Relógio

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Caio quer que ‘Teste do Olhinho’ para recém nascidos vire lei municipal independente do estilo de gestão


Realização do exame alerta sobre doenças oculares como retinopatia, catarata e glaucoma congênito, logo após o nascimento.


O vereador Caio Matheus apresentou projeto de lei para que o Executivo implante no sistema de saúde do município, mais especificamente na maternidade do Hospital Municipal, o conhecido ‘Teste do Olhinho’ para atender os recém nascidos. A proposta do vereador é que a realização do exame vire lei municipal até mesmo para que ela seja cumprida independente do estilo de gestão ou administração.
A medida não gera custo, mas oferece mais uma segurança aos pais, pois o exame pode ser feito pelo pediatra necessitando apenas da luz de uma lanterna.
“Esse exame é rápido, indolor e pode-se perceber no momento da realização se a criança tem é portadora de alguma doença ocular como retinopatia, catarata, glaucoma congênito, pois de acordo com o reflexo que a luz provocar no olho do bebê, diagnostica-se a presença ou não de alguma enfermidade”, comenta Caio que informa ainda sobre a importância do exame, onde mais de 50% dos recém nascidos só tem a alteração descoberta quando estão cegos ou quase, ao passo que a verificação feita pelo pediatra, que leva menos de cinco minutos e evita conseqüências mais dramáticas, pois em caso de anomalia é feito o encaminhado ao profissional da área, o oftalmologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário