filha,
que mora na Suíça.
Ela, que é natural da Sri Lanka é casada
com um norueguês e escolheu Bertioga para viver,
há sete anos, onde busca inspiração para sua
obra. Morou boa parte de sua vida na Suécia, onde
exerceu a profissão de administradora de
empresas e professora de língua Inglesa.
Percorreu e morou em vários outros países e
chegou ao Brasil em 1998. Instalou-se em
Campinas, interior de São Paulo, e depois em
Bertioga, onde reside desde 2003.Em Bertioga, Sara descobriu diferentes
maneiras de passar o tempo, dentre elas,
brincando com tinta a óleo e telas.
Espontaneamente produzia arte, sem mestres.
Adquiriu técnica e aprimorou sua versatilidade,
como artista, com Sandro Bueno Justo em cursos
rápidos, no último ano.
A exposição é aberta à visitação pública das
13 às 20 horas. A Casa da Cultura está situada
na Avenida Thomé de Souza, 130 - Praia da
Enseada (Centro). Telefone para contato – (13)
3317-4060.

Previsão do tempo para hoje 16/11

Mínima 22°C
Máxima 26°C

domingo, 14 de novembro de 2010

Abertas inscrições para Curso de Capacitação Técnica em Pincéis

Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação Técnica em Pincéis, oferecido pela empresa de pincéis Condor e promovido pelo Johnny Home Atelier o Oficina de Artes, com o apoio da Aproar e Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação e desenvolvimento Cultura (Seção de Cultura). Interessados devem se inscrever pelo telefone (13) 3313-11 29, com Johnny Balthazar.

Teoria e prática no uso dos pincéis e sua performance em diversas técnica é a proposta do curso, dirigido a pessoas envolvidas no segmento artístico, que será realizado no próximo dia 24, nas dependências do Centro Cultural da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), das 13 às 17 horas.

Para participar da capacitação técnica em pincéis é obrigatório o aluno levar para o treinamento as seguintes referências de pincéis Condor: 422 - nº 02 Liner; 424 - nº 10 Chato; 425 – nº 16 Redondo; 426 – nº 10 Língua de Gato e 427 – nº 16 Chanfrado. Esse material pode ser encontrado no comércio da Cidade.

Os inscritos receberão, gratuitamente, kit de participação contendo: passo a passo, riscos, avental, certificado técnico, Manual Técnico de Pincéis; peça de madeira para pintura e outros materiais de apoio, além das tintas.

O Centro Cultural da ACCB fica na Avenida Thomé de Souza, 555 – Praia da Enseada (Centro)

Bertioga realiza 1º Encontro Afro-Brasileiro no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Bertioga e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverão o 1º Encontro Afro-Brasileiro, no Município, que será realizado no Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, com ampla programação, que começará às 10 horas, no Parque dos Tupiniquins e se estenderá até as 21 horas, com apresentação de show musical.

Já na Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada (Centro), a partir das 14h30 será realizado o 1º Torneio de Basquete de Rua, onde serão premiados os três primeiros colocados; além de apresentação de Hip Hop, a arte do grafite, entre outras atrações.

O objetivo é mostrar a diversidade cultural do Brasil e como foi esse avanço da população negra na sociedade brasileira. A programação será encerrada com o Misty e Banda, que apresentará um panorama da influência do negro da música das Américas. Misty se apresentará acompanhada por Ana Elisa Colomar (flauta/sax), Christianne Neves (piano) e Enio Percussão.

No repertório, entre outras obras, consta Summertime (George Gershwin), God bless the Child (Billy Holiday & Arthur Herzog Jr.), From this moment (Cole Porter), Linda Chicane (Mark Levine) e Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho).

A apresentação faz parte do Projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. No palco, o grupo PAR (Posse, Ação e Resistência), formada por Elder Santos, Renam Kian, Paulo Matos, Anderson Lima e Vinícius Camargo.
Além disso, durante todo o dia, o público poderá prestigiar oficinas de tranças afro, que será ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva; de máscaras africanas, que será ministrada por álvaro Ricardo (Rick).

Vale lembrar que a proposta para que Bertioga comemore o Dia da Consciência Negra, com a inclusão da data no calendário de eventos da cidade é de autoria do vereador Caio Matheus. Na propositura, ele argumenta a importância da data, comemorada em 20 de novembro, para que se divulgue a cultura africana e que se extinga o preconceito racial. “Já existe uma legislação federal e seguindo o que muitos municípios já instituíram é importante que Bertioga também tenha essa data no calendário municipal de eventos”, relata o vereador. Ele lembra que um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através dos Indicadores Econômicos, a população negra representa 48% da população brasileira, mas infelizmente, ainda há muita diferença socioeconômica e política entre as camadas por preconceito de cor e também pelo baixo índice de oportunidades oferecidas. “Com a comemoração da data no município vamos ter mais uma oportunidade extinguir o preconceito racial e valorizar a rica cultura africana, inclusive através de atividades e eventos”, comenta.

Confira a programação completa

Dia - 20 de novembro

Local - Parque dos Tupiniquins

10 horas – Abertura oficial (Parque dos Tupiniquins)

10h30 – Aulão de capoeira do Grupo Capoedende, com intervenção cultural

12 horas – intervalo (almoço)

13h30 – Apresentação teatral “Libertação” – Grupo Capoedende (Parque dos Tupiniquins)

14h30 – “O Conselho e suas políticas públicas” - ministrada pelo presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga – William Costa Paulino.

14h45 - Palestra: “A importância do Negro na Sociedade Brasileira – ministrada por José Ricardo dos Santos – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga

15h30 – Início das oficinas: tranças afro - ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva e máscaras africanas – ministrada por álvaro Ricardo (Rick)

18 horas – Apresentação do Bloco Carnavalesco Bisneto do Cacique.

19 horas – Grupo Musical PAR (Posse, Ação e Resistência)

20 horas – Misty e Banda


Local - Praça de Esportes Radicais

14 horas – oficina de grafite – ministrada por Nando, Guibas e Keter

14h30 – 1º Torneio de Basquete de Rua – Praça Esportes Radicais

16 horas – Apresentação de Hip Hop com intervenções culturais

Prefeitura irá inaugurar Centro de Especialidades Médicas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Bertioga irá inaugurar, oficialmente na próxima quinta-feira (18), às 19 horas, mais uma unidade de atendimento ao público, com o objetivo de dinamizar, ainda mais, o serviço prestado na rede pública municipal.

O CEME que atualmente já desenvolve as suas atividades dentro das instalações do Centro de Saúde III (CS III), no Centro, passará a funcionar em um local independente e apropriado, devidamente remodelado para o atendimento ao público, favorecendo as ações desenvolvidas por esses setores prestadores de serviços especializados na área da saúde em Bertioga.
O CEME funcionará na Rua João Ramalho, nº 35, no Centro, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, considera a inauguração do CEME como mais um passo sólido e compromissado da Administração Municipal para fortalecer a manutenção da qualidade de vida da população.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Manoel Prieto Alvarez, esta unidade descentralizará diversas atividades, que atualmente estão sendo desenvolvidas no CS III, qualificando e agilizando ainda mais os serviços prestados.

No CEME, serão desenvolvidos atendimentos nas especialidades de cardiologia, dermatologia, urologia, anestesia, ortopedia, neurologia, adulto e infantil, pneumologia infantil, neonatologia, cirurgia plástica, otorrinolaringologia e reumatologia.

Ainda de acordo com o secretário, outras especialidades também serão disponibilizadas, como cirurgias, ginecológica e infantil, proctologia, geriatria e nefrologia, além de outros serviços, entre eles, aleitamento materno, nutrição, quiropraxia, serviço social, atendimento de enfermagem e agendamento de consultas e exames on line.

Para tantas atividades, Alvarez destaca que o CEME contará com seis consultórios médicos, uma sala de fisioterapia, uma sala de triagem da enfermaria e uma sala de atendimento do Serviço Social, e uma sala de acolhimento para realização de palestras de aleitamento materno, treinamentos e demais necessidades do serviço.

“Estamos disponibilizando este equipamento com o objetivo de atender ainda mais as necessidades da nossa população. Com muito empenho do prefeito, Bertioga será a terceira cidade da Região Metropolitana da Baixada Santista a oferecer o maior número de especialidades à população em uma única unidade de Saúde”, concluiu o secretário.

A edificação possui ainda dois sanitários destinados ao público e mais um para pessoas portadoras de deficiência física, além de cozinha, sanitários e vestiário para funcionários.

CS III
O Centro de Saúde III continuará seu funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, com atendimentos voltados à comunidade nas seguintes especialidades e serviços:
- Clínica Médica;
- Pediatria;
- Ginecologia;
- Odontologia;
- Oftalmologia;
- Exames Papanicolau – preventivo;
- Colposcopia;
- Imunização (vacinas);
- Curativos;
- Farmácia;
- Farmácia de alto custo;
- Eletrocardiograma;
- Agendamento de consultas e exames online;
-Cadastramento de pacientes no Programa HIPERDIA (para portadores de hipertensão arterial e diabetes);
- Cadastramento de gestantes no Programa SISPRENATAL;
- Atendimento de Planejamento Familiar.
O CS III está localizado na Rua Jorge Ferreira, 60, no Centro.

Charge do dia

Previsão do tempo pra hoje 14/11

Mínima 20°C
Máxima 24°C

sábado, 13 de novembro de 2010

Vereador Caio Matheus encaminha projeto de lei que pede a proibição de aparelhos sonoros em coletivos

Para que os usuários do transporte coletivo possam ter sua privacidade respeitada no tocante à poluição sonora, o vereador Caio Matheus apresentou um projeto de lei que restringe o uso de aparelhos sonoros no transporte coletivo, sem o uso de fones de ouvido.

Após receber inúmeras reclamações de usuários, o vereador apresentou no ano passado, uma indicação em que solicitava que a empresa prestadora do serviço no município, proibisse que os usuários utilizassem celulares, mp3 ou mp4, com volume elevado no interior dos coletivos. O trabalho indicava que a empresa deveria exibir cartaz informativo nos coletivos sobre o uso de aparelhos sonoros somente com fone de ouvidos.

Como nenhuma atitude foi adotada pela viação, o vereador apresentou um projeto de lei na sessão de terça-feira (9), para que seja feita a restrição de som alto dentro dos ônibus. “Muitos passageiros aproveitam o percurso para descansar após um dia de trabalho, outros estão enfermos e não tem disposição para o barulho e, ainda há pessoas com crianças que dormindo. Por se tratar de um local de uso coletivo é importante respeitar as individualidades. A pessoa que gosta de ouvir música poderá continuar a fazê-lo desde que use fone de ouvido. A restrição é somente essa”, ressalta Caio que explicou que continua recebendo reclamações dos usuários sobre o barulho excessivo provocado por aparelhos sonoros no interior dos ônibus.

Previsão do tempo para hoje 13/11

Mínima 18°C
Máxima 23°C

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Charge do dia

A Aids na adolescência

"A adolescência é um período da vida caracterizado por intenso crescimento e desenvolvimento, que se manifesta por transformações físicas, psicológicas e sociais. Ela representa um período de crise, na qual o adolescente tenta se integrar a uma sociedade que também está passando por intensas modificações e que exige muito dele. Dessa forma, o jovem se vê frente a um enorme leque de possibilidades e opções e, por sua vez, quer explorar e experimentar tudo a sua volta. Algumas dessas transformações e dificuldades que a juventude enfrenta, principalmente relacionado à sexualidade, bem como ao abuso de drogas ilícitas, aumentam as chances dos adolescentes de adquirirem a infecção por HIV, fazendo-se necessário a realização de programas de prevenção e controle da AIDS na adolescência".

Estudos de vários países tem demonstrado a crescente ocorrência de AIDS entre os adolescentes, sendo que, atualmente as taxas de novas infecções são maiores entre a população jovem. Quase metade dos novos casos de AIDS ocorre entre os jovens com idade entre 15 e 24 anos. Considerando que a maioria dos doentes está na faixa dos 20 anos, conclui-se que a grande parte das infecções aconteceu no período da adolescência, uma vez que a doença pode ficar por longo tempo assintomática.

Hoje, as mulheres representam quase metade dos jovens infectados. Entre os pacientes menores de 13 anos com AIDS, a transmissão ocorre em sua maioria através da mãe, no período gestacional. Entre as mulheres maiores de 13 anos predomina a transmissão sexual (metade dos casos), seguida do contágio por uso de drogas injetáveis. Entre os homens a transmissão por via sexual representa mais de 50% dos casos, sendo que a prática homossexual é responsável por cerca de 30% desses casos. O contágio por uso de drogas injetáveis representa cerca de 20% das infecções entre os homens.

Características da Adolescência que Favorecem a Infecção pelo HIV

Existem algumas características comportamentais, socio-econômicas e biológicas que fazem com que os jovens sejam um grupo propenso a infecção pelo HIV. Dentre as características comportamentais, destaca-se a sexualidade entre os adolescentes. A atividade sexual na maioria das vezes se inicia na adolescência, sendo que, cerca de 50% dos jovens norte-americanos já tiveram relações sexuais aos 17 anos e apenas metade desses jovens relata uso de preservativo na última relação. Muitas vezes, a não utilização dos preservativos está relacionada ao abuso de álcool e outras drogas, os quais favorecem a prática do sexo inseguro. Outras vezes os jovens não usam o preservativo em "namoros firmes", justificando que seu uso pode gerar desconfiança em relação à fidelidade do casal. Apesar de que, no mundo hoje, o uso de preservativo nas relações poderia significar uma prova de amor e proteção para com o outro. Observa-se também que muitas jovens abrem mão do preservativo por medo de serem abandonadas ou maltratadas por seus parceiros. Por outro lado, o fato de estar apaixonado faz com que o jovem crie uma imagem falsa de segurança, negando os riscos inerentes ao não uso do preservativo.

Outro fator importante a ser levado em consideração é o grande apelo erótico emitido pelos meios de comunicação, freqüentemente direcionado ao adolescente. A televisão informa e forma opiniões, unificando padrões de comportamento, independente da tradição cultural, colocando o jovem frente a uma educação sexual informal que propaga o sexo como algo não planejado e comum, dizendo que "todo mundo faz sexo, mas poucos adoecem".

Os jovens têm pouco acesso às informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre o planejamento familiar. Boa parte dos adolescentes obtém as informações sobre o sexo de colegas e amigos, cujas opiniões, na maioria das vezes, são distorcidas e baseadas em mitos e preconceitos, como, por exemplo, a crença de que o uso do preservativo poderia dificultar a ereção e o desempenho sexual.

Segundo Futterman e col, alguns fatores biológicos contribuem para o aumento da infecção entre as mulheres jovens. Em primeiro lugar elas possuem células imaturas dentro da cavidade vaginal e no colo do útero que não impedem a infecção, como nas mulheres mais velhas. Em segundo lugar, os homens possuem uma grande capacidade de transmitirem doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), o que, por sua vez, facilita a infecção pelo HIV. Por fim, as mulheres possuem um grande número de DSTs assintomáticas, o que faz com que grande parte dessas infecções não sejam tratadas e, dessa maneira, aumentam as chances de contrair o HIV.

Curso Natural da AIDS nos Adolescentes

De acordo com Futterman e col, apesar do curso clínico da infecção pelo HIV, para a maioria dos adolescentes, ser igual ao dos adultos, alguns achados podem ser semelhantes à infecção tanto quanto no adulto, quanto na criança. Estudos mostram que a gravidade da doença varia marcadamente de acordo com o tipo de transmissão. Assim sendo, os indivíduos jovens que adquirem o vírus através do contato sexual costumam manter-se assintomáticos por algum tempo, mas possuem o número de linfócitos T CD4 menor que 410/ml (o que representa uma disfunção imunológica moderada). Já os indivíduos que adquirem a doença da mãe apresentam-se assintomáticos por muito tempo e possuem pouca disfunção imunológica. Portanto, os médicos precisam estar atentos ao fato de que, muitas vezes, o diagnóstico de AIDS congênita pode ser feito apenas na adolescência, e que a realização do exame da AIDS deve ser feito também nos filhos adolescentes de mães infectadas, uma vez que a infecção pode ficar latente por muitos anos.

O Cuidado Clínico dos Adolescentes com AIDS

Os adolescentes precisam de atendimento médico orientado para seu grupo e os profissionais de saúde precisam ser preparados para resolver as suas necessidades. A atenção ao adolescente deve ser dada por uma equipe multidisciplinar, incluindo os serviços de saúde mental, o atendimento ginecológico específico para pacientes com AIDS e os programas de prevenção e educação.

Conforme Futterman e col, a privacidade é um aspecto muito importante nas consultas dos adolescentes, pois geralmente estes têm vergonha das mudanças que ocorrem em seu corpo.

Devido à alta incidência de DSTs nesse grupo de pacientes, os testes de detecção dessas doenças devem ser feitos logo no início do diagnóstico da infecção, estes testes incluem o exame preventivo do câncer de colo, exames para detecção da presença de clamídia, gonorréia, sífilis, herpes genital e hepatite B. Outros exames que devem ser feitos incluem a contagem de células CD4, contagem da carga viral, hemograma completo, exames de avaliação hepática, exames de avaliação renal, exame de urina de rotina, exames sorológicos para detecção de toxoplasmose e citomegalovirose, teste de gravidez e, por fim, os exames para detecção de tuberculose.

Os adolescentes devem receber as seguintes vacinas: tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), dupla para difteria e tétano, hepatite B, Antiinfluenza,
Antipneumococo e anti-haemófilos. A segunda dose da vacina BCG só não deve ser feita em pacientes com sintomas de AIDS.

O Tratamento Específico dos Jovens com AIDS

A dosagem dos anti-retrovirais é baseada no desenvolvimento da puberdade, de acordo com a classificação de Tanner (escala que classifica o desenvolvimento dos adolescentes de acordo com as fases da puberdade), e não pela a idade. Dessa forma as doses pediátricas devem ser usadas nos pacientes com classificação I e II (fase pré-adolescente), as dosagens dos pacientes que se encontram na fase inicial da adolescência (III e IV) devem ser baseada de acordo com o fim ou não da fase do estirão da puberdade (fase de crescimento acelerado que ocorre nas mulheres entre 11 e 12 anos e nos homens entre 13 e 14 anos), por fim os adolescentes que se encontram na fase V devem ser tratados como adultos.

Deve-se dar atenção ao fato de que muitas drogas prescritas para adolescentes (como os anticoncepcionais, o metronidazol, usado para o tratamento de clamídia e tricomonas, e alguns antidepressivos) possuem interações medicamentosas com os anti-retrovirais. No uso dos anti-retrovirais, as doses dessas drogas devem ser ajustadas pelos médicos.

De acordo com Futterman e col, a aderência ao tratamento entre os adolescentes é relativamente baixa, sendo que apenas 56% das mulheres e 65% dos homens (participantes de um estudo para avaliação da aderência ao tratamento em pacientes com infecção pelo HIV) revelaram que faziam uso corretamente dos antiretrovirais. Os principais motivos ligados à baixa adesão ao tratamento são os efeitos colaterais, os inconvenientes gerados pela grande quantidade de comprimidos e o esquecimento.

A Prevenção da AIDS na Adolescência

Atualmente existe uma necessidade urgente de tornar os adolescentes capazes de se protegerem da AIDS e de outras DSTs, e de garantir-lhes o direito a um desenvolvimento sexual seguro e saudável. As iniciativas devem incluir a educação sexual nas escolas, o trabalho de jovens em entidades religiosas e a integração a atividades esportivas.

É preciso que o adolescente seja envolvido ativamente, para assegurar que as atividades sejam relevantes e úteis. É necessário descobrir o que os jovens pensam e quais são as suas necessidades. Os programas a serem desenvolvidos devem ser baseados nos problemas, crenças e necessidade de informação, identificados pelo próprio paciente.

Os jovens precisam muito mais do que fatos sobre sexo, eles precisam questionar, desenvolver a capacidade de tomar decisões, comunicá-las aos outros, lidar com os conflitos e defender as suas opiniões, mesmo que essas sejam contrárias às opiniões dos outros.

Por fim, o comportamento do adolescente é muito influenciado pela família, amigos, professores e principalmente pela mídia. Estes podem desempenhar um papel fundamental, e devem atuar aumentando a conscientização sobre as práticas que afetam a saúde do adolescente, como o abuso de drogas e de álcool e a prática do sexo inseguro.

Previsão do tempo para hoje 12/11

Mínima 20°C
Máxima 23°C

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tiririca conseguiu ler e escrever em teste, diz TRE-SP


O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), desembargador Walter de Almeida Guilherme, disse hoje que o deputado eleito Francisco Everardo Oliveira Silva, o palhaço Tiririca (PR), conseguiu ler e escrever o que foi pedido no teste. Indagado se o deputado sabe realmente ler e escrever, o desembargador disse que seria leviano de sua parte se antecipar sobre o assunto. "É o juiz quem vai responder sobre isso."



Segundo o presidente do TRE-SP, Tiririca se submeteu a um teste de leitura e de escrita nesta manhã, durante audiência na sede do TRE-SP. O deputado se recusou a fazer a perícia técnica para comparar sua escrita com a de sua mulher, que teria ajudado o deputado a preencher a declaração de instrução entregue à Justiça Eleitoral. "Ele se recusou e tem base para recusar", disse o desembargador, ressaltando que Tiririca não é obrigado a criar provas contra si mesmo.


O deputado de maior votação no Estado de São Paulo teve de ler a manchete da edição de hoje do Jornal da Tarde - "Procon manda fechar loja que vende itens vencidos" - e um pequeno resumo da reportagem: "Medida inédita suspende as atividades de 11 supermercados da capital durante período de 12 horas. Segundo órgão de defesa do consumidor, a aplicação de multas não surtiu efeito, já que as lojas punidas são reincidentes na infração".


Tiririca também teve de ler o título e o destaque da reportagem de capa do caderno de variedades do Jornal da Tarde: "O tributo final a Senna" e "Estreia amanhã filme que homenageia o piloto brasileiro, relembrando os tempos de glória, as brigas com dirigentes, a rivalidade com Prost e pouco da vida pessoal".


Já o ditado foi tirado da página 51 do livro "Justiça Eleitoral - uma retrospectiva", editado pelo TRE-SP em 2005. A frase é de um texto intitulado "A Justiça brasileira pós Estado Novo", de autoria de José D''Amico Bauab, mestre em direito pela Universidade de São Paulo e servidor do tribunal na capital paulista. "A promulgação do Código Eleitoral em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral".


O desembargador afirmou que Tiririca "deu conta de ler tudo", referindo-se ao texto do Jornal da Tarde. Sobre o ditado, afirmou que o deputado "soube escrever".


Apesar de todo o imbróglio, o presidente do TRE-SP acredita que a decisão do juiz Aloísio Silveira não deve interferir na diplomação do deputado federal eleito. Isso porque a decisão do tribunal que permitiu que Tiririca concorresse não está sendo contestada e permanece intacta. "O registro foi deferido e, tecnicamente, não existe nenhuma provocação para que se desfaça esse registro. Isso poderá vir a ocorrer com algum recurso que possa ser impetrado, mas não existe o processo para anular esse registro", reiterou.




Frase do dia

"Beijo é igual cigarro, não sustenta mas vicia!"

Charge do dia

Estimulados para se exercitar


Criar uma rotina de exercícios e dar continuidade a ela, fazendo da caminhada ou academia um hábito tão comum e necessário quanto escovar os dentes, é a atitude que deveria ser colocada em prática para se ter uma vida mais saudável. Disso, na teoria, todo mundo sabe. Porém, para incorporar o hábito, a tarefa se torna um pouco mais complexa. O segredo, de acordo com os especialistas consultados pela Gazeta do Povo, é encontrar algo que goste e que tenha a ver com a sua personalidade. Por isso, dividimos os perfis mais comuns na busca pelo exercício perfeito.

FÃ DE CARTEIRINHA

Quem já gosta de ir para academia, participar de caminhadas ou qualquer que seja a atividade, mesmo nos fins de semana, só deve prestar atenção nos objetivos que busca. Luciano do Vale, da Corpus, explica que quem deseja emagrecer deve focar no exercício aeróbico (como caminhada, corrida e aulas em geral, como spinning). Quem deseja ganhar massa muscular deve descansar entre um treino e outro e não pode fazer atividade aeróbica após a sessão de musculação. “O ideal é que fosse dividido em períodos, com musculação em um e aeróbico em outro. Quando não é possível, alterne as atividades nos dias da semana”, ensina. A frequência não precisa ser diária. “O ideal é 30 minutos, de quatro a cinco vezes por semana. Se a atividade for mais intensa, pode diminuir para três a quatro dias, com duração de 40 minutos”, explica Marcelo Leitão.

INDEPENDENTE

Não gosta de atividades que exijam interação com outras pessoas. Costuma ter horror ao ambiente da academia. Caminhadas, corridas ao ar livre e natação são indicadas. Porém, é preciso disciplina, já que esse tipo de atividade não terá um professor para orientar ou motivar o exercício. “Vai depender muito da pessoa levantar e sair de casa sem precisar cumprir o horário ou a aula da academia”, lembra o coordenador Luciano do Vale. O psicólogo do esporte da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (Abrapesp), Rodrigo Falcão, enfatiza que, além de escolher uma atividade física que tenha relação com o seu perfil, o independente deve evitar modalidades que exijam contato físico, como lutas, por exemplo. Mesmo que prefira as caminhadas na rua, o médico Marcelo Leitão frisa que a avaliação física médica não pode ser deixada de lado. “Conseguimos ver o nível de condicionamento físico e o histórico. Com a realização do exame físico, é possível detectar a necessidade de outras investigações, como cardiológica.”

ZEN

Essas pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida do que fazer exercício para benefícios puramente estéticos. Idosos costumam se encaixar nesse grupo. “É a faixa da população que menos pratica atividades com alto impacto. O trote leve, ou atividades na água, ajudam a prevenir e tratar a osteoporose”, diz o médico especialista em medicina do exercício e do esporte, Marcelo Leitão. “As atividades na água são as mais completas, pois mexem com o corpo, com o aparelho cardiorrespiratório e com a parte circulatória”, ressalta o chefe da ortopedia do Hospital Evangélico (HE), Flamarion dos Santos Batista. Exercícios como pilates, ioga e hidroginástica são ideais para esse perfil. “São atividades com proposta de dar mais flexibilidade, consciência corporal e autocontrole. Mas não vai fazer com que a pessoa perca muita gordura ou emagreça dez quilos”, diz o coordenador da Academia Corpus, Luciano do Vale.

LÚDICO

Precisam de um elemento de brincadeira no exercício e não toleram modalidades competitivas. A dança é um dos exercícios que mais funciona para essas pessoas. “É uma atividade espetacular, do ponto de vista psicológico, e um excelente complemento terapêutico para quem está sofrendo de depressão. Alia socialização com a liberação de hormônios responsáveis pelo bem-estar”, diz o psicólogo Rodrigo Falcão. A professora e proprietária da escola de dança Studio D1, Dora de Paula Soares, afirma que a dança respeita os limites do praticante e é democrática, pois pode ser praticada em várias idades. “Tenho procura de alunas de 4 a 50 anos pelo balé. A dança é, acima de tudo, muito divertida e prazerosa”. As aulas, que costumam durar cerca de uma hora, trazem os mesmos benefícios corporais de uma atividade tradicional e ajudam a se desligar dos problemas. “Muitas alunas chegam aqui brigadas com o marido e esquecem de tudo naquele momento”, conta Dora. O ideal, segundo a professora, é que a aula seja feita três vezes por semana e que a pessoa busque uma turma com faixa etária aproximada e com objetivo semelhante. Pessoas que querem ser bailarinas profissionais, por exemplo, não devem estar no mesmo grupo que faz a atividade apenas para melhorar a qualidade de vida.

PREGUIÇOSO

São pessoas que relutam em fazer qualquer tipo de atividade física, ou sempre começam um exercício, pagam academia e largam em poucos meses. Nesses casos, identificar-se com o exercício é ainda mais necessário, segundo Marcelo Leitão. “O primeiro passo é pensar na atividade como um hábito de higiene e se acostumar. Escolha algo que goste de fazer e mantenha a continuidade. Não adianta se programar para ir à academia e parar em um mês. Não traz nenhum resultado prático em termos de saúde”. Fazer pequenas mudanças no cotidiano também pode ajudar. “Não precisa ir na academia todos os dias. Incluir passeios a pé, subir escadas ao invés de usar elevadores ou utilizar a bicicleta como meio de locomoção são comportamentos que cumprem o objetivo de melhorar a saúde”, orienta o psicólogo Rodrigo Falcão. Já o médico Flamarion dos Santos Batista acredita que “forçar a barra” é pior. “Se não existe consciência, não adianta. Se a pessoa odeia exercício e não quer fazer nada, pagará o preço mais adiante.”

Projeto Amigos do Forte oferece curso gratuito de fotografia

O projeto Amigos do Forte é um movimento criado pelo secretário de turismo José Luis Zuppani, o Du Zuppani, juntamente com a coordenadora do Forte São João, Vânia Lopez , no intuito de, dentro da fortaleza, resgatarem valores quase que ocultos na atualidade em Bertioga: cultura, educação e turismo, entre outros.

O Amigos do Forte faz parte de uma programação maior chamada “Forte Expressão”, na qual é trabalhada o desenvolvimento e planejamento turístico do histórico marco. Esta também foi elaborada pela dupla Du Zuppani e Vania.

Houve duas reuniões onde foram dados os ponta pés iniciais deste trabalho de integração social, “forte-cidade”. A última reuniu 25 pessoas que propuseram algumas atividades, pois de acordo com a estatística da própria fortaleza, três mil pessoas em média, visitam-na por final de semana, e a maioria delas é turista. A idéia é de pelo menos uma assembléia semanal toda quarta.

Entre as atividades iniciais, podemos destacar o curso de fotografia que será lecionado pelo secretário Du Zuppani. Começará no dia 15 de novembro, e é gratuito. Funcionará da seguinte maneira: terá a carga horária de 8 horas, sendo duas delas cumpridas pelo aluno semanalmente até ser finalizado. As inscrições serão feitas no próprio forte no horário comercial. Além do curso de fotografia, outros estão sendo elaborados e logo estarão à disposição.

Para mais informações, é só ligar: Tel- 13-33174128. O forte São João fica no Centro, à margem do Canal de Bertioga, onde este se encontra com o mar.



Fonte-Jornal da baixada

Sistema integrado da Viação Bertioga entrará em vigor em dezembro

A Viação Bertioga estará implantando no início de Dezembro deste ano, um sistema integrado que trará mudanças: as linhas 4 e 8 serão extintas com a criação das linhas troncos 1 e 2 que farão trajetória Ferry Boat/ Riviera. A primeira pela avenida Anchieta, e a segunda pela rodovia Rio Santos, mas a tronco 2 estará à disposição apenas na segunda fase do projeto.

Juntamente com as linhas troncos surgirão as alimentadoras; a primeira fará o percurso Riviera/São Lourenço, outras estão sendo estudadas para melhor servir o usuário, e serão elaboradas em outras etapas. Além disso, dependendo dos estudos que serão elaborados, outras coisas podem também ser mudadas dependendo da necessidade.

Outra novidade virá apenas na segunda fase: Estações de Transbordo, onde o passageiro por meio de cartão magnético pagaria apenas uma tarifa ao descer nela de uma linha tronco e em seguida subir numa alimentadora, por exemplo. Porém, isso aconteceria dentro de um determinado limite de tempo.

Na matéria publicada no Jornal A Tribuna no dia 3 de novembro, o tempo o qual estávamos nos referindo no parágrafo anterior foi de (15 a 20 Minutos). Não daria para o passageiro, por exemplo, subir no ônibus no Ferry Boat e descer na Estação da Rivieira a ponto de tomar um outro carro para outro destino.

Mas de acordo com o diretor municipal de transito Nelson Jorge de Castro não é dessa maneira que vai funcionar. “Este tempo pode ser empregado em algumas linhas, mas não em todas. Isso vai de acordo com o espaço de tempo e de trajeto rodado”, esclareceu prolongando o assunto.” Serão construídas plataformas de transbordo no trevo e nas proximidades do Supermercado Krill, na avenida Anchieta e também na Riviera”, explicou.

“Segundo o que consta no projeto, na terceira fase serão criadas as alimentadoras: Riviera/Boracéia , Semáforo Indaiá/Indaiá. Na quarta fase serão criadas as alimentadoras 6 Boracéia, a 7 Vista Linda/ praia, e a 8 Vista Linda/chácara Vista Linda, tudo podendo ser alterado dentro das necessidades do usuário”, enfatizou o Tenente Castro.

Usuários

“Se vier para melhorar tudo bem, o que não pode é piorar”, falou a do lar, Marinalva de Brito Pereira, moradora do Jardim Rio da Praia. Já Elizabete Sebastião Melo, moradora do Parque Estoril, joga no time dos pessimistas.” Não adianta, isso não vai melhorar, este sistema não vai adiantar de nada”, concluiu.

Previsão do tempo para hoje 11/11

Máxima 24°C
Mínima 17°C

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Charge

Bertioga realiza 1º Encontro Afro-Brasileiro no Dia da Consciência Negra

A Prefeitura de Bertioga e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra promoverão o 1º Encontro Afro-Brasileiro, no Município, que será realizado no Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20, com ampla programação, que começará às 10 horas, no Parque dos Tupiniquins e se estenderá até as 21 horas, com apresentação de show musical.

Já na Praça de Esportes Radicais, na Praia da Enseada (Centro), a partir das 14h30 será realizado o 1º Torneio de Basquete de Rua, onde serão premiados os três primeiros colocados; além de apresentação de Hip Hop, a arte do grafite, entre outras atrações.

O objetivo é mostrar a diversidade cultural do Brasil e como foi esse avanço da população negra na sociedade brasileira. A programação será encerrada com o Misty e Banda, que apresentará um panorama da influência do negro da música das Américas. Misty se apresentará acompanhada por Ana Elisa Colomar (flauta/sax), Christianne Neves (piano) e Enio Percussão.

No repertório, entre outras obras, consta Summertime (George Gershwin), God bless the Child (Billy Holiday & Arthur Herzog Jr.), From this moment (Cole Porter), Linda Chicane (Mark Levine) e Sonho Meu (Dona Ivone Lara/Délcio Carvalho).

A apresentação faz parte do Projeto Música é Cultura, desenvolvido pelo Sesc Bertioga, em parceria com a Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. No palco, o grupo PAR (Posse, Ação e Resistência), formada por Elder Santos, Renam Kian, Paulo Matos, Anderson Lima e Vinícius Camargo.
Além disso, durante todo o dia, o público poderá prestigiar oficinas de tranças afro, que será ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva; de máscaras africanas, que será ministrada por álvaro Ricardo (Rick).

Vale lembrar que a proposta para que Bertioga comemore o Dia da Consciência Negra, com a inclusão da data no calendário de eventos da cidade é de autoria do vereador Caio Matheus. Na propositura, ele argumenta a importância da data, comemorada em 20 de novembro, para que se divulgue a cultura africana e que se extinga o preconceito racial. “Já existe uma legislação federal e seguindo o que muitos municípios já instituíram é importante que Bertioga também tenha essa data no calendário municipal de eventos”, relata o vereador. Ele lembra que um estudo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) através dos Indicadores Econômicos, a população negra representa 48% da população brasileira, mas infelizmente, ainda há muita diferença socioeconômica e política entre as camadas por preconceito de cor e também pelo baixo índice de oportunidades oferecidas. “Com a comemoração da data no município vamos ter mais uma oportunidade extinguir o preconceito racial e valorizar a rica cultura africana, inclusive através de atividades e eventos”, comenta.

Confira a programação completa

Dia - 20 de novembro

Local - Parque dos Tupiniquins

10 horas – Abertura oficial (Parque dos Tupiniquins)

10h30 – Aulão de capoeira do Grupo Capoedende, com intervenção cultural

12 horas – intervalo (almoço)

13h30 – Apresentação teatral “Libertação” – Grupo Capoedende (Parque dos Tupiniquins)

14h30 – “O Conselho e suas políticas públicas” - ministrada pelo presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga – William Costa Paulino.

14h45 - Palestra: “A importância do Negro na Sociedade Brasileira – ministrada por José Ricardo dos Santos – presidente do Conselho da Comunidade Negra de Bertioga

15h30 – Início das oficinas: tranças afro - ministrada por Mirian Rosanete Jacques da Silva e máscaras africanas – ministrada por álvaro Ricardo (Rick)

18 horas – Apresentação do Bloco Carnavalesco Bisneto do Cacique.

19 horas – Grupo Musical PAR (Posse, Ação e Resistência)

20 horas – Misty e Banda


Local - Praça de Esportes Radicais

14 horas – oficina de grafite – ministrada por Nando, Guibas e Keter

14h30 – 1º Torneio de Basquete de Rua – Praça Esportes Radicais

16 horas – Apresentação de Hip Hop com intervenções culturais

Fundação Casa abre concurso público para preencher 468 vagas

A Fundação Casa- Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, realizará concurso público para o preenchimento de cargos vagos, bem como os que forem criados ou que vagarem durante o prazo de validade do Concurso. Serão oferecidas, no total, em todo o Estado, 468 (quatrocentas e sessenta e oito) vagas para os diversos cargos, distribuídas por macrorregiões.

A remuneração para cada um dos cargos em concurso é composta de Salário Base e de GRET (Gratificação de Regime Especial de Trabalho). As funções disponíveis são: Agente Operacional (Eletricista), Agente Operacional (Encanador); Agente Operacional (Pedreiro); Agente Operacional (Pintor); Agente Operacional (Serralheiro) e Agente Operacional (Vidraceiro), todos com de salário-base de R$605,10 e de GRET de R$181,53, totalizando R$786,63;

Para os cargos de Agente de Apoio Operacional (Masculino) e Agente de Apoio Operacional (Motorista)o salário-base é de R$519,58 e de GRET de R$155,87, totalizando R$675,45. Para os cargos de Agente de Apoio Operacional (Masculino) e de Agente Administrativo o salário-base de R$956,10 e de GRET de R$286,82, totalizando R$1.242,92. Técnico Operacional (Instalador e Mantenedor de Sistema de Gás) salário-base de R$820,73 e de GRET de R$246,21, totalizando R$1.066,94. Técnico de Enfermagem do Trabalho, salário-base de R$965,84 e de GRET de R$ 289,75, totalizando R$1.255,59; Técnico de Segurança do Trabalho; Técnico em Desenvolvimento Organizacional (Documentação); Técnico em Desenvolvimento Organizacional (Informática-Telefonia) o salário-base é de R$1.310,00 e de GRET de R$392,99, totalizando R$1.702,99;
g) para os cargos de Analista Administrativo (Advogado) – códigos 057 a 063: de salário-base de R$1.509,49 e de GRET de R$452,84, totalizando R$1.962,33. Para os cargos de Especialista Técnico (Dentista); Especialista Técnico (Médico); Especialista em Desenvolvimento e Gestão (Arquivista); Especialista em Desenvolvimento e Gestão (Engenheiro Civil) e de Médico do Trabalho o salário-base de R$2.244,69 e de GRET de R$673,40, totalizando R$2.918.09.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Charge do dia

Previsão do tempo para hoje 8/11

Mínima 21°C
Máxima 29°C

Sabesp anuncia novo sistema de emissão de contas em Bertioga


A partir do próximo dia 25 de novembro, os moradores das 19 mil residências atendidas pela Sabesp no município de Bertioga passarão a receber as contas de água e esgoto, bem como dados sobre o consumo, no momento da medição do hidrômetro (relógio d’água).

O novo sistema consiste em um equipamento com micro-leitor e impressora, ligado à internet, que será utilizado pelo Tace (Técnico de Atendimento Comercial Externo), equipamento muito parecido com o utilizado pelos recenseadores do IBGE no Censo 2010.

Segundo o gerente da Sabesp em Bertioga, Rogério José Osti, o cliente saberá o valor da conta antes mesmo da própria Sabesp. “No procedimento anterior o técnico coletava os dados e enviava-os para a Central, que posteriormente repassava para a Central de São Paulo (SP), que gerava os boletos de todos os municípios do Estado e enviava para as casas via Correios. Com o novo sistema o processo e o tempo serão reduzidos, e assim o procedimento passará a ser exercido pelo próprio técnico sem maiores burocracias e sendo conferido no ato pelo consumidor”, explica.

Além de Bertioga, o novo sistema, que já está implantado em mais de trezentas cidades do Estado, também chegará a toda Região Metropolitana da Baixada Santista ainda este mês.

Em nota, a Sabesp esclarece que em função da mudança poderá ocorrer alteração no número de dias de consumo faturado normalmente. Nesses casos, a empresa parcelará automaticamente a diferença de consumo dos dias a mais.

domingo, 7 de novembro de 2010

Vereador Caio Matheus critica inércia por parte da Secretaria de Obras na cidade

Diariamente o vereador recebe visitas/telefonemas e emails contendo críticas e cobranças em relação Secretaria de Obras da cidade que vão desde solicitações de nivelamentos de ruas e desassoriamento de valas até pedidos de iluminação pública e serviço de tapa buracos entre outros. "Embora nós vereadores, não sejamos responsáveis e não tenhamos poder executivo para mandar comprar materiais ou executar serviços de melhoria para nosso município, é nosso dever cobrar e sugerir através de indicações às secretarias competentes, no entanto, no caso da Secretaria de Obras, a impressão que temos é de estarmos falando com as paredes, tamanho o descaso e o não atendimento de nossas indicações. Alguns vereadores chegam a fazer a mesma indicação três ou quatro vezes. Isso é falta de compromisso com a população".

O vereador Caio Matheus apresentou diversas solicitações para a realização de serviços de infraestrutura como o desassoreamento das valas existentes no terreno de propriedade da municipalidade localizado entre as ruas Aprovada 166 com a Augusto Ribeiro Pacheco e Renato José Armirante, no Jardim Rafael. Além do esgoto que transborda pela rua, a água parada e o lixo que se acumula na vala pode ser transformada em época chuvosa, a água empossada na vala transforma-se em criadouro para o mosquito transmissor da dengue.

Atendendo a solicitação dos moradores, Caio pediu a instalação de luminárias nos postes existentes na Avenida Fausto Guimarães Sampaio, no Indaiá. Segundo moradores, já foram feitos três abaixo-assinados solicitando a instalação, mas até o momento, o serviço não foi realizado deixando o local ermo e colocando os residentes expostos ao perigo.

O receio de que os estudantes e trabalhadores sejam alvos da violência noturna, também foi o motivo pelo qual moradores da Rua Renato José Armirante, procuraram o vereador o solicitaram a iluminação.

Também foi solicitado ao parlamentar a realização do serviço de nivelamento e a aplicação de bica corrida na Estada 3, na Chácara Vista Linda, principal via de acesso ao bairro.

Charge do dia

Previsão do tempo para hoje 7/11

Mínima 20°C
Máxima 28°C

sábado, 6 de novembro de 2010

Câmara realiza audiência pública para discutir Processo Orçamentário 2011

A Câmara Municipal de Bertioga realiza no próximo dia 11, quinta-feira, às 19 horas, audiência pública para discussão do orçamento municipal para o exercício financeiro de 2011. A reunião acontecerá no Plenário da Casa.

Para que as pessoas possam participar mais efetivamente da audiência, a Lei Orçamentária Anual já está disponível na Internet, no Portal da Câmara (www.camarabertioga.sp.gov.br). A ideia é que os interessados possam se informar com antecedência sobre o assunto e já trazer suas propostas prontas para a reunião.

“Nossa intenção é que todos tenham acesso a essas discussões. O assunto é de interesse público e esperamos que a população compareça trazendo suas dúvidas e sugestões”, explicou o vereador Alfonso Dari Weiland (PRP), o popular Alemão, que preside a Comissão de Orçamento e Finanças. �Por isso, também, é que sempre optamos por fazer as audiências à noite, quando as pessoas já estão fora do horário de trabalho e têm mais disponibilidade�, reforçou o vereador.

O presidente da Casa, vereador Toninho Rodrigues (DEM), também ratificou a importância da participação popular nesse processo: �todas as sugestões recebidas durante a audiência serão analisadas pelas comissões responsáveis e, estando em condições legais de tramitação, poderão figurar como emendas do projeto.

Valores preliminares

A receita prevista para o ano de 2011, segundo o projeto original enviado pelo Executivo Municipal, é de R$ 227.100.000,00. Desse total, 39,94% será proveniente da receita tributária do município, composta por impostos e taxas.

As transferências correntes, que englobam, entre outros valores, os repasses recebidos do Fundo de Participação dos Municípios, do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e dos royalties, somam 38,46% do total da receita.

Segundo a Prefeitura, a receita patrimonial atinge 4,82%. Outras receitas correntes correspondem a 7,92%. As receitas de capital representam 6,27% do total estimado para 2011.

Bolo

Dos R$ 227,1 milhões que a Prefeitura terá como receita em 2011, as maiores fatias vão para as pastas de Educação e Saúde, com R$ 55 milhões (24,22%) e 54,5 milhões (24%) respectivamente. Em seguida estão as secretarias de Serviços Urbanos, com R$ 37.097.000,00 (16,34%), e de Administração, para onde foram destinados R$ 21 milhões (9,25%). Para a pasta de Ação Social, o montante previsto é de R$ 5 milhões (2,20%), e para o Meio Ambiente R$ 4.586.000,00 (2,02%).

A área que deverá receber menos recursos é a da Procuradoria Geral, com R$ 2,4 milhões (1,05%), seguida por Habitação, com R$ 2.889.000,00 (1,27%), e pelo Turismo, que deve ter a sua disposição R$ 4 milhões (1,76%).

O Gabinete do Prefeito terá disponível R$ 8.778.000,00. O Bertprev e a Câmara contarão, respectivamente, com repasses de R$ 23,05 milhões e R$ 8,8 milhões para o ano de 2011.

Crescimento

Analisando o histórico orçamentário do município, o secretário-geral da Câmara, Aude Muquer de Oliveira, destaca o fato da receita corrente líquida de Bertioga ter crescido 16,15% entre outubro de 2009 e setembro de 2010, se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Outra questão importante de ser salientada, segundo o secretário, refere-se ao orçamento do Poder Legislativo. �Se seguíssemos as regras aplicadas em 2009, o orçamento da Câmara em 2010 e 2011 seria 12,5% maior. Isso significa dizer que neste exercício atual e no próximo o Legislativo trabalhou e trabalhará com uma verba potencialmente menor, o que tem sido possível graças ao trabalho administrativo realizado.