Relógio

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Equipe de serviços urbanos


Nesta Terça-feira equipe de serviços urbanos realizaram limpeza e corte de matos na praça da Orla da praia do Indaiá.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Vereador Caio Matheus questiona repasse de verbas e convênios firmados.

Com o objetivo de saber como andam as linhas de crédito entre a prefeitura e os governos estadual e federal, Caio solicitou informações sobre repasses e convênios que foram firmados. O vereador questionou quais convênios foram firmados, qual a destinação e o andamento. O vereador também questiona que dentre os convênios e repasses firmados; quais o Executivo já encaminhou informações e as pendências.
Outro requerimento encaminhado pelo vereador diz respeito ao envio das atas do Conselho Municipal de Educação, órgão responsável pela fiscalização do uso dos recursos do setor.
A área de Educação é a pasta que tem recursos mínimos de investimentos obrigados através da Constituição, ou seja, 25% do orçamento municipal que deve ser aplicado em suas atividades e projetos. A solicitação do vereador tem como objetivo verificar os investimentos feitos na pasta.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Legislativo de Bertioga lança projeto Câmara Informa.

O projeto consiste em adaptação de um veiculo que já era de propriedade do legislativo e que recebeu adaptaçoes como alto falantes e adesivos de identificação que custaram cerca de R$ 2 mil.Este veículo tem objetivo informar a população sobre os principais atos da casa e convocar a comunidade para audiências públicas

Quiosqueiros da praia da enseada devem sair do local


Quiosqueiros da praia da enseada tem até o dia 12 de setembro para desocuparem o local.Os quiosques serão demolidos e reconstruídos.O projeto faz parte da revitalização da orla da praia.
A previsão de entrega dos novos quiosques é o começo do ano que vem.

sábado, 20 de agosto de 2011

Total descaso

Como acontece todos os anos,a quermesse do bairro do indaiá está a todo vapor.O caso é que este ano instalaram um parquinho que cá pra nóis não é lá essas coisas.Caindo aos pedaços colocando todos em risco.Será que passou por alguma vistoria?Está em dia com documentação para funcionamento?
Os brinquedos foram colocados bem no meio da rua,quem necessita trafegar pelo local(Av.Lucas da Cruz Carvalho)tem que fazer verdadeiro "S" por entre os brinquedos.
A roda gigante esta posicionada bem ao lado do canal,não oferecendo nenhuma segurança,nem pra quem está usando-a nem pra quem está por perto.

Casas da Vista Linda devem ser entregues na próxima semana


Após quase 2 meses do sorteio das 23 casas localizadas no Jardim Vista Linda, em Bertioga, está prevista para a próxima semana a entrega das chaves. A expectativa fica por conta da instalação de energia elétrica, de competência da Elektro, concessionária responsável pelo serviço.
Segundo o secretário de Planejamento do município, José Marcelo Marques, o pedido para instalação ocorreu há mais de 100 dias e a previsão era de que o serviço fosse concluído em 45 dias. “Houve um atraso por parte da Elektro”, afirmou Marques, que também aguarda a conclusão do mesmo serviço nas 56 moradias do Jardim Indaiá, cujo sorteio foi realizado na mesma época.
Após a instalação da energia, seguida pela de água, que será feita pela Sabesp, a CEF (Caixa Econômica Federal), entidade financiadora, de acordo com o secretário, será comunicada para que providencie a documentação de entrega definitiva das casas aos proprietários. “Se o serviço for executado neste sábado [dia 20], até na próxima semana faremos a entrega”, previu.
Outro lado
Consultada, a Elektro informou que o serviço na Vista Linda será realizado neste sábado (20). “Já o conjunto do Indaiá, a Elektro está aguardando o recebimento dos materiais necessários para sua execução da obra”. A nota ainda informa que “nas duas situações, a Elektro está dentro dos prazos regulatórios e empenhada em atender o mais rápido possível.”
Unidades
As casas fazem parte do PSH (Programa de Subsídio Habitacional), do governo federal. Cada unidade, segundo a prefeitura possui sala com cozinha americana, quarto, banheiro e área de serviço, com 25m² de área construída e terreno com 90m², com possibilidade de ampliação do imóvel em mais 2 cômodos, sendo um na área frontal e outros para trás da edificação original.

Fonte-jornal costa norte

Caio Matheus passa para o PSDB

Uma festa. Conforme anunciado dias antes foi mesmo uma festa a filiação no PSDB do vereador de Bertioga, Caio Matheus, na tarde do último sábado (13). O evento, realizado em um prédio comercial, na região central da cidade, contou com a participação de cerca de 1,5 mil pessoas, entre moradores e políticos locais e regionais. Entre esses últimos estava o secretário de Estado do Meio Ambiente, Bruno Covas e o diretor regional da CDHU e presidente do partido em Bertioga, Luiz Carlos Rachid. Houve apresentação musical, comes e bebes e a disponibilização de brinquedos para a criançada, no andar superior do prédio, intitulado pela organização como ‘Espaço Criança’.
Além dos tucanos, apoiaram o evento político, membros locais de outros 3 partidos: o PCdoB, PPS e o PHS. “Gostaria de saudar todas essas pessoas que tiveram atitude, coragem de tomar a iniciativa de começar um novo caminho para Bertioga”, disse Caio, ao discursar.
Novo grupo
“É evidente que não é só eu que estou sentido na pele essa pressão da atual administração. Infelizmente, ela não está sendo democrática. Têm medo que se crie um novo grupo em Bertioga, e hoje começa um novo grupo em Bertioga sim, sem medo de ser feliz, com honestidade, com trabalho. Hoje começa o desafio de reconstruir Bertioga”, completou Caio.
Eleito como vereador pelo DEM – mesmo partido da atual administração do município, que deve tentar a reeleição –, Caio Matheus passou para o ninho tucano por conta de divergências políticas.
Pré-candidato
A intenção de Caio também é se candidatar a prefeito nas próximas eleições, em 2012. Ele informou que se desfiliou do Democratas no último dia 12. ”Estamos oficializando hoje a minha pré-candidatura a prefeito de Bertioga”, assegurou. Quanto ao pré-candidato a vice pelo partido, Caio disse não ter nada definido. “Tem bastante água para rolar debaixo dessa ponte. Vamos conversar. Não temos nomes ainda, estamos analisando”.
Ainda durante o discurso, Caio agradeceu a presença de Bruno Covas e o intitulou como ‘padrinho político’. “Mesmo com a agenda cheia e pelo carinho que ele tem com nossa cidade, o Bruno veio aqui nos prestigiar”, disse.
Soldado
“Hoje é um dia de alegria para o PSDB por receber um quadro tão preparado como o Caio. O partido o recebe de portas. É um grande soldado para cerrar fileiras junto com toda a tucanada de Bertioga e da Baixada Santista”, respondeu o secretário estadual.
Rachid foi outro que parabenizou a chegada do vereador no partido. “É um momento de grande festa pelo Caio e pelas lideranças que estão acompanhando e irão acompanhar o PSDB”.

Fonte-Jornal costa norte

domingo, 14 de agosto de 2011

Muay Thai

Bertioga também esteve representada no 3º Campeonato Paulista de Muay Thai, realizado pela Confederação Brasileira de Kyokushinkaikan Karate, que aconteceu neste sábado (13), a partir das 17h, na cidade de Cosmópolis (SP).

Sexualidade

A Secretaria de Assistência Social realiza dia 17 encontro sobre o tema ‘Sexualidade na 3ª Idade’. O evento, que acontecerá no Ginásio de Esportes do Sesc-Bertioga, das 8h30 às 16h30, deverá reunir 200 participantes. Os convites são limitados e devem ser retirados entre segunda (08) e sexta (12) no Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini (rua João Batista de Carvalho, 118, Vl. Itapanhaú). Detalhes no (13) 3317-6639

Vacinação Antirrábica

Mais uma vez, a vacinação antirrábica não acontecerá neste mês de agosto. A determinação é do Ministério da Saúde. Vacinas estão sendo analisadas em função de problemas adversos ocorridos em 2010. Em função de eventos adversos ocorridos com a vacina contra raiva canina e felina, ano passado, a Coordenação Estadual do Programa de Controle da Raiva do Instituto Pasteur informou que o Ministério da Saúde definiu junto ao laboratório responsável pelo fornecimento da vacina (Tecpar), a realização de novas análises laboratoriais no imnunobiológico produzido, além de ensaio clínico, previamente a sua utilização em campo.

Bertioga ganha leitos de UTI e ampliação do Hospital Municipal

Com investimentos
de R$5 milhões, a Prefeitura
de Bertioga em breve tornará
realidade um dos maiores
anseios da população do
Município, a construção
de um prédio anexo ao
Hospital Bertioga para a
disponibilização de novos
leitos e a criação da Unidade
de Terapia Intensiva (UTI),
serviço inédito na Cidade,
ampliando os atendimentos
especializados à população.
O novo benefício contará com a edificação de uma nova estrutura que

compreenderá dez leitos de
UTI voltados para adultos e
outros dez, para o atendimento
neonatal, além de 60 novos
leitos masculinos e femininos,
com 30 unidades cada.
Ta l a m p l i a ç ã o ,
calculada em 2.583m², somada
aos atuais 3.780m², elevará a
área total do Hospital Bertioga
para 6.365m², ou seja, quase
o dobro do espaço físico
oferecido ao atendimento.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cadê a iluminaçao da praça do Indaiá?


Hoje andando por lá a tarde pude verificar que foram tiradas todas as lumináras,conforme foto em anexo.Como se já não bastasse o matagal que já é predominante do local agora a total insegurança por falta de iluminação.Aquele lugar que podia esta servindo de local para pratica de esportes,etc,agora é territorio livre para consumo de drogas,pois esta uma escuridão total,pois nao se ver uma viatura da pm no local por horas nem guarda municipal,que nao se sabe onde se escondem depois da temporada,como se nao houvesse moradores no local depois da temporada.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

2ª Fase da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite acontece no dia 13


A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo dia 13, a 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Essa etapa visa complementar a imunização das crianças menores de cinco anos de idade. Pais ou responsáveis deverão estar com a caderneta de vacinação. Trabalharão, nessa 2ª Fase, 130 funcionários da Saúde Municipal.
A ação acontecerá das 8 às 17 horas, em 22 postos fixos, nos diversos bairros de Bertioga, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Jardim Vicente de Carvalho II, Jardim Indaiá, Vista Linda, Boracéia e também no Centro de Saúde III (CS III), além de contar com dois postos volantes, que atenderão a comunidade, do Caiubura a Boracéia.
Haverá também outros postos fixos no Município, como na Emeif José Inácio Hora, EM José de Oliveira Santos, Emeif Rio da Granja, Emeif Chácara Vista Linda (Fazendinha), Neim Chácara Vista Linda, Neim Jardim Rafael, Emeif Caiubura, Emeif São Lourenço, Emei Jardim Albatroz, EM José Carlos Buzinaro e Emeif Dr. Mário Covas.
Além disso, as crianças poderão ser imunizadas no ambulatório médico do Condomínio Morada da Praia, em Boracéia; Mercado Serra do Mar, em Guaratuba; Colégio Caiçara, no Maitinga; na sede da Vigilância Epidemiológica, na Vila Itapanhaú e no estacionamento dos Supermercados Krill, no Jardim Albatroz e Boracéia.
Já os dois postos volantes serão disponibilizados para atender a demanda dos bairros mais distantes. Segunda a Secretaria de Saúde, durante a 2ª fase da Campanha Nacional contra a Poliomielite a vacinação será feita via oral.
A Secretaria informa que todas as crianças que já tomaram a primeira dose, em 18 de junho, devem ser levadas aos postos para receberem a segunda dosagem, pois só assim estarão efetivamente imunizadas. O órgão enfatiza também que, crianças, que por qualquer motivo, não participaram da primeira fase da campanha também devem receber a vacina, nesta segunda etapa da campanha.
Outras vacinais de rotina também estarão sendo disponibilizadas durante a ação no sábado (13), porém, para a atualização da imunização pais ou responsáveis devem comparecer aos postos munidos da carteira de vacinação das crianças. Entre as dosagens, destaque para Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C, DTP-Hib, Hepatite B, Sarampo -Caxumba - Rubéola e DTP.
Já a imunização contra o Rotavirus será realizada apenas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), enquanto que a para combater a febre amarela será oferecida apenas para crianças que estarão se dirigindo para municípios que estão considerados integrantes de áreas de risco desta doença.
A única contra indicação para a vacinação contra poliomielite é a criança estar com febre alta, acima de 39º e apresentando vômitos intensos.

Lei Maria da Penha teve 443.734 pedidos de informação em cinco anos

De abril de 2006 a junho deste ano, a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) registrou 1.952.001 atendimentos em todo o país. Desse total, 434.734 se referem a informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06) - que tornou mais rigorosas as punições a quem agride mulheres -, o que corresponde a 22,3% do total das ligações.
Durante os cinco anos de vigência da legislação, foram registrados 237.271 relatos de violência, sendo 141.838 sobre violência física; 62.326 sobre violência psicológica; 23.456 sobre violência moral; 3.780 sobre violência patrimonial; 4.686 sobre violência sexual; 1.021 sobre cárcere privado; e 164 sobre tráfico de mulheres.
Apenas entre janeiro e junho de 2011, o serviço registrou 293.708 atendimentos – 30.702 deles foram relatos de violência. Desse total, 18.906 se referiam à violência física; 7.205 à violência psicológica; 3.310 à violência moral; 513 à violência patrimonial; 589 à violência sexual; 153 ao cárcere privado; e 26 ao tráfico de mulheres.
De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a maior parte das mulheres que entrou em contato com o Disque 180 é parda (46%), tem entre 20 e 40 anos (64%), cursou parte ou todo o ensino fundamental (46%) e convive com o agressor há mais de dez anos (40%). Dados indicam ainda que 87% das denúncias são feitas pela própria vítima.
O perfil feito pela pasta indica também que 59% das mulheres atendidas declararam não depender financeiramente do agressor que, em 72% dos casos, é cônjuge da vítima. Os atendimentos registraram que 65% dos filhos presenciam a violência e 20% sofrem violência junto com a mãe.
Em números absolutos, São Paulo lidera o ranking com 44.499 ligações, seguido pela Bahia, com 32.044, e por Minas Gerais, com 23.430. Quando considerados os números relativos à população feminina de cada estado, a Bahia aparece em primeiro lugar, com 224,36 atendimentos para cada 50 mil mulheres, seguida por Sergipe (215,1) e pelo Pará (214,52).
Dados do Conselho Nacional de Justiça divulgados em março deste ano indicam que, até julho de 2010, 331.796 processos relacionados à Lei Maria da Penha foram distribuídos em todo o país – desses, 110.998 foram sentenciados. Durante o mesmo período, foram decretadas 1.577 prisões preventivas e 9.715 prisões em flagrante, além de designadas 121 mil audiências, 93.194 medidas protetivas, 52.244 inquéritos policiais e 18.769 ações penais.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Condesb libera mais de R$ 1 milhão para implantação de ciclovia

O Conselho de Desenvolvimento
da Região Metropolitana da Baixada
Santista (Condesb) aprovou a
liberação de R$ 1,18 milhão –
recursos do Fundo Metropolitano,
para a implantação de ciclovia
no canteiro central da Avenida
Anchieta, no trecho entre a Avenida
19 de Maio ( Jardim Albatroz)
e a Rua Rafael Costábile (Vila
Itapanhaú).
O s r e c u r s o s f o r a m
aprovados durante a reunião do
Condesb realizada em Bertioga,
na s dep endência s do S esc , na
manhã de terça-feira (26), onde
participaram os conselheiros
Tércio Garcia (São Vicente), João
Paulo Tavares Papa (Santos), João
Carlos Forssel (Itanhaém), Milena
Bargieri (Peruíbe), o anfitrião,
Mauro Orlandini (Bertioga), além
do secretário de Cubatão, Silvano
Lacerda, que na oportunidade
representava a prefeita Márcia Rosa,
e a presidente do Condesb, Maria
Antonieta de Brito (Guarujá).
D e a c o r d o c o m o
conselheiro Mauro Orlandini, a
ciclovia vai ligar o Centro à avenida
que dá acesso à entrada da Cidade,
trecho onde há um fluxo grande de
bicicletas e carros. “Acredito que
dentro de três meses a obra seja
iniciada e num prazo de até um ano
a ciclovia esteja concluído”, calcula.
Dur ant e a r eunião,
a diretora técnica da Agencia
Metropolitana de Desenvolvimento,
Débora Blanco, fez uma breve
apresentação sobre o Plano
Cicloviário Metropolitano,
que atualmente se encontra na
seguinte situação: 393,33 km de
ciclovia foram propostas para a
região Metropolitana. Além disso,
foram executados mais de 150 km,
sendo que, 110 km com recursos
do Fundo Metropolitano e o
restante com verbas municipais ou
do Departamento de Apoio ao
Desenvolvimento das Estâncias
(DADE).
No final do encontro
o conselheiro Mauro Orlandini
ofereceu aos prefeito e conselheiros
estaduais um almoço cujo prato foi
tainha assada na brasa, feita pelos
leões e domadoras do Lions Clube
Bertioga, no Sesc.

Inscrição para curso de especialização para educadores termina dia 05

A Fundação Universitária para o
Vestibular (Fuvest) receberá, até o
dia 5 de agosto, as inscrições para
o processo seletivo do curso de
especialização em Ética, Valores
e Cidadania na Escola. Firmado
em uma parceria do Programa
Universidade Virtual do Estado
de São Paulo (Univesp) com a
Universidade de São Paulo (USP).
Para Bertioga foram destinadas 50
vagas.O curso é direcionado a
portadores de diploma do ensino
superior que estejam exercendo as
atividades de professor, coordenador
pedagógico, vice-diretor ou diretor
em instituição de educação infantil,
de ensino fundamental, médio ou
profissional. No total, 13 cidades
do Estado de São Paulo serão
beneficiadas.A especialização, que é
gratuita, tem duração de 18 meses,
carga horária de 480 horas e garante
ao formando o diploma da USP.
Os interessados devem
se inscrever exclusivamente pelo
site da Fuvest (www.fuvest.br).
Após o preenchimento da ficha de
inscrição, o interessado deve pagar
uma taxa de R$ 55,00 na rede
bancária. A prova será realizada
no dia 14 de agosto, na cidade que
o candidato indicou como opção
para cursar as atividades presenciais
obrigatórias. Na Baixada Santista a
prova será na cidade de Santos, em
local e horário a serem divulgados
no site da Fuvest. Já a matrícula
dos candidatos convocados ocorrerá
nos dias 25 e 26 de agosto, na
cidade escolhida para as atividades
presenciais, em horário e endereço
que serão informados no site da Fuvest.

Emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT
de Bertioga está com oferta de 14 vagas de emprego em
quatro funções: Promotor de Vendas (com habilitação
categoria ‘A’), masculino e feminino; recepcionista e
orientador educacional.
Interessados devem comparecer ao PAT munidos
dos documentos pessoais (carteira de trabalho, RG e CPF).
O posto fica na Avenida Anchieta, 1.500, Jardim Lido.
Mais informações pelo telefone (13) 3316-2537.

Bertioga disponibiliza tratamento para dependentes de álcool ou drogas

Oferecendo atendimento direcionado aos portadores de dependências, álcool e drogas, a Secretaria da Saúde de Bertioga disponibiliza tratamentos específicos no Caps (Centro de Atenção Psicossocial).
No local também são realizados atendimentos aos portadores de sintomas ou doenças neuropsiquiátricas e transtornos de comportamento, com o objetivo de identificar e assistir integralmente as suas necessidades.
A coordenadora do Caps, a psiquiatra Ana Rita Santos, detalha que a equipe é composta por 2 psiquiatras, 2 psicólogos, 1 assistente social, 1 enfermeira, 2 auxiliares de enfermagem e outros 2 recepcionistas.
Encaminhamentos
Segundo ela, os portadores de dependências, álcool e drogas, são direcionados ao local por encaminhamentos médicos ou assistentes sociais do município. Inicialmente é feita uma triagem para a devida identificação do grau de dependência.
O procedimento técnico é desenvolvido por profissionais que avaliam a necessidade de encaminhamento para internação em clínica conveniada com a prefeitura para reabilitação ou apenas para tratamento no próprio Caps, realizado por medicação e acompanhamento profissional, além do direcionamento para grupos de auto ajuda que atuam nas dependências do local.
Números
- o Caps foi inaugurado em abril de 2010;
- Há registro de 1820 pacientes cadastrados, com média de 300 novos apontamentos por mês, sendo que deste total 15% dos casos envolve dependentes de álcool e drogas.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: rua Moacir Prado Simões, 462, Jardim Indaiá.
Telefone: (13) 3313-2026.

Falta segurança em Bertioga

Hoje recebi um email de um leitor do blog que aproveito para agradecer e postar o mesmo na íntegra,pois o que nele o Francisco narra,nóis que moramos aqui na cidade infelizmente temos que lidar diariamente;com total insegurança e descaso do poder público.A seguir o email que recebi.



Prezado Ednaldo, parabens pelo blog, pois nos possibilita conhecer mais nossa Bertioga!

Aproveitando o ensejo, muitos contribuintes que tem casas de veraneio em Bertioga e reside em São Paulo, estão com medo e aterrorizados em ir a Bertioga, quanto mais, a esses ótimos eventos!

Tenho casa na Vista Linda, ha 22 anos, roubaram minha casa algumas vezes, mas graças a Deus, nunca com minha família dentro, mas meu vizinho que reside em sua casa, foi aterrorizado com sua família por bandidos armados em um domingo à noite e, 4 dias após qdo. ausentes, roubaram novamente sua casa! Entrei em contato no gabinete da Prefeitura e manifestei minha preocupação, ate com vistas a não prejudicar o turismo de nossa grande Bertioga! Muitos amigos parentes e tambem veranistas estão com a mesma preocupação! Sabemos que a segurança em nosso país esta uma droga, mas o que Bertioga poderia fazer a respeito, principalmente tendo o turismo

como uma de sua maior fonte de renda?

Estamos com medo de ir a Bertioga, principalmente em Vista Linda e Indaiá!