Relógio

segunda-feira, 20 de junho de 2011

19 de Maio vai contar com bolsões de estacionamento

Descaracterização do canteiro central, incluindo bolsões de estacionamento, com cerca de 115 vagas. Essa foi a solução encontrada pelos técnicos da prefeitura de Bertioga e representantes do comércio para alteração do projeto de revitalização da avenida 19 de Maio, principal entrada da cidade. O novo documento foi aprovado em consenso pelos comerciantes presentes à reunião, ocorrida quarta-feira (15) no Paço Municipal.
A adequação do projeto será agora encaminhada ao Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), órgão que destinará parte do valor para obra, R$ 1,52 milhões – o restante, R$ 1,64 milhões são provenientes da prefeitura. Para o prefeito Mauro Orlandini, o procedimento não vai interferir na obra, que já teve início nesta quarta (15), como já estabelecido anteriormente.
Segundo o prefeito, a proposta foi fazer uma junção das 2 sugestões apresentadas semana passada, cujo principal objetivo era permitir o estacionamento no lado esquerdo da via, próximo ao canteiro central.
Novo desenho
O novo desenho mantém a ciclovia, mas com novo traçado. Na anterior, a ciclovia ocupava parte da faixa de rolamento, de ambos os lados do canal, com uma mão de direção de cada lado. Na atual, a pista para bicicletas é única, com 2 mãos de direção, fazendo um traçado sinuoso sobre o jardim existente.
Um terço do canteiro central, cerca de 400m, foi descaracterizado e serão criados 6 bolsões de estacionamento, em 45 graus, com cerca de 19 vagas em cada. Os bolsões adentrarão o jardim e parte do canal será coberto. “Isso não impedirá a limpeza do canal”, garantiu o secretário de Planejamento, José Marcelo Marques.
Os bolsões serão instalados em ambos os lados da via, de forma intercalada. Para tanto, segundo o secretário, alguns coqueiros do jardim serão remanejados.
Comparando-se com o projeto anterior – apresentado semana passada – nesta proposta foram criadas 100 novas vagas de estacionamento.
Os bolsões
Para Orlandini, os bolsões de estacionamento trarão mais segurança, uma vez que os ocupantes dos veículos terão um local adequado para sair do carro, ao contrário do que vem ocorrendo hoje. Além disso, haverá um trecho de desaceleração na entrada dos bolsões.
Calçadas
Durante a reunião, os próprios comerciantes manifestaram a intenção de reformar as suas calçadas, visando, além do embelezamento, o melhor acesso para os clientes e acessibilidade para pedestres. Segundo o prefeito, a municipalidade pode intimar cada proprietário a realizar a obra ou executar as calçadas e fazer a cobrança por meio de contribuição de melhoria. Os comerciantes consideraram a 2ª proposta mais viável, uma vez que o projeto pode ser padronizado.
A presidente da CDL, Marisa Negro, sugeriu que seja mantida a comissão que tratou do projeto para a fiscalização da execução da obra na avenida, bem como para acompanhar a reforma das calçadas. “O grupo pode acompanhar o cronograma da obra e também padronizar o material que será usado em todas as calçadas, garantindo qualidade e resistência”, comentou.
Sem transtornos
O secretário de Planejamento informou ainda que a prefeitura já solicitou à empreiteira vencedora da licitação – a Terracom –, que realize a intervenções de forma a evitar transtorno para os comerciantes. “O serviço será iniciado pelo canteiro central e somente no momento de pavimentar a pista, a avenida será interditada”, garantiu Marques.
Prazo
Prazo contratual da obra é de 12 meses, mas para o prefeito Orlandini, será possível concluir os trabalhos até o final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário