Relógio

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Bertioga renova selo Verde e Azul

Um relatório de mais de 500 páginas mostrando o desempenho de Bertioga com ações pelas melhorias ambientais executadas durante o ano, foi fundamental para a manutenção da certificação Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, conquistada pelo Município, na tarde desta sexta-feira (17), em cerimônia no Planalto dos Bandeirantes, na capital paulista. O prêmio confere aos municípios contemplados, prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado.

Com nota 85,08, a caçula da Baixada Santista, ficou na 33ª classificação geral, entre os 143 municípios que alcançaram o índice para conquistar a certificação, subindo 48 posições no ranking de classificação em relação a 2009. No ano passado, Bertioga foi a primeira cidade do litoral paulista a receber o prêmio, obtendo nota 81,08, se classificando na 81º colocação entre 156 cidades reconhecidas como Município Verde Azul.

Além da certificação, Bertioga, representada na cerimônia pelo prefeito Mauro Orlandini e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Leite dos Santos, também ficou com o prêmio Franco Montoro, por ter recebido a melhor colocação em sua bacia hidrográfica. A premiação é atribuída aos municípios de cada uma das 20 bacias hidrográficas do Estado.

De acordo com o prefeito Mauro Orlandini, a certificação conquistada, pela segunda vez, reitera o empenho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que não mediu esforços e trabalhou incansavelmente para desenvolver em Bertioga uma preservação ambiental consciente, sempre observando um crescimento sustentável. ”Esse resultado é uma prova de que um processo de mudanças de atitudes foi enraizado no Município, que está fortalecido e preparado para lidar com as questões ambientais”.

Para o secretário Rogério Leite, o prêmio é motivo de orgulho para o Município que trabalhou o ano todo para cumprir as 10 diretivas ambientais do programa e garantir a manutenção da certificação. “O ano de 2009 foi muito tumultuado, porque tivemos que apresentar ao Estado as ações que pretendíamos desenvolver para conquistar a certificação Verde Azul pela primeira vez. Já este ano, apresentamos um relatório com mais de 500 páginas, com as ações referentes aos projetos do ano passado, que colocamos em prática em 2010. Tivemos projetos considerados exemplares, que estão sendo usados como modelo em outros municípios”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, a certificação não significa dizer que o Município não tem problemas, mas sim que tem planejamento e que vem cumprindo o seu programa na área ambiental. “A certificação conquistada pela segunda vez mostra que estamos no caminho certo”, comemora o secretário.
As dez diretivas a serem cumpridas para a conquista do prêmio são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

Com o selo do Município Verde, Bertioga passa a ter mais vantagens na liberação de recursos para a implantação de políticas públicas na preservação ambiental. Além das vantagens financeiras, o município também passa a ter mais qualidade de vida.

Município Verde Azul - Criado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul surgiu com o intuito de descentralizar a agenda ambiental paulista e incentivar cada localidade a criar políticas ambientais de acordo com a sua realidade, além de envolver a população na causa ambiental.

Os municípios são avaliados em dez diretivas ambientais e no final do ano recebem uma nota que pode variar de zero a 100. Somente aqueles que conquistam nota igual ou superior a 80 ganham o certificado, que confere ao município prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Em 2008, primeiro ano da avaliação, 44 municípios receberam o certificado. Já em 2009, o número aumentou significativamente e 156 foram reconhecidos como Município Verde Azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário