Relógio

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Campanha Nacional contra a Influenza começa dia 25 de abril

A Prefeitura do Município de Bertioga, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, dará início no próximo dia 25 à Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2011, que terá duração até o dia 13 de maio. Durante a campanha que será executada em vários postos de atendimento espalhados pela cidade, o dia 30 de abril (sábado) será o Dia de Mobilização Nacional.
Segundo a chefe de Seção de Saúde Pública, Lúcia Perez Guimarães, a campanha que ocorre anualmente busca a prevenção contra o vírus influenza, mas apresenta impactos positivos na diminuição de internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamentos de infecções secundárias, além de ter o foco nos idosos, porém, atenderá outras classes consideradas de risco para a contração do vírus, como crianças entre 6 meses e 2 anos incompletos e gestantes. Durante a campanha, outras vacinas também serão disponibilizadas como a DT (que combate a difteria e o tétano) e a vacina contra o pneumococo 23-valente, para os grupos de risco elevado.
A Influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, precisamente o nariz, garganta e brônquios. Ela pode ser transmitida de forma direta através das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. De forma indireta a doença pode ser adquirida por meio das mãos, que ao entrarem em contato com locais recentemente contaminados, serem levadas aos olhos, nariz ou boca. A doença pode se apresentar em vários níveis sintomáticos, desde uma leve e curta duração, até formas graves e de quadros complicados.
Esta doença é responsável por alto índice de morbimortalidade, que segundo o Ministério da Saúde, é o impacto das doenças e dos óbitos que incidem em uma população, principalmente em grupos de maior vulnerabilidade, como idosos, gestantes e crianças. A campanha de vacinação contra Influenza é também uma ação estratégica de proteção às mães e os lactentes. Estudos apontados pela Secretaria de Estado da Saúde apontam que os lactentes de mães vacinadas contra a Influenza, apresentaram menos casos de doenças, confirmados em laboratório. Dentro de um comparativo a um grupo de controle, a eficácia da vacina atingiu um índice de 63%. Os índices de eficácia entre pessoas com 60 anos ou mais, variaram entre 30 e 40%, porém, outros benefícios são agregados à vacinação, como a capacidade de prevenção à pneumonia viral ou bacteriana, hospitalização e morte, principalmente em pessoas com doenças cardiovasculares e pulmonares crônicas. Para estas finalidades secundárias, o índice de eficácia pode chegar a 70%.
Contra-indicações – A vacina contra a Influenza não deve ser administrada em pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave, relacionada ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina ou pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves após receberem doses anteriores.
A campanha será realizada em Bertioga pela Secretaria de Saúde do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário