Relógio

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Censo vai identificar número de pessoas com deficiência em Bertioga

O Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (Condefi) inicia, a partir de agosto, um censo para conhecer o número de pessoas com deficiência em Bertioga, destacando quem são, onde estão e de que tipos de deficiência são portadoras, para começar a trabalhar políticas públicas, a fim de melhor atender esse público.
Conforme o presidente do Condefi, José Augusto Coelho Neto, o trabalho será realizado em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, Educação e de Saúde, locais onde serão retirados os formulários, que estão sendo elaborados pela Secretaria de Assistência Social.
A realização do Censo, para saber ao certo o número de pessoas portadoras de deficiência, o tipo que possui, suas necessidades e o atendimento que é ou não oferecido pelo município, é parte de um trabalho apresentado pelo vereador Caio Matheus durante as sessões legislativas do primeiro semestre desse ano. O vereador argumenta que o Censo permitirá um direcionamento efetivo para a realização de políticas públicas para o atendimento dessa faixa da população.
Coelho Neto explica que os formulários serão enviados para a rede de cada secretaria. Na Educação, eles poderão ser retirados nas escolas e nos Núcleos de Educação Infantil Municipal (Neims); Na Saúde, estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Saúde III (CS III); e na Assistência Social, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAs), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Convivência do Idoso Zeferino Orlandini. Depois de preenchidos, eles devem ser entregues no mesmo local onde foram retirados.
“Com os formulários preenchidos será possível cadastrar todas as pessoas com deficiência no Município e detectar as necessidades de cada uma delas. Pelo Censo do IBGE de 2010, Bertioga possui 3.700 pessoas com algum tipo de deficiência. Porém, até agora, não sabemos quem são e onde estão essas pessoas”, justifica o presidente do Condefi, lembrando que a análise do banco de dados consolidado a partir dos formulários permitirá identificar a quantidade de pessoas com deficiência que estão estudando e trabalhando atualmente, a escolaridade, a experiência profissional, os que fazem tratamento, entre outras informações.
A próxima reunião do Condefi será realizada na última quarta-feira deste mês de julho (dia 27), às 9 horas, na Casa dos Conselhos Municipais, que fica na Rua Luiz Pereira de Campos, 1.117 – Vila Itapanhaú, quando serão finalizados os preparativos para a realização do censo, previsto para começar em agosto e ser concluído em três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário