Relógio

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Feliz 2011


Quero desejar a todos que por aqui passaram e de certa forma contribuiram para que o blog continue sendo mantido e atualizado todos os dia um FELIZ 2011 e que possamos continuar juntos e fortes na luta por um mundo melhor.
Atenciosamente,

Edinaldo Melo

Charge do dia

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Turismo: Caio sugere a criação do Parque Histórico Ambiental de Itatinga

Para incrementar o setor turístico ampliando o número de opções oferecidas aos visitantes, o vereador sugeriu a realização de estudos para que se formule parceria junto à Codesp para a criação do Parque Temático Histórico-Ambiental em Itatinga. De acordo com a sugestão apresentada, a prefeitura poderá idealizar a funcionalidade de um parque auto-sustentável com visitas monitoradas gerando renda ao local até mesmo para oferecer melhorias ao turismo coordenado.

Dentro desse importante setor que atrai pessoas para o município e gera diversos empregos, Caio apresentou indicação solicitando ao Executivo que realize através da pasta competente a reforma e adequação da rampa náutica da Praça Por do Sol, pois devido à pequena extensão da rampa e as péssimas condições em que a mesma se encontra ocasiona o impedimento da retirada das embarcações. De acordo com o vereador, praticantes de esportes náuticos encontram dificuldade para a colocação e retirada das embarcações devido ao péssimo estado do equipamento.

Projeto Verão Azul 2011 começa dia 31 com o tradicional ‘Show da Virada’

Apresentação fica por conta do Grupo Façanha, a partir das 22 horas, na Praia da Enseada (Centro)

Bertioga já se prepara para dar início a uma ampla e diversificada programação de shows e eventos, parte do Projeto Verão Azul 2011, especialmente elaborado pela Prefeitura de Bertioga para divertir e proporcionar entretenimento a munícipes e turistas que anualmente visitam o Município nessa época do ano.

A ação vai começar no próximo dia 31, a partir das 22 horas, com o tradicional “Show da Virada”, que contará com a apresentação do Grupo Façanha, que, com o melhor do samba e do pagode, fará a alegria das mais de 50 mil pessoas que estão sendo esperadas na Praia da Enseada (Centro), onde estará centralizado o palco e sua respectiva estrutura, bem como uma arena anexa, onde ao longo do verão acontecerão apresentações variadas, com o desenvolvimento de modalidades esportivas, dança entre outras realizações.

Durante os festejos para celebrar o Ano Novo, faltando alguns segundos para a meia noite haverá a esperada contagem regressiva, animada pela equipe da Rádio Metropolitana, expressivo canal de comunicação da capital paulista, e que neste verão estará animando os eventos em Bertioga e, na sequência, uma linda queima de fogos e shows pirotécnicos, com duração estimada em 12 minutos, dando as boas vindas a 2011.

A programação musical do Verão Azul 2011 segue no sábado (1º), também a partir das 22 horas, com o Grupo Reunião de Amigos, mais uma vez com samba e pagode de boa qualidade, fazendo a festa nas areias da Enseada.

Sempre aos finais de semana, as sextas-feiras e sábados, a Prefeitura de Bertioga programou shows musicais para todos os gostos, com gêneros variados. Animarão o Projeto 2011, artistas consagrados nacionalmente, com atividades a partir das 22 horas.

Na sexta-feira (07), será a vez da consagrada Banda Planta e Raiz, com o melhor do reggae, e no sábado (08), a apresentação no palco da Enseada será do contagiante axé music do Batom na Cueca.

Já no dia 14, o show da noite será da famosa banda Venenos do Forró, uma ótima opção para quem quer se divertir e dançar no embalo contagiante desse ritmo bem brasileiro.

Sábado (15), quem comanda o show, com muito rock nacional é o CPM 22, que promete envolver o público presente a Praia da Enseada. E a programação segue com artistas renomados no fim de semana seguinte, pois no dia 22, outro ícone do reggae do país estará presente ao Projeto Verão Azul 2011. Trata-se da Banda Chimarruts, que interpretará seus novos e antigos sucessos, muita música de excelente qualidade.

No domingo (23), o ritmo muda, porém, o nível segue elevado com o melhor do samba e do pagode interpretados pelo Grupo Pixote. As atrações seguem no dia 28, dessa vez com o sertanejo nota 10 do cantor Edson, integrante da consagrada ex-dupla sertaneja Edson e Hudson, agora em carreira solo, mas com muitos sucessos para quem aprecia uma boa música.

Mais uma vez a programação dá uma virada, e o gênero do dia 29 é o gospel, com o já tradicional Summer Gospel, que apresentará no palco da arena na Praia da Enseada um grande número de artistas de renome da música gospel, com Robinson Monteiro, Templo Soul, PG, entre outras atrações.

E as atividades não param por aí. A arena recreativa anexa a estrutura montada na Praia da Enseada, será palco a partir do dia 03 de janeiro de diversas atividades esportivas e de lambaeróbica, com performances e ritmos para todos os públicos.

Essas atividades físicas acontecerão até o dia 29 de janeiro. Porém, as ações esportivas serão realizadas até 12 de fevereiro, sempre das 9 às 17 horas, também nas praias de Boracéia, Guaratuba, Indaiá e Riviera. Todas as atividades serão conduzidas por monitores devidamente capacitados ao exercício de tais atribuições.

Verão Azul também é Cultura
E para quem pensa que o Projeto Verão Azul preparou apenas shows musicais e eventos esportivos, se enganou. A Prefeitura de Bertioga, sempre com atenção voltada à cultura, planejou uma extensa agenda cultural que estará disponível para o público que estiver na Cidade neste verão.

Já em janeiro, no dia 06, será realizado das 18 às 22 horas, na Praça de Eventos (Praia da Enseada), o The Magic índia, uma realização da Associação Festival da índia, em parceria com o Consulado geral da índia e Prefeitura de Bertioga, com o melhor da dança, gastronomia e folclore do oriente.

O Projeto Arte no Parque, desenvolvido nas dependências do Parque dos Tupiniquins, situado ao lado do Forte São João, também na Praia da Enseada, no Centro, estará realizando neste verão, de quinta-feira a domingo, das 16 às 22 horas, um exposição e venda de artesanato e orquídeas.

Simultaneamente, a Casa da Cultura, localizada na Avenida Thomé de Souza, 130, na Praia da Enseada, Centro, realizará o “Espaço Arte Nossa”, também com exposição e venda de artesanato. A feira de artesanato acontecerá também no Espaço Cultural Veja Riviera, das 14 às 22 horas, até o dia 28 de janeiro.

E a programação segue com atividades diversas, afinal, a Cooperativa Brasileira de Circo desenvolverá um trabalho em Bertioga, na Praça de Eventos, de 21 a 25 de janeiro, com atividades a partir das 19 horas. A Feira do Livro Espírita também é uma boa opção para quem estiver na Cidade, e funcionará de 18 a 31 de janeiro, nas dependências da Casa da Cultura.

O Projeto Música é Cultura, realizado pela Prefeitura de Bertioga em parceria com o Sesc-Bertioga acontecerá todos os sábados de janeiro, às 20 horas, na Casa da Cultura e Parque dos Tupiniquins, com grandes atrações.

Zona Azul começa vigorar no Município a partir de terça-feira (28)

Sistema de estacionamento rotativo funcionará na Cidade até o final do Carnaval, em março, diariamente, das 7 às 19 horas

Entra em vigor na próxima terça-feira (28), o estacionamento regulamentado, mais conhecido como Zona Azul, em localidades específicas de diversos bairros de Bertioga. A ação foi viabilizada pela Diretoria Municipal de Trânsito, setor integrante da Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Bertioga.

A Zona Azul já está implantada nos bairros do Centro, Jardim Rio da Praia, popularmente conhecido como Sesc, Jardim Indaiá e Riviera de São Lourenço.

De acordo com Nelson Jorge Castro, diretor municipal de Trânsito, a Zona Azul estará vigorando na Cidade até o término do Carnaval, em março, diariamente das 7 às 19 horas.

Castro informa que o cartão para o estacionamento regulamentado para o período de uma hora custa R$2,00, e para três horas, tem o valor de R$5,00;

O diretor de Trânsito lembra que este serviço em Bertioga vai gerar 35 empregos temporários, vagas disponibilizadas para agentes que venderão os cartões ou talonários, e outras oportunidades para o setor operacional.

“Os veículos que estiverem sem o cartão, e estacionados na área compreendida pela Zona Azul, serão autuados. A penalização baseia-se no artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referente ao estacionamento em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização (estacionamento regulamentado)”, ressalta Castro.

Segundo o diretor, as placas de sinalização indicando a área de estacionamento regulamentado, a Zona Azul, estarão afixadas nas localidades onde o serviço será implantado, e os veículos que desobedecerem à determinação, além de serem autuados, poderão ter seus veículos removidos do local por meio de guincho e conduzidos ao pátio municipal. Os cartões serão vendidos por equipes de trabalho devidamente identificados.

Para o diretor, a medida tem como objetivo disciplinar ainda mais as ações no sistema viário da Cidade, ordenando as vagas disponibilizadas aos motoristas que transitam pelas principais ruas e avenidas do Município nesta temporada de verão, período em que aumenta o fluxo de veículos em Bertioga.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Prefeitura certifica mais de 280 educadores

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural promoveu na noite de quinta-feira (16), cerimônia solene para encerrar o Programa de Formação de Educadores em Informática Educacional, Oficinas de Cinema e Educação e o Curso de Inclusão Digital, referentes ao segundo semestre de 2010.

O evento contou com a participação da comunidade e educadores da rede municipal de ensino, da diretora de Educação da Planeta Educação, Elisete Baruel; da secretária de Municipal de Educação, professora Dulce Regina de Carvalho Ceneviva e do prefeito do Município, Mauro Orlandini, além de familiares e amigos dos participantes dos cursos.

“É um orgulho perceber que o investimento que realizamos na educação do nosso Município tem resultado em crescimento e aprendizado para todos. Nosso objetivo é continuar beneficiando pais, alunos, educadores e toda a comunidade de Bertioga, tornando a nossa Cidade muito mais informatizada e educativa”, ressalta o prefeito Orlandini.

Os projetos foram desenvolvidos em parceria com a empresa Planeta Educação e beneficiaram mais de 280 educadores da rede municipal de ensino e mais de 100 munícipes no segundo semestre de 2010.

“É muito gratificante saber que o número de participantes nos cursos e oficinas tem aumentado a cada semestre. Isso prova que estamos colhendo um fruto muito sadio na educação do nosso Município e que educadores, pais e alunos estão sendo beneficiados”, afirma a secretária de Educação.

“A Oficina de Cinema e Educação foi muito importante para a minha formação porque tem me auxiliado a produzir atividades mais dinâmicas e criativas dentro da sala de aula, motivando e estimulando os alunos. Agradeço a Secretaria de Educação pela iniciativa, e a Planeta Educação pela excelente metodologia utilizada nesse curso”, diz Silvina Dourado, professora do NEIM Parque Estoril.

“Ao começar o curso achei que sua importância em minha formação não seria tão grande assim. Mas esse conceito começou a mudar quando percebi que a aplicabilidade do aprendizado dentro dos laboratórios de informática estava ampliando os conhecimentos dos meus alunos. Esse curso só veio acrescentar na minha vida pessoal e profissional”, garante a professora Luzinete, participante do módulo Caderno Digital do Programa de Formação de Educadores.

“Participar do curso de Inclusão Digital foi excepcional, ampliou meus horizontes e quebrou as minhas limitações tecnológicas. Estou muito satisfeito e espero continuar estudando”, conclui Adriano Lucas, formando do curso Inclusão Digital do Núcleo Boracéia.

Sobre os projetos
Voltada aos professores e com uma carga horária de 40 horas, as oficinas de Cinema e Educação, por exemplo, abordaram temas como Leitura e Compreensão do Mundo e seus Valores, Criação de Histórias e Protagonismo (Estruturas Textuais, Comunicação e Criatividade), entre outros, utilizando os filmes como elementos-base.

Já o Programa de Formação de Educadores em Informática Educacional capacitou os professores para adquirem autonomia na utilização dos recursos tecnológicos. O programa ofereceu os cursos presenciais de Caderno Digital, Escola Digital, Arte e Educação e, também à distância de Avaliação, repensando a prática, assim como o de Alfabetização e Letramento.

Por meio do curso de Inclusão Digital, a comunidade é beneficiada, podendo ampliar seus conhecimentos tecnológicos, com os módulos Iniciante (conceitos básicos, processador de texto e internet), e Continuinte (Edição de vídeo e multimídia).

Bertioga renova selo Verde e Azul

Um relatório de mais de 500 páginas mostrando o desempenho de Bertioga com ações pelas melhorias ambientais executadas durante o ano, foi fundamental para a manutenção da certificação Verde Azul da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, conquistada pelo Município, na tarde desta sexta-feira (17), em cerimônia no Planalto dos Bandeirantes, na capital paulista. O prêmio confere aos municípios contemplados, prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado.

Com nota 85,08, a caçula da Baixada Santista, ficou na 33ª classificação geral, entre os 143 municípios que alcançaram o índice para conquistar a certificação, subindo 48 posições no ranking de classificação em relação a 2009. No ano passado, Bertioga foi a primeira cidade do litoral paulista a receber o prêmio, obtendo nota 81,08, se classificando na 81º colocação entre 156 cidades reconhecidas como Município Verde Azul.

Além da certificação, Bertioga, representada na cerimônia pelo prefeito Mauro Orlandini e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Leite dos Santos, também ficou com o prêmio Franco Montoro, por ter recebido a melhor colocação em sua bacia hidrográfica. A premiação é atribuída aos municípios de cada uma das 20 bacias hidrográficas do Estado.

De acordo com o prefeito Mauro Orlandini, a certificação conquistada, pela segunda vez, reitera o empenho da equipe da Secretaria de Meio Ambiente, que não mediu esforços e trabalhou incansavelmente para desenvolver em Bertioga uma preservação ambiental consciente, sempre observando um crescimento sustentável. ”Esse resultado é uma prova de que um processo de mudanças de atitudes foi enraizado no Município, que está fortalecido e preparado para lidar com as questões ambientais”.

Para o secretário Rogério Leite, o prêmio é motivo de orgulho para o Município que trabalhou o ano todo para cumprir as 10 diretivas ambientais do programa e garantir a manutenção da certificação. “O ano de 2009 foi muito tumultuado, porque tivemos que apresentar ao Estado as ações que pretendíamos desenvolver para conquistar a certificação Verde Azul pela primeira vez. Já este ano, apresentamos um relatório com mais de 500 páginas, com as ações referentes aos projetos do ano passado, que colocamos em prática em 2010. Tivemos projetos considerados exemplares, que estão sendo usados como modelo em outros municípios”, explica.

Ainda de acordo com o secretário, a certificação não significa dizer que o Município não tem problemas, mas sim que tem planejamento e que vem cumprindo o seu programa na área ambiental. “A certificação conquistada pela segunda vez mostra que estamos no caminho certo”, comemora o secretário.
As dez diretivas a serem cumpridas para a conquista do prêmio são: Esgoto Tratado, Lixo Mínimo, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Habitação Sustentável, Uso da Água, Poluição do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva.

Com o selo do Município Verde, Bertioga passa a ter mais vantagens na liberação de recursos para a implantação de políticas públicas na preservação ambiental. Além das vantagens financeiras, o município também passa a ter mais qualidade de vida.

Município Verde Azul - Criado em junho de 2007, o Projeto Município Verde Azul surgiu com o intuito de descentralizar a agenda ambiental paulista e incentivar cada localidade a criar políticas ambientais de acordo com a sua realidade, além de envolver a população na causa ambiental.

Os municípios são avaliados em dez diretivas ambientais e no final do ano recebem uma nota que pode variar de zero a 100. Somente aqueles que conquistam nota igual ou superior a 80 ganham o certificado, que confere ao município prioridade na captação de recursos junto ao governo do Estado. Em 2008, primeiro ano da avaliação, 44 municípios receberam o certificado. Já em 2009, o número aumentou significativamente e 156 foram reconhecidos como Município Verde Azul.

Bertioga conhece estratégias de ação em audiência pública do PHLIS

Conter invasões é o ponto fundamental para começar a solucionar os problemas e reduzir o déficit habitacional em Bertioga, que hoje chega a cerca de quatro mil moradias. A conclusão foi definida durante Audiência Pública que debateu o Plano Local de Habitação de Interesse Social (PHLIS), no início da noite de quarta-feira (15), cujo estudo apontou que 28,8 mil pessoas estão em situação de vulnerabilidade social no Município.

Cerca de 100 pessoas, entre representantes de conselhos municipais, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga, Oscip Boracéia Viva e associações de bairros marcaram presença na audiência, que aconteceu no galpão anexo à Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, no Paço Municipal

Os participantes acompanharam a apresentação do relatório prévio, pela equipe da Consultoria Ambienta Assessoria e Desenvolvimento (responsável pela elaboração do Plano) e por técnicos da Secretaria Municipal de Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano.

A audiência foi aberta pelo prefeito Mauro Orlandini, que logo depois teve que se ausentar por conta de compromissos externos. De acordo com o chefe do Executivo, o Município cumpre mais uma etapa da política habitacional, definindo estratégias junto à população visando reduzir o déficit de moradias, que deve ser trabalhado com sabedoria para trazer qualidade de vida para Bertioga. “Essa audiência é necessária e contribuirá para que a população entenda e possa ajudar com relação ao problemas vividos pelo Município”.

Depois de nove meses de trabalho, levantando dados sobre a real situação do Município, foi elaborado pelos técnicos um diagnóstico do setor habitacional, que foi apresentado nos bairros da Cidade, em cinco pré-conferências.

Segundo a arquiteta Daniela Mariano, da Secretaria de Habitação, esse foi o primeiro trabalho realizado pela Prefeitura, que conseguiu mapear o Município, apontando onde, como e quantas são as áreas em vulnerabilidade social. Conforme o diagnóstico, Bertioga possui 8.751 domicílios com necessidades habitacionais. Desse total, 988 estão localizados em favelas.

A apresentação do PLHIS foi realizada pela advogada Gislaine Magalhães, da Ambienta Assessoria, que apontou diretrizes para que o Município possa zerar o déficit de moradias até o ano de 2025.

O PLHIS, que foi elaborado em três etapas (proposta metodológica; diagnóstico do setor habitacional e estratégias de ação), abrange famílias com renda de zero a três salários mínimos e inclui uma expectativa, para os próximos anos, de uma demanda futura por moradia.

Além disso, o diagnóstico mostrou que Bertioga conta com 36 assentamentos precários, 18 favelas, 10 parcelamentos em área pública, quatro parcelamentos irregulares e dispersos dentro de loteamentos regulares, quatro loteamentos irregulares de baixa renda e 10 conjuntos habitacionais.

O diretor de Habitação de Bertioga, Ideval Gorgonio Primo anunciou que sua equipe está trabalhando para regularizar loteamentos e adiantou que dois deles já estão praticamente com tais regularizações consolidadas e que nos próximos dias, serão anunciados.

Ainda conforme o diretor, o prefeito Mauro Orlandini já liberou autorização para contratação de funcionários para a pasta, lembrando, ainda, que foram solicitados recursos de mais de R$ 7 milhões para a Secretaria de Habitação para agilizar as ações que pretende desenvolver. “Acredito que em janeiro a nossa equipe aumente. Para isso, já estamos solicitando estagiários, assistentes sociais e técnicos para a secretaria”.

Charge do dia

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Charge do dia

Câmara realiza Audiência Pública para discutir processo orçamentário 2011

Cerca de 20 pessoas participaram da audiência pública realizada pela Câmara Municipal de Bertioga, na última quarta (8), para discutir o Projeto de Lei que trata do orçamento municipal de 2011.

Durante duas horas, os participantes puderam conhecer e entender um pouco mais sobre a proposta orçamentária enviada pela Prefeitura para apreciação do Legislativo. A arrecadação para 2011 está estimada em R$ 227.100.000,00 .

De acordo com o vereador Alemão (PRP), que é presidente da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) da Câmara e presidiu essa reunião, o objetivo da Câmara ao realizar a audiência pública foi estender à comunidade a oportunidade de conhecer melhor todo o processo orçamentário.

O secretário-geral da Câmara, Aude Muquer de Oliveira, deu início aos trabalhos da audiência explicando o funcionamento da estrutura orçamentária do município e qual a importância de cada uma das legislações que tratam do orçamento municipal, como o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e o próprio Orçamento.

Também foram apresentados os valores de investimentos propostos para cada pasta da Administração Municipal. Oliveira explicou que, em alguns casos, não há descrição detalhada do tipo de investimento ou outras despesas que serão feitas, apenas em que unidade administrativa elas ocorrerão.

Após as explicações técnicas sobre o orçamento municipal, o público presente pode participar com perguntas e sugestões, que, segundo afirmou o presidente da Câmara, vereador Toninho Rodrigues (DEM), serão analisadas pela COF e, se estiverem dentro dos atos de competência do Legislativo, serão apresentadas em forma de emendas no Projeto de Lei em tramitação na Câmara e que deverá ser votado até o recesso parlamentar que, oficialmente, terá início no dia 15 de dezembro.

Valores Preliminares
Dos R$ 227,1 milhões que a Prefeitura terá como receita em 2011, as maiores fatias vão para as pastas de Educação e Saúde, com R$ 55 milhões e 54,5 milhões, respectivamente. Em seguida estão as secretarias de Serviços Urbanos, com R$ 37.097.000,00 e de Administração, para onde foram destinados R$ 21 milhões. Para a pasta de Ação Social, o montante previsto é de R$ 5 milhões e para o Meio Ambiente R$ 4.586.000,00.

A área que deverá receber menos recursos é a da Procuradoria Geral, com R$ 2,4 milhões, seguida por Habitação, com R$ 2.889.000,00 e pelo Turismo, que deve ter a sua disposição R$ 4 milhões.

O Gabinete do Prefeito terá disponível R$ 8.778.000,00. O Bertprev e a Câmara contarão, respectivamente, com repasses de R$ 23,05 milhões e R$ 8,8 milhões para o ano de 2011.

Esses valores preliminares, assim como outros itens do projeto, poderão sofrer alterações após a apresentação de emendas por parte das Comissões Permanentes e dos vereadores.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Vereador Caio Matheus pede que Executivo olhe mais pelo Jardim Rafael e promova a instalação de cursos

O vereador Caio Matheus cobrou do Executivo a descentralização de alguns serviços oferecidos que devido a geografia do município torna o acesso da população muitas vezes, inviável. Ele cobrou que os serviços prestados pela Oscip ACCB sejam instalados no Jardim Rafael, pois tais projetos culturais, educacionais, esportivos e de lazer atenderão moradores do bairro, assim como dos adjacentes, Jardim Ana Paula e Vista Linda. “Os moradores, principalmente as crianças, tem dificuldade em se locomover para um dos pólos instalados na cidade devido à distância, e por se tratar de bairros populosos atenderá grande número de munícipes”, defendeu o vereador.

Caio também abordou o abandono em que se encontra o bairro, principalmente no tocante a limpeza pública e manutenção das vias, fato que o levou à parabenizar a indicação do vereador Vando que cobrou medidas do Executivo referente ao terminal turístico, que continua abandonado

Charge do dia

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Fórum pode ser despejado de prédio por falta de pagamento da prefeitura


Uma nova polêmica está na boca do povo na cidade. O fórum poderá ser despejado do prédio onde hoje o abriga por falta de pagamento de aluguéis. Este edifício fica à Avenida Anchieta, 162/192 no Centro de Bertioga, onde já foi um shopping. Os aluguéis deveriam ser pagos pela prefeitura. Esta tem um convênio firmando com o Tribunal de Justiça. Neste consta que o poder executivo bertioguense se propôs a pagar os aluguéis referentes à estada do fórum na localidade predial.

De acordo com o processo, a prefeitura vinha pagando valor inferior ao estipulado no parágrafo anterior desde 07/04/2009 até 07/10/2010, algo que originou um acúmulo de R$261.245,26. No processo também consta que Andrade está passando por problemas de saúde, pois sofre de diabetes, e que sua doença está se agravando devido ao stress causado pelo problema financeiro que ele vem sofrendo pela falta de pagamento de aluguéis da prefeitura. No processo foram juntados exames de Hemograma, Urina e de Antígeno Prostático Específico como prova da fragilidade da saúde do empresário.

Outro processo contra a prefeitura que o empresário está movendo é o de Ação de Execução dos valores mencionamos acima. Ou seja, Andrade quer receber o dinheiro o mais rápido possível. Além desta situação jurídica, o prédio está sofrendo com goteiras devido às chuvas. Estas, segundo informações dos que frequentam e trabalham no fórum, causaram alagamentos em alguns pontos. Além disso, foi afirmado que houve um princípio de incêndio devido a um curto circuito na sala da OAB, bem como parte do teto do cartório ter desabado.

Processos

Outra coisa interessante e que torna a situação até mesmo cômica, é que as ações movidas pelo empresário Valdir de Andrade foram protocoladas no seu próprio prédio, na segunda vara cível. Os números dos processos são: (1242/10, este se refere à ação de despejo). Já o (1243/10 é sobre a ação de execução, ou seja, para recebimento do dinheiro).

Curso de Direito da Fabe obtém parecer favorável do MEC

A Fabe (Faculdade Bertioga) obteve parecer favorável do MEC (Ministério da Educação e Cultura) para reconhecimento do curso de Direito. O relatório foi divulgado no último dia 03, quando foi concedida nota 03, em uma classificação que vai até 05. “Ficamos com a mesma nota de outras faculdades da Baixada Santista”, revelou Ernesto Peres, diretor da mantenedora da faculdade.

Para ele, o parecer é o resultado de vários investimentos realizados durante o último ano. “Somente na biblioteca, investimentos R$ 40 mil”.

O coordenador do curso de Direito, Paulo Antonio Rufino de Andrade, também acredita que esse é o resultado do esforço da diretoria e professores. “É a solidificação do trabalho nos últimos 05 anos”.

Recredenciamento

Outro motivo para comemoração, segundo Peres, foi o recredenciamento da instituição, cujo relatório do MEC foi divulgado dia 08, com a publicação da Portaria. “Durante quatro dias, uma comissão técnica do MEC visitou as instalações para elaborar o parecer”, contou Peres. Vale ressaltar que o recredenciamento é feito periodicamente.

Escritório OAB

A diretoria da Fabe ainda anunciou, para o início de 2011, a instalação do Escritório Modelo da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que prestará atendimento gratuito à comunidade. O coordenador do curso de Direito explicou que três professores orientadores farão a triagem de todos os casos, civil, criminal ou de família. Os alunos do 4º e 5º ano farão o acompanhamento, sob supervisão dos orientadores.

“Acredito que no ano que vem, cerca de 15 alunos já estarão aptos para esse trabalho”, disse Andrade. Ele explica que esse trabalho fará parte do estágio obrigatório.

O Escritório Modelo da OAB irá funcionar na Fabe, que fica na av. Manoel da Nóbrega, 966, Jardim Lido, e será subsidiado pela própria faculdade

Charge do dia

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

IPTU tem reajuste de 5,2%, em Bertioga

O IPTU de Bertioga para 2011 foi reajustado em 5,2%. O percentual é referente ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) dos últimos 12 meses (setembro de 2009 a outubro de 2010). Cerca de 50 mil carnês começarão a ser enviados aos contribuintes a partir do início de janeiro.

De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Francisco José Rocha, o vencimento da 1ª parcela e da cota única do tributo deverá ser definido para o dia 22 do próximo mês. Quem optar por pagar à vista terá desconto de 7% no valor total do imposto.

Pela internet

O secretário informou ainda que já é possível o contribuinte acessar a 2ª via do IPTU, taxas e outros tributos municipais, via internet. O serviço entrou em vigor a cerca de um mês e pode ser consultado pelo www.bertioga.sp.gov.br. A prefeitura está implantando o mesmo serviço para certidão negativa e o ITBI. “A iniciativa vai facilitar a vida daquele contribuinte que tem imóvel em Bertioga, mas mora em outra cidade”, avaliou Rocha.

Charge do dia

Uma imagem diz mais que mil palavras.


Pelo tamanho do mato já dar pra imaginar a quanto tempo este buraco está assim.

Previsão do tempo para hoje 14/12

Mínima 20°C
Máxima 24°C

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Enquanto isso....


Veja como encontra-se a orla da praia do Indaiá.
Vc teria coragem de deixar seu filho frequentar este local?

sábado, 11 de dezembro de 2010

Charge do dia

Vereador Caio Matheus lança gibi para incentivar o combate à dengue em Bertioga


Preocupado com o número de casos de dengue no Estado, sendo que mais de 200 cidades já estão em alerta, antes mesmo da aproximação do verão, o vereador Caio Matheus lançou na terça-feira, dia 7 de dezembro o segundo gibi educativo que foi distribuído aos alunos da rede municipal.

Intitulado “A Grande Missão: Todos Contra a Dengue”, é um material socioeducativo que tem por objetivo, através de história ilustrada em 12 páginas, mostrar para as crianças a adoção de comportamentos corretos para que Bertioga não registre número expressivo de casos da doença devido ao descuido, fato que preocupou o parlamentar nos anos anteriores, levando-o até a apresentar diversos trabalhos sobre o assunto.

“As crianças e os jovens são formadores de opinião e cobram o comportamento correto dos adultos. Há vários maneiras de conseguirmos ensinar o conteúdo, o gibi é uma delas porque de forma divertida passa os valores e conceitos. As crianças vibraram com o gibi e, muitas relataram à vivência do problema, por terem contraído a dengue. Esse é um trabalho educativo e de saúde pública”, comentou o vereador.

O primeiro gibi da série “As Aventuras de Cainho” foi direcionado à preservação ambiental e reciclagem de materiais. O vereador tem a intenção de criar ao menos um gibi por ano, com temas que sejam de interesse da coletividade, pois ele lembra que história em quadrinhos tem leitores de todas as idades.

Previsão do tempo para hoje 11/12

Mínima 23°C
Máxima 29°C

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Curso de férias


Os cursos de férias são aqueles que se realizam no período de férias escolares. São oferecidos por várias universidades, para universitários, profissionais e demais interessados que desejam melhorar seus conhecimentos e atualizá-los, retornando das férias mais bem preparados.

Tais cursos são investimentos de baixo custo, de carga horária variável entre 09 e 30 horas e de grande valia, já que enriquece o currículo e induz o interesse dos empregadores. Os cursos não precisam estar relacionados com a área que se estuda ou que já exerce função, pois os cursos podem melhorar áreas pessoais que influenciam no trabalho e ainda trazer conhecimento em diferentes áreas.

Para escolher um curso de férias atente para:

O período disponível de férias,
O período que deseja investir em cursos,
Opção de workshops e seminários caso o tempo disponível não seja de 30 dias,
Cursos oferecidos pela própria instituição de ensino que estuda,
Dedicação em cursos de férias também é necessária, para não perder tempo e dinheiro.

Os cursos têm valores de investimentos variáveis e temas diversificados em diferentes áreas como de teatro, administração, saúde, atendimento, relações internacionais, informática, línguas, comunicação, engenharias, agricultura, direito e muitas outras. Informe-se em sua cidade sobre as universidades e faculdades que investem em cursos de férias e as áreas que oferecem.

Tratamento com ervas

Fitoterapia ou tratamento com ervas faz parte da Medicina Alternativa. A Medicina Alternativa compreende tratamentos não ensinados nas escolas médicas e não utilizados em hospitais. A medicina alternativa trata as pessoas de maneira holística, o que significa considerar a pessoa como um todo, envolvendo características físicas, mentais, emocionais e espirituais.

O tratamento com ervas é muito utilizado em todo mundo, com destaque para os países subdesenvolvidos. São inúmeros os medicamentos fitoterápicos e sua produção está cada vez maior, ocupando importante espaço comercial. Em geral são tratados como produtos dietéticos, fugindo ao controle rigoroso dos serviços de vigilância. São vendidos com a imagem de produtos inofensivos à saúde.

A realidade é bem diferente. A substância derivada de planta não é inócua, bastando lembrar que a maioria dos venenos conhecidos derivam de vegetais. Uma substância pode ser terapêutica em uma determinada dose e venenosa em outra.

A interação de produtos derivados de plantas com medicamentos freqüentemente utilizados, tem sido matéria de grande interesse médico (Lancet 2000; 355: 134-38).

Têm sido observado com freqüência efeitos sinergísticos, isto é, o produto derivado de erva aumentando a ação do medicamento que está sendo utilizado podendo criar problemas de saúde.

O produto natural pode ter uma ação quando analisado em laboratório ("in vitro") e ação diferente no organismo ("in vivo").

Outro problema muito comum é a venda de produtos com rótulo de produto derivado de ervas, mas que contém na sua fórmula também substâncias químicas, como hormônio, cortisona, antiinflamatórios, etc.

Recentemente a Organização Mundial de Saúde criou um centro que vai monitorar, testar e aprovar medicamentos derivados de ervas. Há recomendação para que setores ligados à medicina tradicional colaborem com os setores alternativos. A medicação que realmente seja atuante e produza resultados positivos deve ser prestigiada. Estão sendo analisados produtos peculiares utilizados alternativamente em diferentes países no sentido de se verificar sua eficácia.

Neste artigo analisaremos quatro produtos muito difundidos em nosso meio: "Erva-de-São João", "Ginseng", "Gingko biloba" e "Valeriana".

A Erva de São João, ou HIPÉRICO (hypericum perfuratum), é conhecida há centenas de anos na Europa, sendo considerada no passado como capaz de espantar os maus espíritos (do latim hypericum ). Atualmente é utilizada como antidepressivo, apresentando bons resultados no tratamento da depressão leve.

Durante séculos foi muito utilizada, inicialmente por sua capacidade de cicatrizar feridas, úlceras de pele e queimaduras. Considerada capaz de afastar maus espíritos, foi utilizada no tratamento de inúmeras doenças mentais. Acredita-se que seu nome venha de John King, famoso e muito querido médico inglês, que ficou conhecido por utilizar o hipérico. Era indicada também no tratamento da enurese noturna, doença que acomete preferencialmente crianças. Depois passou a ser conhecida como ansiolítica e útil no tratamento da melancolia. A homeopatia sempre utilizou o hipérico, tendo sido considerado tão importante quanto a arnica, sendo denominada a "arnica dos nervos".

Sua utilização como antidepressivo é recente e foi iniciada na Alemanha.

Recentemente foi submetida a estudo de meta-análise entre grande números de trabalhos europeus e norte-americanos, quando foi comprovada sua ação antidepressiva.

A substância básica é a hipericina e sua dose diária deve ser de 300 mg-1000 mg. A sua ação se deve à inibição da monoamino oxidase (IMAO), enzima que atua sobre os neurotransmissores. Alguns pesquisadores indicam também uma ação na inibição da catecol-metil-transferase (COMT) e outros acreditam que a hipericina tenha ação na recaptação cerebral de serotonina. A ação cicatrizante da erva se deve a uma substância denominada hiperforina, que tem ação bactericida. Sua ação cicatrizante está bem comprovada, sendo sua tintura muito útil no tratamento de feridas e úlceras de pele.

Teria ação antiviral o que daria ao hipérico um espaço para o tratamento da infecção herpética, da gripe e da AIDS, mas esta ação não está comprovada.

Alguns trabalhos aconselham a sua associação com a valeriana, substância sedativa analisada neste trabalho.

A erva pode provocar problemas gastrointestinais (náuseas, gastrite, cólicas) e fototoxicidade, facilitando o aparecimento da catarata. Observa-se sua interação com antidepressivos recaptadores de serotonina (como a setralina), acentuando sua ação, havendo casos de piora da depressão. Interfere com medicamentos como a digoxina e a teofilina, diminuindo seus efeitos. Diminui a ação de drgas imunossupressoras como a ciclosporina (Lancet 2000, 355,548-549).

O seu uso não está indicado no tratamento de depressão severa.

O GINSENG (panax ginseng) é nativo da Ásia (China) onde é largamente cultivado, sendo a sua raiz a parte de onde é retirado o produto fitoterápico. O nome "panax" vem do grego "panakos" e quer dizer panacéia, isto é, apresenta inúmeras ações terapêuticas, tendo sido considerada pelos chineses uma substância miraculosa, que cura todas as doenças. A palavra ginseng significa "a maravilha do mundo". Posteriormente foi identificada na América do Norte, onde também é nativa e recebe o nome de "garantoquen". A planta chinesa (panax ginseng) é um pouco maior que a norte-americana (panax quinquefolius), mas com as mesmas características.

O chá feito da raiz é um pouco amargo e sem cheiro.

Utilizada para o combate da fadiga, revitalizando as energias, e afastando os sintomas da velhice é considerada como capaz de prolongar a vida, curando doenças dos pulmões e tumores.

O ginseng contém como substância ativa o ginsenosídeo.

É utilizada na China, no tratamento da gastrite, de vômitos e de problemas nervosos.

Sua ação sobre o esgotamento nervoso e o estresse é muito conhecida. Acredita-se que melhore o vigor sexual, o tônus muscular e da pele.

Recentemente foi publicado na imprensa médica (Arch Intern Med. 2000;160:1009-1013) um artigo que revela ser o GINSENG (Panax quinquefolius) útil no controle do Diabetes Mellitus tipo 2. A dose utilizada para o controle do diabetes é de 3 gramas de ginseng, junto com a alimentação, e com isto se consegue diminuir a glicose sanguínea em 20%. Não se sabe como a erva age, havendo uma sugestão que possa retardar a absorção de carboidratos ao nível digestivo, ou mesmo modular a produção de insulina. É importante que se saliente que há medidas muito simples que controlam com segurança o diabetes tipo 2: como a perda de peso, a dieta pobre em carboidratos e principalmente os exercícios físicos.

Pode provocar insônia e irritabilidade, sendo possível desencadear crises de pressão alta.

Acentua a ação do álcool e aumenta o efeito de anticoagulante (dicumarínico).

GINGKO BILOBA

A gingko é extraída de folhas de uma árvore muito comum na Europa e nos Estados Unidos, sendo muito popular na Alemanha, onde tem seu uso aprovado oficialmente. É conhecida há centenas de anos, tendo ampla gama de efeitos, atuando em problemas cardiovasculares, neurológicos e metabólicos.

É uma substância que atua na circulação cerebral, sendo muito utilizada na velhice, com a finalidade de melhorar problemas de memória, dificuldades de concentração e confusão mental. Tem sido utilizada nas fases iniciais da Doença de Alzheimer, no combate aos problemas cognitivos próprios da doença, melhorando o comportamento (The Lancet, 350, 9086,27/10/97). Infelizmente esses resultados são muito discutidos.

Não se sabe bem como age, mas parece ativar a circulação cerebral melhorando o aproveitamento do oxigênio pelas células nervosas.

Tem ação positiva no tratamento das tonturas e do zumbido, principalmente quando devidos à insuficiência circulatória.

Basicamente age como um tônico, sendo útil na terceira idade, podendo inclusive melhorar o desempenho sexual.

A substância ativa é denominada ginkgosídeo, sendo utilizada na dose de 40 mg, três vezes ao dia.

Seus efeitos colaterais se caracterizam por problemas de gastrite. Recentemente foi observado que pode acentuar a ação anticoagulante de dicumarínicos e da aspirina, medicamentos muito utilizados para tratamento de doenças cárdio-vasculares.

A utilização deste produto deve ser criteriosa e sempre com acompanhamento médico. Se a pessoa utiliza outros medicamentos deve sempre procurar saber das possíveis interações.

Deve ser evitado o seu uso em pessoas saudáveis que queiram somente aumentar sua capacidade cerebral.

A preocupação com a diminuição de nosso rendimento, de nossa capacidade intelectual e de nossa memória, o combate à fadiga e ao estresse, são muito comuns em nosso meio. A procura de medicamentos para o tratamento de tais sintomas não deve superar o que é considerado o melhor método terapêutico: a mudança de hábitos, com introdução de atividade física regular, relaxamento e ativação de nossas funções mentais com exercícios e jogos.

VALERIANA

É um produto obtido da raiz de uma planta muito difundida na Europa, a Valeriana officinalis. Foi o principal sedativo usado tanto na Europa como na América, antes da descoberta do barbitúrico, nos anos iniciais do século passado. Caracteristicamente possui um odor forte e desagradável. É sem dúvida um importante sedativo, podendo ser usado como indutor do sono. Pode ser utilizada como calmante durante o dia. Pode ser usada para sedação de crianças.

Não se conhece bem qual a sua substância ativa.

É utilizado na forma de tintura, em gotas ou medidas. A dose recomendada como indutor de sono são 30 gotas de tintura, em água, ao deitar. Existe também em forma de cápsulas.

Como todo sedativo, tem ação depressora sobre o sistema nervoso, podendo provocar depressão. Não causa dependência, sendo menos potente do que os sedativos conhecidos. Pode aumentar a ação do álcool, não devendo ser associada ao mesmo.

Pode não produzir efeito algum.

Ao tratarmos da ansiedade e dos problemas de sono devemos observar outras formas terapêuticas que não a química ou a derivada de plantas. A tensão emocional responde muito bem a técnicas de relaxamento e a psicoterapia corporal, por exemplo. Os problemas de sono em geral são complexos e freqüentemente estão relacionados a graves problemas psicológicos como a depressão, por exemplo. Devemos sempre procurar orientação médica antes de utilizarmos medicamentos. Antes de iniciarmos um tratamento devemos nos submeter a investigação profunda. Em geral há um medicamento ideal para cada pessoa, que deve ser utilizado em dose correta e sempre por um determinado tempo.

É muito comum em nosso meio a utilização de medicamentos sem orientação médica e por longo tempo. Muitas vezes ao se dirigir à consulta médica o paciente esquece de mencionar que está utilizando o produto. Um exemplo disto ocorre com laxantes naturais, muito utilizados e raramente citados. É interessante lembrar que inclusive o uso de pomadas deve ser mencionado.

Ao consultarmos um médico, ao iniciarmos um tratamento, ao realizarmos um procedimento cirúrgico, devemos informar sempre todos os medicamentos que estão sendo utilizados.

Charge do dia

Previsão do tempo para hoje 10/12

Mínima 23°C
Máxima 27°C

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Câmara entrega Medalha do Mérito Legislativo

A Câmara Municipal de Bertioga realizou na terça-feira, dia 23 de novembro, a entrega da Medalha do Mérito Legislativo 2010. A solenidade aconteceu no auditório do Sesc Bertioga.

A Medalha tem por finalidade homenagear pessoas que se destacaram em nossa comunidade ou que prestaram serviços relevantes em prol do bem-estar de nossa população. Também foi entregue o Prêmio Melhores Práticas, criado com o intuito de homenagear entidades sem fins lucrativos que realizam ações de cunho social e que visam o desenvolvimento sustentável do município.
Premiados

Os homenageados deste ano para a Medalha do Mérito foram: na categoria Empresário do Ano, Ilson Ferrassa, da PortalKit, indicado pelo vereador Antônio Rodrigues Filho. O comerciante Orestes Alexandre Amparo Filho, o Ted da Marina foi o escolhido do vereador Caio Arias Matheus para receber a Medalha de Cidadão do Ano; na categoria Artista do Ano, escolhido pelo vereador Renato Faustino de Oliveira Filho, recebeu o prêmio João Aparecido Nunes, popularmente conhecido como Nunes do Bambu; na categoria Profissional Liberal, indicado pelo vereador Ney Lyra, o corretor de imóveis Ramon Lopes Alvares; como Homem Público, indicado pelo vereador Marcelo Vilares, receberá o prêmio o Capitão PM Renato Paulo Nicolaci Fincatti.

Na categoria Mulher do Ano, Elaine Amorim Justo Nehme foi homenageada por indicação do vereador Pastor Clayton Fernandes Bapxista; e como Esportista do Ano, indicado pelo vereador Orvando da Silva, o biatleta André Santos.

Recebeu a homenagem da Câmara na categoria Servidor Público do Ano, escolhido pelo vereador Alfonso Dari Weiland, o funcionário da Prefeitura Valter Barbosa dos Santos. Recebeu a homenagem da Câmara como Personalidade do Ano Myriam Chaves Polovaniuk, indicada pelo vereador Taciano Goulart Cerqueira Leite.

Para o Prêmio Melhores Práticas as entidades indicadas pelos vereadores que foram agraciadas com a outorga foram as ONGs Onda Sonora e Boraceia Viva, a APAE Bertioga, o Instituto Aliança com a Vida e o CAMPB.

Vale lembrar que a outorga é a maior honraria concedida pelo Poder Legislativo bertioguense. Criada no ano de 2001 pelo vereador Antônio Rodrigues e pelos ex-vereadores Antônio de Jesus Henriques e Celso da Silva Martinez.

Natal em Bertioga começa com a chegada de Papai Noel, dia 10

As atividades em comemoração ao Natal no Município têm início no próximo dia 10 com a chegada do Papai Noel, às 19h30, no Píer Turístico Licurgo Mazzoni, em frente ao Canal de Bertioga, no Centro. Na oportunidade, serão acesas as luminárias que vão compor a decoração natalina, no local.

A programação, que se estenderá até o dia 19, com várias atrações, no Parque dos Tupiniquins, no entorno do Forte São João, envolve as secretarias municipais de Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos e de Educação e Desenvolvimento Cultural, e faz parte do Projeto Bertioga Iluminada 2010, que está sendo desenvolvido com material reciclado (garrafas pet) pela Prefeitura, em parceria, com as comunidades de bairros, artesãos da Cidade e pessoas atendidas por projetos sociais, como homens de rua, no Albergue Municipal.

Para anunciar a abertura do Natal na Cidade, a Banda Riverboat’s Jazz, junto com o Papai Noel, acompanhado de duendes, estarão no trenzinho turístico percorrendo os bairros, dia 10, na parte da manhã, chamando a população para participar das atividades noturnas.

Entre 11 horas e 13h30, eles passam pelo Jardim São Lourenço, Guaratuba (Costa do Sol). Boracéia e Jardim Vicente de Carvalho II. Já das 15h30 às 17 horas, a turma percorrerá o Centro, Jardim Rio da Praia, Vista Linda e Indaiá.

O Papai Noel chega ao Píer Licurgo Mazzoni às 19h30, quando será acionada a iluminação decorativa de Natal. Depois da recepção ao ‘bom velhinho’, a programação continua no Parque dos Tupiniquins, às 20h30, onde será encenado o espetáculo ‘A Estrela Guia’, com a Cia. Teatral Armageddon. A programação segue no sábado (11) com apresentação dos grupos de dança do Núcleo de Apoio à Criança Especial (NACE) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); do Coral do Grupo Vivência e da Orquestra e Grupo de Percussão da Fundação 10 de Agosto, entre as 17 horas e 19h30. Já às 20 horas, o espetáculo fica por conta do Grupo Voz.

No domingo (12), as atividades recomeçam às 17 horas, com o Grupo de Dança e Banda Marcial da ONG Boracéia Viva, que se apresentam até as 18h30. Em seguida, às 19 horas, será a vez da Orquestra de Sinos da Unasp – Centro Universitário Adventista de São Paulo, que vem pela segunda vez à Bertioga. A primeira vez foi no dia 02 de janeiro deste ano, no Show da Paz, promovido pela Prefeitura, na Praça da Primavera.

O último fim de semana de comemoração também traz muitas atrações para a Cidade. Dia 17, das 18 às 20 horas se apresentam o Grupo da ONG Onda Sonora e o Coral The Bless; e as 20h30, a Cia Teatral Armageddon reapresenta o espetáculo ‘A Estrela Guia’.
No sábado (18), das 18 às 19h30, o show fica por conta do Coral da Igreja Batista ágape e Grupo Kaleo; e às 20 horas sobe ao paço o Grupo Vocal A Quatro Vozes. A programação será encerrada no domingo (19), com atividades natalinas e Coral da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), das 17 às 18h30; e apresentação do Coral da Alfândega do Porto de Santos, às 19 horas.

Vale ressaltar, que os grupos ‘Voz’ e ‘Vocal A Quatro Vozes’, que se apresentam nos dias 11 e 18, respectivamente, integram o projeto Música é Cultura, desenvolvido em parceria do Sesc Bertioga com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural. Os grupos que se apresentariam na Casa da Cultura, farão o show, excepcionalmente, no Parque dos Tupiniquins, integrando a programação de Natal.

Previsão do tempo para hoje 8/12

Mínima 24°C
Máxima 30°C

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Charge do dia

Marcelo Vilares preside o Legislativo no biênio 2011/2012


O vereador Marcelo Vilares (PTB) será o próximo presidente da Câmara de Bertioga, cujo mandato acontece no biênio 2011/2012. Ele é vereador pela 2ª legislatura e assume o cargo pela 1ª vez. A eleição da chapa aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (30), quando também foram eleitos os vereador Pastor Clayton (PMN), como vice-presidente; Alfonso Dari Weiland, o Alemão (PRP), como 1º secretário; e Taciano Goulart (PRP), como 2º secretário. A 1ª sessão legislativa de 2011 está prevista para ocorrer em 1º de fevereiro. A sessão “relâmpago”, que durou cerca de 15 minutos, também elegeu os membros das novas Comissões Permanentes da Casa.

Duas questões

A nova Mesa Diretora já vai iniciar o mandato com a tarefa de dar continuidade a duas questões: o processo para aquisição do prédio para abrigar o Legislativo – a Colônia de Férias MarJolly, no Jardim Rio da Praia – e a discussão da alteração pontual do PD (Plano Diretor).

O novo presidente informou que ainda não tomou conhecimento efetivo sobre a questão da nova sede – cujo processo de aquisição é alvo de ação civil pública. Vilares informou apenas que sabe de um parecer favorável ao Legislativo e aguarda a publicação. “É um anseio de todos os vereadores, uma vez que o funcionalismo encontra-se defasado e os arquivos do almoxarifado estão fora do prédio, além de outros problemas gerados pelo pouco espaço”.

Sobre o PD, ele informou que precisa ser “provocado pelo Poder Executivo”. “Aguardamos o projeto para fazer as audiências públicas”, adiantou Vilares.

Alteração pontual

Vale ressaltar que o Executivo encaminhou projeto de lei para a Câmara solicitando a alteração pontual do PD, tornando a área onde atualmente está instalado o Paço Municipal em Zona de Suporte Náutico, o que possibilitaria a utilização do local por empresas voltadas ao setor de petróleo e gás.

Detalhamento

O atual presidente da Casa, Toninho Rodrigues (DEM) detalhou a fase em que se encontram os dois assuntos. Sobre a Marjolly, ele explicou que o parecer do TJ (Tribunal de Justiça) foi favorável ao Legislativo sobre a aquisição do imóvel. Desta forma, a Câmara estuda a possibilidade de dar continuidade ao processo de compra da Colônia, paralisado em virtude da ação civil, e doá-lo para a prefeitura implantar a Etec (Escola Técnica) e, futuramente, uma Fatec (Faculdade Técnica). “Faríamos um termo de compromisso com o prefeito para que a prefeitura construísse a nova sede do Legislativo em 2 anos”, disse Rodrigues, lembrando que existe grande possibilidade de que na próxima legislatura já sejam eleitos 13 vereadores.

Novo local

Presente à cerimônia de posse de Vilares, o prefeito Mauro Orlandini (DEM), confirmou a informação de Rodrigues. Ao ser questionado sobre o novo local para instalar a Câmara, ele foi reticente: “Já pensamos em 2 lugares, mas ainda não definimos”. Orlandini reforçou a necessidade de valorização da “Vila”, como é conhecido o centro da cidade, indicando uma possível localidade. “Mas podemos também descentralizar o serviço”.

Comissões

Nesta terça (30) também foram eleitos os membros das Comissões Permanentes. A CAJ (Comissão de Análise Jurídica) terá como presidente o vereador Ney Lyra (PRP); como vice Vando da Silva (PTB); e membro, Pastor Clayton (PMN). Na COF (Comissão de Orçamento e Finanças), o presidente será Pastor Clayton, o vice Vando, e membro Ney Lyra. Toninho Rodrigues (DEM) será presidente da Comatus (Comissão de Obras, Meio Ambiente, Turismo e Serviços), Renatinho (PT) será o vice e Caio Matheus (DEM) o membro.

Já na Cesase (Comissão de Cultura, Educação, Saúde, Assistência Social e Esportes), o presidente será o vereador Caio, Renatinho, o vice, e Toninho, membro. Ney Lyra também será presidente da Colepa (Comissão de Legislação Participativa), que terá como vice Pastor Clayton e membro, Renatinho.

Previsão do tempo para hoje 6/12

Mínima 24°C
Máxima 26°C

sábado, 4 de dezembro de 2010

Eletricista morre em acidente na Rio-Santos


Um acidente envolvendo três veículos provocou a morte de uma pessoa e feriu outras três, por volta das 20h30 desta quinta-feira (02), no km 230,6 da rodovia Rio-Santos, próximo ao bairro Caiubura, em Bertioga.

O eletricista Cleverton Pinto de Mello, de 45 anos, morador em Guarujá, morreu após sua moto bater de frente contra um carro que trafegava em sentido contrário.

De acordo com o B.O. (Boletim de Ocorrência) registrado na Delegacia de Bertioga, o Fiat Uno, dirigido por Johnatan Alves dos Santos, de 20 anos, morador em Bertioga, trafegava no sentido Guarujá-Bertioga, quando o motorista perdeu o controle, invadindo a contramão da pista, atingindo a moto, que vinha na direção contrária.

3º veículo

Ao rodar na pista, o Fiat Uno atingiu um 3º veículo, um Gol, que transitava atrás da moto, e no qual estavam Hilário Ferreira Neto e Jefferson Santos, ambos de 21 anos, moradores em Guarujá.

O motorista do Fiat Uno foi encaminhado para Santos, enquanto os ocupantes do Gol foram atendidos no Pronto Socorro de Bertioga e liberados em seguida

Charge do dia

Previsão do tempo para hoje 4/12

Mínima 24°C
Máxima 29°C

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia mundial de luta contra a Aids


A Aids matou no ano passado cerca de dois milhões de pessoas no mundo, mas 2010 traz um certo otimismo com a redução de novas infecções, os novos tratamentos contra a doença e os meios adicionais para prevenir a transmissão.

Na véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids, que será comemorado na próxima quarta-feira, os especialistas e as associações recordam que, desde o início da epidemia, cerca de 30 milhões de pessoas morreram no mundo por causa desta doença.

No entanto, as novas transmissões reduziram 19% desde 1999, alcançando a cifra de 2,6 milhões em 2009, segundo a Unaids.

Além disso, o acesso aos tratamentos se ampliaram: mais de 5,2 milhões de pessoas tiveram acesso a antirretrovirais nos países em desenvolvimento, quando em 2004 não chegavam aos 700 mil beneficiários. No entanto, o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibé, recordou que 10 milhões de pessoas continuam à espera de um tratamento e os avanços obtidos até agora são muito frágeis por causa da situação financeira mundial.

Atualmente existe uma série de ferramentas para a prevenção e redução de riscos: o preservativo, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, conhecimento de seu status sorológico graças à detecção, à circuncisão masculina, programas de troca de seringas e meios terapêuticos de substituição da heroína para os viciados.

Mas na falta de uma vacina, os pesquisadores tentam acrescentar novos métodos a este arsenal.

Um dos mais promissores é a utilização dos antirretrovirais em pessoas não infectadas.

Também está se ensaiando um gel microbicida que cria uma "esperança para toda uma geração de mulheres", segundo Sidibé.

Publicado em julho passado, o estudo realizado pelo centro Caprisa em mulheres sul-africanas demonstrou que um gel vaginal microbicida a base de Tenofovir, um antirretroviral, reduz em 39% o índice de infecção sexual.

Recentemente, um estudo clínico publicado no New England Journal of Medicine demonstrou que uma dose cotidiana de uma combinação de antirretrovirais, tomados por via oral, reduz em 44% o risco de infecção pelo vírus responsável pela Adis (HIV) nos homossexuais.

Pesquisadores franceses e canadenses também falam de um tratamento 'a la carte', ou seja, administrável quando a pessoa (homossexual masculino) for manter uma atividade sexual.

Além das experiências com animais, outros dados médicos apoiam esta estratégia: desde 1994 já foram utilizados com êxito os antirretrovirais para reduzir o risco de transmissão do vírus da mulher grávida a seu filho e nos casos de exposição acidental ao vírus (por exemplo, usando uma agulha contaminada).

Os tratamentos (triterapêuticos) que reduziram espetacularmente a mortalidade nas pessoas infectadas pelo HIV também reduzem as quantidades de vírus no sangue e no esperma, o que contribui para limitar seu contágio.

Por fim, outra boa notícia é que uma pesquisa do Instituto de Métrica e Avaliação de Saúde da Universidade de Washington revela que as nações ricas quadruplicaram o financiamento de programas de saúde nos países pobres entre 1990 e 2010, fundamentalmente graças à maior conscientização da necessidade de lutar contra o HIV/Aids.

Segundo o estudo, a ajuda ao desenvolvimento de programas de saúde pulou de US$ 5,66 bilhões em 1990 aos projetados US$ 26,87 bilhões este ano.

O gasto nos programas do HIV/Aids foi de 6.160, ou quase um quarto do financiamento total, assinala o relatório divulgado na véspera do Dia Mundial de Luta contra a Aids.

A pandemia de Aids, que matou 25 milhões de pessoas desde o surgimento da doença em 1981, é um dos motivos do aumento do financiamento dos países ricos para os programas globais de saúde, afirmou à AFP Chris Murray, principal autor do relatório

Charge do dia

Previsão do tempo para hoje 01/12

Mínima 21°C
Máxima 27°C