Relógio

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Município realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil


A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho promove no próximo dia 18, evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na oportunidade, o Município comemorará os dois anos de implantação do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).
O evento será realizado no auditório do Sesc Bertioga, das 8h30 ao meio-dia e é aberto a todos os parceiros do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
De acordo com a assistente social Flávia Domênica Pereira de Lima Lopes, responsável pelos Serviços de Proteção Social Especial do Município, a iniciativa visa apresentar o trabalho desenvolvido, nesses dois anos, pelo CREAS, em Bertioga, voltado às crianças, adolescentes e adultos em violação de direitos.
Serão conhecidos dados de violação de abuso sexual por bairros; por faixa etária, além de mostrar o trabalho psicossocial e pedagógico realizado com esse público e a importância de articulação dentro da rede de parceiros do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente que envolve as áreas de saúde, segurança, educação, Judiciário e Conselho Tutelar.
Durante ano de 2010, o CREAS registrou 34 casos novos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. De janeiro a abril deste ano (2011), foram notificados nove casos. Desses, três são reincidentes, ou seja, outros tipos de violência, como a física e psicológica.
Segundo Flávia Domênica, a maior incidência de violência sexual infanto-juvenil no Município é registrada nas Chácaras Vista Linda, Boracéia e Guaratuba, onde a presença do Estado é menor. “Porém nesses bairros, tem a presença da escola, que é um grande instrumento para ajudar a previnir e combater a exploração infanto-juvenil, por meio dos professores, que passam a observar o comportamento do aluno e notar quando alguma coisa está acontecendo de muito grave com aquela criança ou adolescente. Geralmente quem comete o crime de violência são pessoas próximas, que a criança ou o adolescente tem contato”, ressalta.
Para ajudar a prevenir e combater a exploração sexual infanto-juvenil é preciso ficar atento a alguns indícios e tentar detectar o problema o mais cedo possível. Segundo Flávia, é importante prestar atenção no comportamento da criança e adolescente e denunciar qualquer suspeita de violência ou exploração sexual.
Na idade precoce, predominam os sintomas físicos e comportamentais como: medo, urinar e defecar na roupa, irritabilidade, distúrbios no sono e na alimentação. Já na pré-puberdade predominam sintomas psicossomáticos e de comportamento como: ansiedade, isolamento, depressão, perda de peso e diminuição no rendimento escolar. E com os adolescentes predominam distúrbios comportamentais, psicossomáticos e psiquiátricos, como: fuga de casa, uso abusivo de drogas ilícitas, prostituição, autoflagelação, depressão, entre outros.
CREAS - O Centro de Referência Especializada em Assistência Social foi implantado em Bertioga há dois anos, por meio de um convênio entre o Município e os governos Federal e Estadual e realiza um trabalho em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com os serviços de Saúde e Educação.
A sede do CREAS fica na Praça Vicente Molinari, 17 – Vila Itapanhaú. O atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os contatos telefônicos para atendimentos ou denúncias são: 0800 77 06 187; (13) 3317-6634 ou ainda o Disk 100 (Governo Federal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário