Relógio

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Carro cai no canal de drenagem - ONTEM 19:00hs


Mais um acidente, com vítima no canal de drenagem que acompanha a Av. Anchieta - 29 de maio 2011 (19:00hs)
Um casal no bug, indo sentido Vila SESC, foi desviado para o canal sem proteção por um motorista incauto que fugiu do local.
Não existe proteção a pedestres, ciclistas e nem barreira para amortecer batidas de automóveis. Não se sabe onde é rua, onde é calçada.

domingo, 29 de maio de 2011

Bertioga reprova contas do ex-prefeito Lairton

Por seis votos a três, as contas de 2008 do ex-prefeito de Bertioga Lairton Gomes Goulart (2001-2008) foram reprovadas ontem pela Câmara.O Legislativo acatou parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que recomendava sua rejeição. A decisão deixa o ex-prefeito inelegível pelo período de oito anos, mas ele ainda pode recorrer baseado em aspectos processuais, encontrando brechas na forma como o julgamento ocorreu, por exemplo.


Pelo menos temporariamente, a decisão de quarta inviabiliza as intenções de Lairton na disputa pela Prefeitura em 2012, pois seu nome circula nos bastidores políticos da Cidade como provável pré-candidato. Filiado ao Partido da República (PR), Lairton tem o apoio do presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e atual vice-prefeito de Bertioga, Eduardo Pereira.

Na Câmara, sua base garantiu votos a seu favor, que ficaram a cargo de Ney Lyra, Alfonso Darie Taciano Goulart, todos do PRP. Ele não compareceu ao julgamento político de suas contas na Câmara, que estava lotada tanto interna como externamente. Mas encaminhou sua defesa, que foi lida emp lenário. O ex-prefeito alegou, sucintamente, que houve incoerência no parecer no TCE, uma vez que a Administração apresentou superávit.

É a terceira vez que a Câmara reprova as contas de Lairton. As outras foram as referentes aos anos de 2004 e2005.Curiosamente, o TCE aprovou os números desses exercícios e rejeitou as de 2007 e 2008. Em 2006oLegislativochegouacassar o mandato de Lairton por causa de irregularidades, entre elas a forma como foi feita a Festa do Índio.

O processo ainda não teve desfecho na Justiça. Parecer do conselheiro do TCE, Renato Martins Costa, apontou, dentre os problemas da gestão Lairton, a insuficiente aplicação de recursos no Ensino, Magistério e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

As despesas com o ensino corresponderam a 13,56% da receita arrecadada, enquanto a Constituição Federal determina 25%. O Governo aplicou ainda 88,72% dos recursos recebidos pelo Fundeb, ante 95% determinados pela legislação. Além disso, houve desobediência ao princípio da transparência, já que o Balanço Patrimonial registrou em conta genérica (diversos) as pendências relativas à Dívida Judicial, sem detalhamento.

O relatório apontou ainda, por exemplo, dispêndios com festas sem as respectivas prestações de contas e sem indicação do gerenciamento dos eventos.

O TCE observa que 178 unidades construídas em convênio com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) não se encontravam ocupadas pelos mutuários.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Servidores ganham 6,55% de recomposição salarial

Índice foi definido em negociação entre a
Administração Municipal e o sindicato da categoria.
Mais de 1.600 funcionários serão beneficiados.

Os servidores públicos
m u n i c i p a i s t i v e r a m
recomposição salarial de 6,55%
sobre o valor do salário vigente
d o ú l t i m o m ê s d e a b r i l . O
D e c r e t o 1 . 6 7 0 / 2 0 11 ,
oficializando o benefício, foi
assinado na manhã do dia 19 –
aniversário da Cidade, pelo
p r e f e i t o , n a p r e s e n ç a d e
secretár ios municipais e do
presidente do Sindicato dos
S e r v i d o r e s P ú b l i c o s d o
M u n i c í p i o , A n t ô n i o C a r l o s
Augusto.A recomposição salarial
foi definida em negociação entre
a Administração Municipal e o
sindicato da categoria, depois
de várias reuniões entre as
p a r t e s . N o s e n c o n t r o s , f o i
considerada a necessidade de
r e c o m p o r a s p e r d a s d o s
s e r v i d o r e s c o m a i n f l a ç ã o
acumulada pelo IPCA de maio
de 2010 a abril de 2011, sendo
que, quanto ao mês de abril, o
índice foi apurado pela média
g e o m é t r i c a p r o j e t a d a n o s
últimos três meses.
O decreto passa a vigorar
a partir de sua publicação no
Boletim Oficial do Município
(BOM) deste sábado (21), e
beneficiará os 1 658 funcionários
da Prefeitura a partir do próximo
d i a 3 1 , d a t a e m q u e o s
s e r v i d o r e s r e c e b e m s e u s
vencimentos.
O aumento é uma das
a ç õ e s d e v a l o r i z a ç ã o d o
funcionalismo público municipal,
p r i o r i d a d e n a a t u a l
Administração. Para o prefeito,
a atuação de cada servidor
m u n i c i p a l g a r a n t e o
crescimento econômico e social
de Bertioga. “Estamos tratando
as questões relacionados aos
nossos trabalhadores com o
respeito que eles e suas famílias
merecem”, disse.

Caravana da Cidadania será realizada no Jardim Vista Linda neste sábado (28)

A Prefeitura de Bertioga chega com a Caravana da Cidadania ao Jardim Vista Linda, neste sábado (28), entre 9 horas e 15 horas, oferecendo diversos serviços à população, entre eles de saúde, promoção social e jurídico, gratuitamente. As ações serão desenvolvidas na Emeif Jardim Vista Linda, que fica na Avenida Anchieta, 8.619 – Jardim Vista Linda.

O projeto, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho, por meio da Diretoria de Assuntos do Trabalho, e que envolve todas as secretarias municipais, oferecerá ações de cidadania como emissão de carteira de trabalho, atestado de antecedentes criminais, consulta sobre a situação do CPF, emissão de 2ª via do IPTU, orientações do Procon e Banco do Povo, cadastro para o Programa Emprega São Paulo, inscrições para cursos de qualificação e emissões de 2ª via de contas da Sabesp, Elektro e ISS, além de taxas – serviços esses realizados diariamente pela Diretoria de Assuntos do Trabalho.

A população também contará com os serviços da Diretoria de Promoção Social, que estará cadastrando e atualizando o cadastro das pessoas para o Programa Bolsa Família; e para os programas Viva Leite, Pro Jovem-Adolescente, Renda Cidadã e Aprendendo e Ganhando, além da solicitação de certidões de nascimento e casamento e pesagem e medidas, condicionalidades dos programas Bolsa Família e Viva Leite.

A Secretaria Municipal de Saúde oferecerá equipes compostas por profissionais responsáveis pela triagem de oftalmologia, com encaminhamento ao Centro de Saúde III (CS III); exames de glicemia e pressão arterial, tuberculose, além da Unidade Móvel de Saúde Bucal e técnicos do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), para a realização de seus respectivos procedimentos.

Cata- Treco - Paralelo às ações na Emeif Jardim Vista Linda, o bairro receberá a Operação Cata-Treco, desenvolvida pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, que tem por objetivo eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, e previnir a população da doença. O trabalho será desenvolvido no bairro das 9 às 15 horas.

Portanto, os moradores devem se antecipar e deixar em frente de suas casas todo tipo de objeto que não servir mais para o uso e que possam acumular água, como mobiliários (sofás, poltronas, entre outros), eletrodomésticos (fogões, geladeiras e demais) e equipamentos diversos que não estão sendo mais utilizados, que os caminhões passarão coletando o material descartado.

Confira abaixo a programação:

Dia Local/Escolas Endereço Horário

28 / 05 - Jardim Vista Linda - Av. Anchieta, nº8.619 - 09 às 15 horas

11 / 06 - Chácara Vista Linda - Estrada 4, nº 301 - 09 às 15 horas

18 / 06 - Jardim Rafael - Rua Dr. Pedro Uzzo, nº875 - 09 às 15 horas

02 / 07 - Jardim Rio da Granja -Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, s / nº - 09 às 15 horas

23 / 07 - Jardim Vicente de Carvalho II - Rua Epiphânio Batista, nº 66 - 09 às 15 horas


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

DATA: 25/11/11 - ÁREA: Assistência Social e Trabalho

TEXTO: Maria Izabel Rodrigues – FOTOS (arquivo) – Renata de Brito

RESPONSÁVEL: Maria Izabel Rodrigues (MTb. 16.046)

TELEFONE: (13) 3319-8009

Email:comunicação@bertioga.sp.gov.br

Site: www.bertioga.sp.gov.br

Refeição por R$ 1

Os vereadores Caio Matheus e Ney Lira apresentaram ,em conjunto,indicação onde solicitaram que o Executivo formalize pedido junto ao governo estadual para a instalação de uma unidade do Restaurante Bom Prato em Bertioga.O apelo vem ao encontro do elevado número de trabalhadores que necessitam de uma refeição balanceada com preço acessível.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vereador Caio Matheus apresenta projeto de lei para que veículos locados pela municipalidade sejam licenciados em Bertioga

O vereador Caio Matheus apresentou projeto de lei para que os veículos de frotas locadas para prestação de serviços pela municipalidade passem por vistorias realizadas junto ao Ciretran, que tenham o IPVA revertido aos cofres públicos e que sejam devidamente licenciados e emplacados no município.
“é comum nos depararmos com veículos que são locados pela administração, que recebem informação visual como os demais veículos da frota, porém ao verificarmos as placas, são de municípios de fora. Se a administração quer locar veículos ao invés de comprar que o faça, porém será necessário que esses veículos recolham as taxas e recebam emplacamento do nosso município. Estaremos ampliando a arrecadação de tributos que revertem em benfeitorias para a Cidade”, enfatiza o vereador que acrescenta que a medida deverá ser feita através da adoção de uma cláusula dentro do processo de licitação para que essa medida seja obrigação da empresa vencedora da licitação, no caso de locação de veículos.
Para se ter uma ideia Bertioga arrecadou cerca de R$2,3 milhões de IPVA em 2010, com base na frota de 15 mil veículos.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Hospital Municipal começa a realizar teste da orelhinha em recém-nascidos


O Hospital Municipal de Bertioga, gerido pela FuABC iniciou nesta segunda-feira (16) a realização do chamado teste da orelhinha nos recém-nascidos. O exame identifica precocemente o risco de a criança perder a audição. “Não dói e é feito em cinco a dez minutos” explica a fonoaudióloga Aline Leite Campo, contratada pela organização social para realizar o exame em todas as crianças nascidas na cidade.
A profissional esclarece que sem o teste é comum a mãe notar a dificuldade de compreensão e comunicação da criança somente após 01 ano de idade, quando o filho começa a balbuciar e não aprende a falar.
Resultado
O resultado é conhecido logo após os testes e anotado na carteirinha do bebê que o acompanha em todas as consultas ao pediatra. O exame não é invasivo e consiste na introdução de uma pequena sonda na orelha da criança, que emite sons de baixa intensidade e registra os dados em um computador. A fonoaudióloga dá até oportunidade à mãe de colocar o teste em sua própria orelha para que sinta o que será feito na criança.
DESTAQUE
Lei
Teste da orelhinha é gratuito e segue a lei federal 12.303, de 02 de agosto de 2010.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Município realiza evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil


A Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho promove no próximo dia 18, evento alusivo ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Na oportunidade, o Município comemorará os dois anos de implantação do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS).
O evento será realizado no auditório do Sesc Bertioga, das 8h30 ao meio-dia e é aberto a todos os parceiros do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
De acordo com a assistente social Flávia Domênica Pereira de Lima Lopes, responsável pelos Serviços de Proteção Social Especial do Município, a iniciativa visa apresentar o trabalho desenvolvido, nesses dois anos, pelo CREAS, em Bertioga, voltado às crianças, adolescentes e adultos em violação de direitos.
Serão conhecidos dados de violação de abuso sexual por bairros; por faixa etária, além de mostrar o trabalho psicossocial e pedagógico realizado com esse público e a importância de articulação dentro da rede de parceiros do Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente que envolve as áreas de saúde, segurança, educação, Judiciário e Conselho Tutelar.
Durante ano de 2010, o CREAS registrou 34 casos novos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. De janeiro a abril deste ano (2011), foram notificados nove casos. Desses, três são reincidentes, ou seja, outros tipos de violência, como a física e psicológica.
Segundo Flávia Domênica, a maior incidência de violência sexual infanto-juvenil no Município é registrada nas Chácaras Vista Linda, Boracéia e Guaratuba, onde a presença do Estado é menor. “Porém nesses bairros, tem a presença da escola, que é um grande instrumento para ajudar a previnir e combater a exploração infanto-juvenil, por meio dos professores, que passam a observar o comportamento do aluno e notar quando alguma coisa está acontecendo de muito grave com aquela criança ou adolescente. Geralmente quem comete o crime de violência são pessoas próximas, que a criança ou o adolescente tem contato”, ressalta.
Para ajudar a prevenir e combater a exploração sexual infanto-juvenil é preciso ficar atento a alguns indícios e tentar detectar o problema o mais cedo possível. Segundo Flávia, é importante prestar atenção no comportamento da criança e adolescente e denunciar qualquer suspeita de violência ou exploração sexual.
Na idade precoce, predominam os sintomas físicos e comportamentais como: medo, urinar e defecar na roupa, irritabilidade, distúrbios no sono e na alimentação. Já na pré-puberdade predominam sintomas psicossomáticos e de comportamento como: ansiedade, isolamento, depressão, perda de peso e diminuição no rendimento escolar. E com os adolescentes predominam distúrbios comportamentais, psicossomáticos e psiquiátricos, como: fuga de casa, uso abusivo de drogas ilícitas, prostituição, autoflagelação, depressão, entre outros.
CREAS - O Centro de Referência Especializada em Assistência Social foi implantado em Bertioga há dois anos, por meio de um convênio entre o Município e os governos Federal e Estadual e realiza um trabalho em conjunto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e com os serviços de Saúde e Educação.
A sede do CREAS fica na Praça Vicente Molinari, 17 – Vila Itapanhaú. O atendimento à população é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Os contatos telefônicos para atendimentos ou denúncias são: 0800 77 06 187; (13) 3317-6634 ou ainda o Disk 100 (Governo Federal).

Vereador Caio requer informações sobre o atendimento oferecido aos portadores de HIV

O vereador Caio Matheus apresentou requerimento onde solicita informações sobre os serviços disponíveis no Município aos portadores do vírus HIV, já que os pacientes fazem à retirada dos medicamentos no Guarujá e para tanto têm que se deslocar de ônibus até o hospital e aguardar longo período na fila, assim como a realização periódica de exames onde são obrigados a se deslocar para o município vizinho, muitas vezes em jejum e aguardam novamente em fila até que o atendimento.
“Tenho recebido informações que muitos pacientes passam mal, chegam a desmaiar devido ao tempo de espera e por estarem em jejum até a coleta do material para análise. Quero saber por que a coleta de material e a entrega dos medicamentos não são realizadas em Bertioga”, justifica Caio.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Prefeitura prepara calendário de eventos para comemorar aniversário da cidade


Maio é mês de festa na Cidade. No dia 19, Bertioga completa 20 anos de emancipação político-administrativa e, para comemorar, a Prefeitura do Município está organizando ampla programação que inclui atos cívicos, como desfile cívico-militar, shows musicais, entre eles Zeca Baleiro e 14 Bis, apresentação de corais e orquestras municipais, entre outras atividades.
A programação será aberta no dia 19, às 9 horas, no Forte São João (Parque dos Tupiniquins) com hasteamento de bandeiras e execução dos hinos Nacional e de Bertioga, pela Orquestra Municipal, ONG Onda Sonora, Fundação 10 de Agosto e Oscip Boracéia Viva, que participaram da regravação do Hino do Município.
Em seguida, às 9h30, será realizado desfile cívico-militar, na Avenida Vicente de Carvalho (centro), com a participação de alunos da rede pública e entidades sociais, além de instituições militares. à noite, às 20h30, show do cantor Zeca Baleiro, na Praça de Eventos, ao lado do Parque dos Tupiniquins, na Praia da Enseada (Centro).
As comemorações seguem no dia 20, às 20 horas, na Praça de Eventos, com apresentação da Orquestra de Metais da Banda Marcial de Cubatão.
Já no dia 21, no mesmo local, das 13 às 18 horas, o espetáculo ficará por conta de corais e orquestras locais. às 21 horas, grande show na Praça de Eventos, com a Banda 14 Bis. E no dia 22, das 15 às 22 horas, encerrando as comemorações de aniversário, haverá atividades realizadas pela Rádio Praia FM, que serão divulgadas posteriormente. Outras novidades deverão ser inseridas na programação no decorrer da próxima semana.

Inscrições para cursos da ETEC Bertioga continuam abertas até dia 20

Seguem as inscrições para o vestibulinho da Escola Técnica (ETEC) Bertioga, para os cursos de ‘Técnico em Comércio’ e ‘Técnico em Logística’ para duas turmas, com 40 vagas cada. Interessados em uma vaga devem se inscrever, até as 15 horas, do próximo dia 20, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br.
Há, também, um posto eletrônico de inscrições, na Faculdade Bertioga (FABE), que fica na Avenida Manoel da Nóbrega, 966 – Jardim Lido, onde o aluno poderá se inscrever para qualquer outra ETEC. A escola será identificada como Extensão da ETEC Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, e funcionará nas dependências da FABE.
Segundo a secretária de Educação e Desenvolvimento Cultural do Município, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva, os cursos, cujas aulas começam em agosto, terão classes descentralizadas da ETEC Mogi das Cruzes.
“A implantação da ETEC em Bertioga será fundamental no processo de desenvolvimento da Cidade em relação aos novos rumos que a região tomará com a expansão da exploração do petróleo. Uma das grandes deficiências que Bertioga enfrenta é a mão-de-obra qualificada, que também terá avanços com a implantação dos cursos técnicos, por meio de uma instituição de respeito, como esta, e que deve expandir a gama de opções de cursos já em 2012”, afirma a secretária.
Vale lembrar que o vereador Caio Matheus apresentou em fevereiro de 2009, logo ao assumir uma cadeira no Legislativo, indicação onde solicitou ao governo do Estado a vinda de uma unidade da ETEC para Bertioga. Meses mais tarde, a população ficou sabendo da aceitação do pedido através da transmissão ao vivo da notícia por emissora de rádio local, dada pelo Deputado Bruno Covas e Geraldo Alckmin, na época secretário de Governo do Estado. Por inúmeras vezes o vereador cobrou um posicionamento do governo estadual.

Rapidinhas

Pereira com Lairton
O vice-prefeito Eduardo Pereira e sua esposa, dra. Débora, ambos filiados ao PDT, fecharam apoio à pré-candidatura de Lairton Goulart para prefeito, nas eleições de 2012. Essa é a nota informativa assinada pelo presidente do PR bertioguense, Valdir Sem Teto.
Pereira com Lairton II
O acordo teria sido confirmado na quinta (05), em reunião fechada. Informações extra-oficiais dão conta ainda de que o ex-secretário de Turismo da atual administração Mauro Orlandini, Luiz Henrique Capellini, também teria fechado acordo com o grupo de Lairton.
Pereira com Lairton III
“Ficamos contentes em saber que aquele rancor no meio político de Bertioga está acabando”, detalha a nota do PR, ao tentar explicar a mudança de lado do atual vice-prefeito. Vale lembrar que Eduardo Pereira saiu do grupo político do Dr. Lairton, mas contribuiu decisivamente no pedido de cassação do ex-prefeito. O vice também colaborou muito para a eleição de Orlandini. Na posse do atual prefeito, inclusive, Pereira chegou a entoar palavras de ordem contra o ex e agora suposto atual aliado.
E Débora, vice?
Valdir Sem Teto não confirmou a dobrada na chapa com um vice do PDT. “Está fechado o apoio do grupo partidário. A situação de vice é outra conversa”, adiantou o dirigente. Consultada, por telefone, Débora não confirmou ou negou a informação: “Eu sei que conversas têm sido feitas neste sentido já que o PDT apoia o PR na esfera nacional”, lembrou.
É azul ou verde?
Tanto o vice-prefeito Pereira quanto o ex-secretário Capellini não foram localizados para confirmar o racha oficial com o governo Orlandini. Vale lembrar ainda que Pereira acumulava o cargo de secretário de Serviços Urbanos e foi exonerado, no início do ano. Desde então, trabalha como vice, mas não conta com uma sala oficial no Paço. Capellini foi outro exonerado do cargo de secretário.

Psicólogos explicam qual o real poder da mente sobre a saúde, em Bertioga


Entender melhor os aspectos positivos e negativos do poder da mente sobre a nossa saúde. Este foi o tema de palestra realizada pelo psicólogo Celso Veiga, nesta quinta-feira (05), na Casa da Cultura de Bertioga.
“Um alerta importante e que empresta a seriedade ao tema é que, depois de instalada a enfermidade ou doença, ela deixa de ser um problema psicológico e passa a ser clínico” detalhou Veiga ao explicar que muitos pacientes começam a manifestar sintomas como uma forma reprimida de se comunicar com as pessoas do seu entorno (familiares ou amigos do trabalho).
Falso
“Tive um paciente que manifestava os sintomas de infarto e não conseguia ser diagnosticado clinicamente, fazia exames e, nada. Comecei a investigar e descobrimos que as crises de dor aconteciam sempre que a esposa brigava com o filho. Os sintomas, neste caso, serviam para interromper as brigas e chamar a atenção da esposa e do filho, que em meio às crises, esqueciam as diferenças e cuidavam do pai. Quando eu não consigo falar, estampo os sintomas para o mundo”, disse.
Verdadeiro
O outro lado, segundo Veiga, também é verdadeiro: “Assim como a mente pode trazer doenças, ela também pode preveni-las. Inúmeros estudos comprovaram que as pessoas positivas e bem humoradas apresentam uma maior imunidade e melhor desempenho dos anticorpos, ou seja, uma vida saudável começa em nossa cabeça” finalizou o psicólogo.
Aspectos práticos
Além da abordagem teórica, os participantes da palestra também puderam aprender exercícios e aspectos práticos, com as professoras e também psicólogas Rita Clara Atanes dos Santos e Rosana Candido Primi, que ministraram a palestra ‘Integração Psicofísica: Um trabalho corporal para o auto-conhecimento’.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FuABC e prefeitura firmam parceria para conclusão de reforma do Hospital Municipal


Para conclusão da reforma do Hospital Municipal de Bertioga a prefeitura irá contar com investimento de R$ 400 mil da FuABC (Fundação do ABC), gestora da unidade hospitalar. A informação é do secretário da Saúde, Manoel Prieto Alvarez, o Manolo, transmitida durante audiência pública de prestação de contas trimestral da pasta, que ocorreu segunda-feira (25), no plenário da Câmara. Segundo o secretário, o contrato de prestação de serviço, no valor de R$ 28,8 milhões, estabelece a obrigatoriedade de investimento de R$ 600 mil ao ano. Parte desse valor será utilizada para conclusão da reforma do hospital. “Após entendimentos entre a Secretaria e a entidade, ficou estabelecida a parceria para finalização da reforma”, afirmou Manolo.

Previsões
Ao ser questionado sobre a previsão de término da obra, que foi iniciada em dezembro de 2009 e com entrega prometida para maio do ano passado, o secretário afirmou que o prazo junto ao Ministério da Saúde, é julho deste ano, não sendo possível um novo aditamento. “Com essa parceria, será possível concluir os trabalhos de forma adequada”, explicou. Manolo lembra que a obra, viabilizada por meio de emenda no OGU (Orçamento Geral da União), foi licitada utilizando uma tabela que a CEF (Caixa Econômica Federal) – o agente financeiro – não utiliza, o que gerou conflito na liberação das verbas.

Problemas
Alguns problemas durante a reforma também foram detectados, assegurou. “Não entendemos alguns critérios, como trocar o piso sem trocar o contra-piso”. Segundo ele, outros pontos não foram previstos, como tubulação para gás, móveis e equipamentos.
A Secretaria da Saúde realizou levantamento dos investimentos necessários para o término da obra, de acordo com Manolo, e a FuABC está colhendo orçamentos. “A Fundação vai investir o preço adequado, dentro das normas legais. Esse processo já está quase concluído”, garantiu.

Balanço
Durante a audiência, os profissionais dos vários setores da Saúde fizeram um balanço do número de atendimentos, bem como o relatório de receitas e despesas do trimestre, que vem apresentando equilíbrio, entretanto, com um baixo percentual de investimentos, que está em 1,3%.
O secretário apresentou alguns dados como o percentual de comparecimentos em consultas, que está em 77%. O comparecimento em exames complexos, como ultrassonografia, densitometria óssea e tomografia também é baixo. Segundo Manolo, exames como esses estão disponíveis com menos de 1 mês de espera. “Já detectamos alguns problemas que serão resolvidos”. Ele explicou que o procedimento de marcação de exames não era adequado, o que gerava desencontros. “Vamos informatizar o sistema, o que vai evitar problemas de informação”, concluiu.

Sistema online de emissão de CNH gera problemas

Apesar de ter sido testado em todas as cidades do Interior do Estado de SP, o novo e-CNHsp vem causando transtornos para os CFCs (Centros de Formação de Condutores) de várias cidades, inclusive de Bertioga.

O sistema, cuja implantação na capital paulista já foi adiada por 2 vezes, visa evitar fraudes no sistema de emissão e renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). A leitura biométrica tem sido o principal ponto de divergência. Em dezembro de 2010, o sistema passou a funcionar online, sem a utilização de um provedor. Os dados da leitura biométrica são transmitidos para a Prodesp (Cia. de Processamento de Dados do Estado) em tempo real, o que provoca congestionamento e lentidão no sistema.

A Secretaria Estadual de Gestão Pública, que passará a administrar o Detran (Departamento Nacional de Trânsito), informou que já foi constatado que 80% dos problemas referem-se à falta de configuração mínina do equipamento dos CFCs.

Para tanto, no mês de maio, em data a ser divulgada oportunamente, a Secretaria fará uma capacitação com todos os CFCs. Em nota, a pasta também informou que “com a transferência do Detran da Secretaria de Segurança Pública para a de Gestão, uma rigorosa revisão será realizada para simplificar todos os procedimentos do e-CNHsp”.

Fraudes

Implantado para evitar fraudes, o leitor biométrico é utilizado em todas as etapas do processo de emissão da CNH, inclusive durante as aulas teóricas e práticas nos CFCs, quando o aluno comprova o comparecimento por meio da leitura da impressão digital.

“Em todas as etapas é solicitada a digital e o sistema não suporta, fica lento, ‘cai’ e não registra a digital”, afirmou Adenilton Passos, proprietário da Auto Moto Escola Personal, de Bertioga. Segundo ele, isso provoca demora e transtorno para os alunos. “Muitas vezes precisamos remanejar nossos alunos e o processo para emissão da CNH pode levar até 6 meses”.

Prejuízos

A competência dos CFCs chega a ser abalada, na opinião de Passos, em virtude da dificuldade em cadastrar o aluno. Pior do que isso, para ele, é o prejuízo financeiro. “Muitas pessoas deixam de iniciar o processo para tirar a CNH por causa da dificuldade”, comentou o proprietário, que não soube quantificar o prejuízo. Outro ponto mencionado por Passos é o investimento que os CFCs fizeram para atender ao novo sistema, uma vez que os equipamentos, como computadores, por exemplo, necessitam de uma configuração mínima. “Hoje, o sistema não funciona adequadamente. A proposta é boa, mas não funciona”.

Sindicato

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado, José Guedes, informou que entidade ingressou com ação judicial solicitando a não implantação sem os devidos testes. Segundo ele, a Justiça negou a tutela antecipada, alegando que já existe um processo no MP (Ministério Público) obrigando a implantação do e-CNHsp, em virtude de inúmeras fraudes no sistema antigo. Guedes ainda explica que foi criado um grupo de trabalho formado por membros do Sindicato, da Secretaria de Gestão Pública e da Prodesp para realização de estudos sobre os problemas apresentados pelo sistema. “As conversas estão evoluindo bem, mas não existe um prazo para definição”.

Paliativo

Para minimizar os transtornos, o presidente do sindicato reforça comunicado divulgado pelo Detran para os casos de problemas com a leitura biométrica. O Módulo de Contingência permite que os CFCs possam confirmar as aulas, sem a necessidade de o aluno voltar ao local. “Ele permite informar online a realização das aulas. O responsável pela CFC também pode colher a assinatura do aluno, confirmando a presença e, ao mesmo tempo, encaminhar reclamação para o e-CNH”, assegura.

Crueldade e muita frieza é o que demonstram os assassinos de Higor


Frieza e bom humor mesmo estando preso. Foi o que a equipe do JCN (Jornal Costa Norte) constatou essa semana na Delegacia de Bertioga junto a um menor de idade, acusado de participar do assassinado do estudante universitário Higor Gonçalves Teixeira, de 21 anos. O trio que confessou o latrocínio (roubo seguido de morte) era formado por dois irmãos de 19 e 14 anos, acompanhado de outro de 15, recém-saído da Fundação Casa (antiga Febem). Eles acabaram detidos no último sábado (22) em suas casas, na Chácara Vista Linda e City Mar.

O crime ocorreu dia 02 de abril, em um barranco na rodovia Mogi-Bertioga. A vítima foi amarrada, torturada e cruelmente executada com três tiros. A namorada do jovem também estava presente na ocasião, mas nada sofreu, porque segundo afirmou à polícia, ela escorregou num barranco após o primeiro tiro em Higor. Os acusados fugiram em seguida, levando o veículo do estudante, posteriormente localizado pela polícia. Nesta sexta (29), os dois menores seriam encaminhados à Fundação Casa, enquanto o maior ficaria à disposição da Justiça.

Como na escola

Enquanto o JCN produzia a reportagem do desfecho do assassinato, no interior da Delegacia, sob a companhia de investigadores, um dos “menores” chegou a brincar, chamando o repórter da grade da cela: “E, aí da rádio…” e entrou correndo para o interior da cela, como se brincasse em uma escola.

A justificativa para matar Higor foi de que os irmãos confessos reconheceram a namorada do estudante, já que a mãe deles trabalhou na casa da moça. A sobrevivente teria até pego o menor no colo, enquanto criança. No último Natal, ela ainda teria telefonado para a mãe dos dois acusados, a pedido de sua mãe, para encaminhar donativos. Quem teria atendido o telefonema teria sido o mais velho.

Provas colhidas

Muitas versões circularam na cidade desde o crime. Uma suposta trama ou crime encomendado, porém, o delegado titular de Bertioga, Maurício Barbosa Júnior assegurou: “De nossa parte, não existe mais investigação a ser feita. Apenas estamos colhendo mais algumas provas pedidas pela Justiça. Foram três autores, três confissões e um reconhecimento de roupa positivo, por parte da vítima, além de imagens de circuito interno de TV dos autores dirigindo o carro e usando os cartões da vítima. Para nós, não existe mais a participação de um quarto indivíduo”.

Sem reconhecimento

Até esta sexta (29), a namorada de Higor ainda não havia feito o reconhecimento dos três. “A vítima encontra-se alterada emocionalmente por razão justificável”, disse o delegado. Maurício ainda afirmou que possivelmente ela não fará esse reconhecimento. “Durante toda a ação, ela ficou com o rosto abaixado, sem olhar pra cima” concluiu.

Fonte-Jornal Costa Norte

Mapa Cultural: inscrições terminam dia 06

Interessados em participar da fase municipal do Mapa Cultural Paulista edição 2011/2012 devem procurar a Casa da Cultura de Bertioga (Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada – Centro), até o próximo dia 06, para a retirada da ficha de inscrição, consulta do edital e obter instruções mais detalhadas para a fase municipal do concurso. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Para esta edição do evento são consideradas sete expressões artísticas: Artes Visuais (desenho de humor, cartoons, caricaturas, charges e fotografia); Artes Plásticas (pinturas, desenhos, gravuras, obras tridimensionais e esculturas); Vídeos (animação, documentário e ficção); Canto Coral (coro e coro cênico); Música Instrumental (conjunto instrumental e solista); Literatura (poema, conto e crônica); Dança (clássica, popular, contemporânea, jazz, rua e sapateado); e Teatro (adulto, infantil e de rua).
O Mapa Cultural Paulista é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela Seção de Cultura, ligada à Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Cultural. O evento visa valorizar e promover o intercâmbio da produção cultural no Estado e, ao mesmo tempo, estimular a participação de seus municípios em atividades culturais. O mapeamento será feito em três etapas, sendo a fase municipal e a fase regional realizadas neste ano e a estadual em 2012.
Qualquer cidadão poderá participar da iniciativa, bem como grupos, desde que com residência comprovada no Município. Todos os participantes de edições anteriores poderão se inscrever, porém com produções e ou criações inéditas nesta edição.
Os participantes deverão apresentar comprovante de residência ou domicílio eleitoral e/ou comprovante de vínculo com o Município. A idade mínima para a participação é de 14 anos completos até a data de realização da Fase Regional do evento. Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou responsável.

Vereador Caio Matheus se preocupa com a segurança de motoristas em locais que passam por obras

Preocupado com a segurança de motoristas e motoqueiros, o vereador Caio Matheus apresentou indicação onde solicita uma posição mais rígida do Executivo, para cobrar das empresas prestadoras de serviços no município que adotem medidas de segurança. A proposta é direcionada aos serviços que danificam o asfalto das vias do município durante o período de obras. Caio sugere que as empresas prestadoras de serviços instalem placas de aço, sobre os buracos por elas abertos e sobre o trecho em obras, até a conclusão do serviço e recuperação definitiva do piso asfáltico.
O vereador lembra a quantidade de buracos que uma obra provoca, sendo que em alguns trechos, eles são profundos e têm grande dimensão, o que muitas vezes, motoristas mesmo tentando desviar dos buracos têm seus veículos danificados, principalmente no tocante a suspensão, rodas e pneus.
“A colocação das placas de aço ajudarão a evitar danos aos veículos e acidentes, até que o local seja tampado com material adequado e de forma definitiva. Com essa medida teremos a cidade funcionando, mesmo que em obras”, argumenta o vereador que também é engenheiro e defende que os locais em obras sejam sinalizados adequadamente, principalmente com sinalização luminosa no período noturno que alerta pedestres, ciclistas e motoristas. Sobre esse fato, Caio lembra que há meses, uma pessoa faleceu na ponte do Rio Itapanhaú, local que passa por obras e não tem sinalização luminosa no período noturno.
Outra solicitação- Também foi pedido pelo vereador o desentupimento de valas existentes na Rua Carlos Menezes Tavares e o nivelamento da mesma, no Bairro Indaiá.