Relógio

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Marcelo Vilares preside o Legislativo no biênio 2011/2012


O vereador Marcelo Vilares (PTB) será o próximo presidente da Câmara de Bertioga, cujo mandato acontece no biênio 2011/2012. Ele é vereador pela 2ª legislatura e assume o cargo pela 1ª vez. A eleição da chapa aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (30), quando também foram eleitos os vereador Pastor Clayton (PMN), como vice-presidente; Alfonso Dari Weiland, o Alemão (PRP), como 1º secretário; e Taciano Goulart (PRP), como 2º secretário. A 1ª sessão legislativa de 2011 está prevista para ocorrer em 1º de fevereiro. A sessão “relâmpago”, que durou cerca de 15 minutos, também elegeu os membros das novas Comissões Permanentes da Casa.

Duas questões

A nova Mesa Diretora já vai iniciar o mandato com a tarefa de dar continuidade a duas questões: o processo para aquisição do prédio para abrigar o Legislativo – a Colônia de Férias MarJolly, no Jardim Rio da Praia – e a discussão da alteração pontual do PD (Plano Diretor).

O novo presidente informou que ainda não tomou conhecimento efetivo sobre a questão da nova sede – cujo processo de aquisição é alvo de ação civil pública. Vilares informou apenas que sabe de um parecer favorável ao Legislativo e aguarda a publicação. “É um anseio de todos os vereadores, uma vez que o funcionalismo encontra-se defasado e os arquivos do almoxarifado estão fora do prédio, além de outros problemas gerados pelo pouco espaço”.

Sobre o PD, ele informou que precisa ser “provocado pelo Poder Executivo”. “Aguardamos o projeto para fazer as audiências públicas”, adiantou Vilares.

Alteração pontual

Vale ressaltar que o Executivo encaminhou projeto de lei para a Câmara solicitando a alteração pontual do PD, tornando a área onde atualmente está instalado o Paço Municipal em Zona de Suporte Náutico, o que possibilitaria a utilização do local por empresas voltadas ao setor de petróleo e gás.

Detalhamento

O atual presidente da Casa, Toninho Rodrigues (DEM) detalhou a fase em que se encontram os dois assuntos. Sobre a Marjolly, ele explicou que o parecer do TJ (Tribunal de Justiça) foi favorável ao Legislativo sobre a aquisição do imóvel. Desta forma, a Câmara estuda a possibilidade de dar continuidade ao processo de compra da Colônia, paralisado em virtude da ação civil, e doá-lo para a prefeitura implantar a Etec (Escola Técnica) e, futuramente, uma Fatec (Faculdade Técnica). “Faríamos um termo de compromisso com o prefeito para que a prefeitura construísse a nova sede do Legislativo em 2 anos”, disse Rodrigues, lembrando que existe grande possibilidade de que na próxima legislatura já sejam eleitos 13 vereadores.

Novo local

Presente à cerimônia de posse de Vilares, o prefeito Mauro Orlandini (DEM), confirmou a informação de Rodrigues. Ao ser questionado sobre o novo local para instalar a Câmara, ele foi reticente: “Já pensamos em 2 lugares, mas ainda não definimos”. Orlandini reforçou a necessidade de valorização da “Vila”, como é conhecido o centro da cidade, indicando uma possível localidade. “Mas podemos também descentralizar o serviço”.

Comissões

Nesta terça (30) também foram eleitos os membros das Comissões Permanentes. A CAJ (Comissão de Análise Jurídica) terá como presidente o vereador Ney Lyra (PRP); como vice Vando da Silva (PTB); e membro, Pastor Clayton (PMN). Na COF (Comissão de Orçamento e Finanças), o presidente será Pastor Clayton, o vice Vando, e membro Ney Lyra. Toninho Rodrigues (DEM) será presidente da Comatus (Comissão de Obras, Meio Ambiente, Turismo e Serviços), Renatinho (PT) será o vice e Caio Matheus (DEM) o membro.

Já na Cesase (Comissão de Cultura, Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes), o presidente será o vereador Caio, Renatinho, o vice, e Toninho, membro. Ney Lyra também será presidente da Colepa (Comissão de Legislação Participativa), que terá como vice Pastor Clayton e membro, Renatinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário