Relógio

sábado, 22 de janeiro de 2011

Câmara entra na campanha em prol das vítimas das chuvas em SP e no Rio


A Câmara oficializou sua participação na Campanha em reunião realizada na terça-feira,18.
Câmara entra na campanha em prol das vítimas das chuvas em SP e no Rio

Na manhã de terça-feira, 18, a Câmara de Bertioga oficializou sua participação na campanha SOS SP/Rio, lançando o slogan Bertioga Solidária e tornando-se um dos postos de arrecadação de doações para as vítimas das enchentes e desabamentos causados pelas chuvas dos últimos dias.

O presidente do Legislativo, Marcelo Vilares, e vereadores reuniram-se com representantes do Lions, Rotary, Lojas Maçônicas, comerciantes e populares com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas possível em torno dessa ação emergencial, tão necessária para as comunidades atingidas por essas catástrofes.

No encontro, Vilares falou sobre a importância da participação do Poder Público e das sociedades organizadas em movimentos como este. “As pessoas veem o comprometimento das instituições e a participação maciça de vários grupos e acreditam que podem fazer parte, mesmo com uma pequena doação”, opinou.

Para o presidente, ao fazerem suas doações, as pessoas devem dar preferência aos alimentos não-perecíveis, água e artigos para higiene pessoal, incluindo fraldas, que são itens de maior necessidade. “Mas toda doação será bem-vinda. Se cada um de nós ajudar com um pouquinho, somaremos forças e contribuiremos para minimizar os problemas pelos quais vêm passando essas famílias”.

O presidente informou, ainda, que tudo o que for arrecadado será encaminhado para o Lions Clube de Bertioga que, em parceria com a Cruz Vermelha, estará distribuindo as doações entre as cidades atingidas pelas chuvas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para participar da campanha é só trazer sua doação até a sede da Câmara, que fica na praça Vicente Molinari, s/n°, ao lado do Hospital Municipal, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 18h. Ou encaminhar para um posto de arrecadação mais próximo: Lions Clube Bertioga (Avenida 19 de Maio, 338 – Jardim Albatroz), segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas. Supermercado Krill, Supermercado Caçula (Loja 1 - Centro), Posto de Gasolina da rede BR (Riviera de São Lourenço), Defesa Civil do Município (Avenida Anchieta, 1150 - Centro) e Fundo Social de Solidariedade de Bertioga (Rua Valter Pereira Prado, 77 – Vila Itapanhaú).

Vereador Caio visita garagem municipal e se depara com frota sucateada por falta de manutenção


Em visita à garagem municipal e ao Posto de Saúde III no Centro, na última quarta-feira (19), o vereador Caio Matheus se irritou com a situação encontrada, principalmente a falta de organização e planejamento das repartições.

“Um absurdo. Na garagem há diversos carros e máquinas pesadas (retro escavadeiras e caminhões), há dois anos paradas por falta de manutenção. O setor não tem sequer um almoxarifado. Funcionários querem trabalhar, mas não tem ferramentas e peças para colocar a frota nas ruas” esclarece o vereador que prepara um requerimento com o pedido de informações para ser apresentado na primeira sessão de 2011.

Em visita ao Posto de Saúde III, o descaso na demora para o atendimento à população que aguardava por mais de 5 horas na fila irritou o vereador. “Existem pessoas da melhor idade aguardando o atendimento há horas e a falta de conforto é notória. O sistema de informática também não atende a demanda. Ele foi subdimensionado, pois cai a toda hora, prejudicando e dando lentidão ao atendimento. Não há ventiladores e devido ao excesso de pessoas o calor é insuportável. Nem ao menos a lei municipal que obriga a fixação de placas com informações importantes é cumprida pelo setor”, constata Caio.

Atuação do vereador Caio Matheus é reconhecida por vereadora de Santa Isabel

A vereadora professora Renata Rodrigues da cidade de Santa Isabel esteve na última quarta-feira (19), em Bertioga para conhecer pessoalmente o vereador Caio Matheus e também para cumprimentá-lo por sua atuação na Câmara Municipal.

De acordo com vereadora, em novembro esteve passando uns dias em Bertioga e ficou impressionada com a aceitação e comentários positivos que ouviu da comunidade sobre Caio.

“Conversei com diversas pessoas que elogiaram a atuação de Caio, a sua aproximação com a população e também a forma inovadora com que exerce seu mandato. Soube do carro onde ele montou o escritório itinerante; o jornal de prestação de contas dos trabalhos feitos e também me disseram dos gibis educativos, que achei uma iniciativa excelente e, por ser professora, também estarei usando esse recurso para esclarecer as crianças e jovens de meu município”, comentou Renata.

Segundo relatos da professora Renata, após sua visita à Cidade, ela acessou o site do vereador Caio Matheus e verificou que os comentários positivos tinham fundamento, devido à qualidade dos trabalhos apresentados nas sessões.

“O que há de bom tem que ser copiado. Verifiquei os que eram condizentes com meu município, eles passaram por adequação às nossas necessidades e os apresentei nas sessões da Câmara”.

Durante o encontro Caio comentou que os municípios tem basicamente os mesmos problemas e que a população passa pelas mesmas dificuldades, motivo pelo qual disponibiliza em seu site todo o material na íntegra para que munícipes e internautas tenham acesso.

Ao ser questionado pela colega parlamentar sobre sua popularidade em um primeiro mandato, sem se ter ocupado cargo público anteriormente, Caio avalia que a transparência em seus atos, comprometimento com as necessidades da população, trabalho e dedicação são alguns dos fatores que ele emprega no dia a dia e que vem ao encontro dos anseios dos munícipes.

“A fórmula é trabalho e honestidade. Não tem como fugir da responsabilidade que me foi confiada. Preparei-me tecnicamente para a vida pública, referindo-se a pós-graduação em administração pública e quero que Bertioga seja uma cidade a cada dia, melhor. Trabalho para que isso aconteça”, definiu Caio Matheus.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Bruno Covas assume a Secretaria do Meio Ambiente

Vereador Caio Matheus participa da cerimônia de posse em São Paulo

"Creio na justiça, na palavra, na democracia, no parlamento, na liberdade, na honra e, acima de tudo, no povo, e por essa última razão, só posso acreditar em desenvolvimento econômico que seja pensado a serviço das próximas gerações e que só pode ser obtido de modo ambientalmente sustentável", declarou Bruno Covas ao assumir o cargo de secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo na terça-feira, dia 4 de janeiro. A cerimônia foi realizada no Anfiteatro Augusto Ruschi, na sede da pasta, no bairro de Pinheiros, na capital.

O cargo para o novo titular da pasta foi transmitido pelo secretário Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo diante de um auditório repleto de autoridades estaduais, municipais, familiares e amigos de Bruno Covas, além de funcionários da Secretaria. Depois da apresentação de Ubiratan, resumindo as ações realizadas pela gestão anterior, Bruno Covas discursou e agradeceu o governador Geraldo Alckmin pelo convite para assumir a pasta. "Primeiro, por permitir-me participar de um governo em que acredito e confio", disse, "e, ainda, por colocar-me diante do desafio de, junto com os funcionários da secretaria, responder com a melhor qualidade possível às questões ligadas a políticas e ações voltadas aos problemas ambientais e ao desenvolvimento sustentado".

Além de lembrar a importância dos trabalhos efetivados pelos seus antecessores e resgatar alguns marcos da história ambiental no mundo e no Brasil, Covas fez referências à sua trajetória pessoal de vida pública e enfatizou algumas características pessoais, como a juventude, para ressaltar sua disposição para vencer os desafios, e a coragem para inovar, entre outras qualidades que julga necessárias ao cargo que assume. "é do meu profundo desejo que esta Secretaria fervilhe em idéias porque certamente as melhores delas vingarão", afirmou.

O novo secretário destacou, ainda, sua determinação para dialogar com o Parlamento paulista, as prefeituras, as ONGs e os setores produtivos, entre outros, e frisou a importância e ineditismo de algumas iniciativas do Executivo e do Legislativo estaduais, em especial a aprovação da Política Estadual de Mudanças Climáticas.

Ao final, fez também questão de agradecer pela expressiva votação obtida na última eleição. "Não poderia deixar de reconhecer a confiança de 239.150 paulistas que me reconduziram no último pleito ao Parlamento estadual", disse. "Estejam certos que frente a esta pasta ofereço o mesmo empenho, que consistirá em toda a minha dedicação na solução dos desafios apresentados e com os quais nossos compromissos de vida pública agora se entrelaçam", concluiu.

Deputado atuante

Bruno Covas, 30 anos, é casado, pai de um filho. Advogado, formado pela USP, e economista, formado pela PUC-SP. é mestrando em Administração Pública pela FGV-SP. Professor de Direito Constitucional na ESAMC-Santos.

Eleito deputado estadual em 2006 com 122.312 votos, foi considerado o deputado mais atuante desta legislatura pelo Movimento Voto Consciente. Foi reeleito no último pleito com 239.150 votos, sendo o deputado mais votado do Estado de São Paulo.

Foi presidente da Comissão de Finanças e Orçamento no primeiro biênio (2007-2008) e relator do Orçamento do Estado por dois anos consecutivos (2009-2010).

Presidente estadual da Juventude do PSDB de 2004 a 2007, é o atual presidente nacional da Juventude Tucana

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Caio atende chamado de moradores do Indaiá e reforça os pedidos para melhorias


“Bertioga precisa de muito trabalho. Não temos tempo para descansar”. Foi dessa forma que o vereador Caio arregimentou seus assessores que se organizaram para atender aos inúmeros chamados que estão sendo feitos, desde o início do ano”.

Na última quarta-feira (12), o vereador percorreu diversas ruas do Indaiá e Jardim Rafael com o Gabinete Itinerante (GI), onde fez um levantamento minucioso da situação encontrada e das apontadas pela população.

O principal objetivo do trabalho diz respeito a oferecer segurança no caso da limpeza urbana com poda de mato e ligação de luminárias, acessibilidade (manutenção das vias públicas), entre outros.

“O Indaiá sempre foi um local muito visitado por moradores, veranistas e turistas, mesmo os de um dia, mas da forma como está a Avenida Thomé de Souza, no trecho do Indaiá, afasta o visitante. é preciso promover a limpeza dos jardins, reparar e acender as luminárias e os brinquedos de eucalipxo, que estão totalmente danificados e oferecem risco de acidente devido aos pregos e parafusos enferrujados expostos e, acima de tudo, retirar o mato das calçadas, o que hoje obriga a população andar pela rua, dividindo espaço com os veículos, pois essas foram totalmente encobertas pelo mato. é só fazer cumprir a lei existente no município, ou seja, onde há guia e sarjeta, os proprietários devem construir o passeio e cercar suas propriedades com muro”, comenta o vereador, que lembra que essa atitude melhoria em muito o aspecto das vias urbanas, inclusive as poucas que são pavimentadas.

A questão da estação de tratamento de esgoto do Conjunto Habitacional Nedda I e II, também receberam a atenção do vereador. Segundo moradores, há muito tempo o equipamento não é acionado, fato que pode ser constatado durante a visita, devido às condições do cadeado e do mato que encobre o local. Eles (moradores) alegam que os dejetos estão sendo escoados pelo canal de águas pluviais vala através de uma ligação subterrânea.

“No ano passado já solicitamos essa verificação à Administração e nada foi feito. Infelizmente, nós vereadores não temos como fazer o serviço acontecer, pois a função de executar cabe à administração através da pasta competente. Serei repetitivo, pois farei as indicações quantas vezes forem necessárias. Sei que um dia elas serão atendidas. Só quero fazer valer o direito da munícipe”, finaliza.

Vereadores levam ofício ao prefeito visando agilizar operação tapa-buracos, em Bertioga


O presidente da Câmara de Bertioga, Marcelo Vilares, e os vereadores Alemão, Taciano, Pastor Clayton, Ney Lyra e Orvando estiveram na tarde desta quarta-feira (12) reunidos com o prefeito Mauro Orlandini para solicitar agilidade no início da operação tapa-buracos e nas obras de recapeamento das principais vias da cidade.
Os vereadores, segundo informou a Câmara, entregaram um ofício ao chefe do Executivo em que demonstram a urgência destas ações devido, principalmente, ao excesso de chuvas e ao aumento no tráfego por conta da temporada de Verão.
Vilares fez questão de salientar ao prefeito que o objetivo de formalizar tais reivindicações foi o de provocar uma situação que possibilitasse a contratação de material e mão-de-obra em regime de urgência. “Soubemos que já havia um plano de se iniciar esses trabalhos no final do mês. A ideia é que esse cronograma possa ser revisto a partir deste pedido formal. A situação é emergencial e merece atenção”, frisou Vilares.

Depois do dia 17
O prefeito e o secretário interino de Serviços Urbanos, Roberto Tadeu Julião, informaram que farão o possível para atender ao pedido dos vereadores, mas adiantaram que a empresa contratada para fazer serviços de asfaltamento só deverá iniciar os trabalhos depois do dia 17.
Os vereadores saíram do gabinete de Orlandini com a promessa de que, nos próximos dias, serão informados sobre um planejamento da Secretaria para manutenção dos bairros. Segundo o prefeito, o cronograma também deverá ser publicado no BOM (Boletim Oficial do Município). “Estamos atendendo às emergências que estão surgindo por causa das chuvas. Assim que tivermos uma trégua, colocaremos em prática esse cronograma de trabalhos”, garantiu Orlandini.

domingo, 9 de janeiro de 2011

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Primeira parcela do IPTU vence em 31 de janeiro

A primeira parcela do Imposto Predial e
Territorial Urbano (IPTU) de Bertioga, que a
princípio venceria no próximo dia 20, foi adiada
para o dia 31 de janeiro. A data é válida
também para quem optar pelo pagamento à
vista (cota única).
A data de vencimento foi alterada para
que os carnês emitidos via Correios cheguem
a tempo às residências dos contribuintes.
Quem optar pelo pagamento da cota única terá
3% de desconto no valor total do tributo.
O IPTU para 2011 foi reajustado em
5,2%. O percentual é referente ao Índice de
Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos
últimos 12 meses (setembro de 2009 a
outubro de 2010). Cerca de 50 mil carnês
começarão a ser enviados aos contribuintes a
partir da primeira quinzena de janeiro.

Operação Verão: Veja o que fazer quando precisar denunciar irregularidades

A temporada de verão sem dúvida é o
período do ano em que Bertioga fica mais
movimentada. Pessoas se divertindo nas
praias, praças, baladas, entre outros. Mas, o
que fazer quando a diversão dos outros
extrapola os limites e compromete o seu
descanso, a limpeza ou a ordem pública? Com
essa preocupação, a Prefeitura de Bertioga
disponibliza uma série de telefones para
moradores e turistas, que atendem 24 horas.
Diretoria de Operações Ambientais (camping
irregular, som alto, captura de animais
silvestres) Fone: 3317-7073
Disk Denúncia Meio Ambiente: 0800-772-5999
Diretoria de Trânsito
Fone: 3317-4881 e 3319-9200
Diretoria de Abastecimento (mercado de
peixes, quiosques, ambulantes e
clandestinos)
Fone: 3319-8017
Guarda Civil Municipal
Fone: 153 / 3319-8012
Saúde (ambulância)
Fone: 192
Disk Dengue: 3317-6273
Hospital Bertioga
Fone: 3319-9900

Revisão do Plano Diretor tem nova reunião em fevereiro

A revisão e alteração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Bertioga começaram a ser colocadas para discussão, com a sociedade, no início da noite de terça-feira (21), com a participação de representantes da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Cidade; da Oscip Boracéia Viva; do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA); do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e de outros conselhos municipais, além da comunidade em geral.

Durante a reunião, que foi aberta pelo prefeito no Galpão anexo à Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, no Paço Municipal, os vários segmentos organizados presentes puderam sugerir, criticar, fazer considerações e apresentar novas idéias a serem inseridas no Plano, que segundo o prefeito, não deve ser pensado somente em termos de Município, mas sim de maneira regionalizada.

Mauro Orlandini explica que a revisão é necessária devido ao desenvolvimento do Município. “Queremos possibilitar o fomento de investimentos e buscar que a Cidade cresça de forma economicamente viável, sempre respeitando as restrições ambientais que hoje temos”, disse.

Cerca de 50 pessoas participaram da reunião aberta. Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Leite dos Santos, o processo de revisão do Plano Diretor será debatido com a sociedade amplamente em várias outras reuniões. ”A participação da sociedade é fundamental. “é preciso que o Plano se transforme em um documento pactuado pela sociedade e capaz de conduzir Bertioga pelos próximos anos e até décadas, por meio do caminho do desenvolvimento sustentado e da qualidade de vida”, defende.

O secretário municipal salienta que essa primeira reunião foi muito produtiva, porque todos os presentes se mostraram interessados em contribuir para que o processo seja o mais transparente possível, independente de governos, de partidos políticos, condição social, etc. “O Plano Diretor é do Município e por isso deve ser participativo”, ressalta.

Uma próxima reunião deverá ser agendada para o início de fevereiro, com o objetivo de ampliar, ainda mais, as discussões em torno do processo de revisão, para que o documento possa receber as correções e atualizações necessárias. O Ministério da Cidade exige que o Plano Diretor seja feito de forma participativa, inclusive com a comprovação, por meio de atas e documentação, da participação popular em sua elaboração.

Mas não é apenas a Secretaria de Meio Ambiente que está debruçada sobre a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável. Todas as secretarias municipais (Habitação, Planejamento e Desenvolvimento Urbano; Educação e Desenvolvimento Cultural; Saúde; Serviços Urbanos; Turismo, Comércio e Assuntos Náuticos; Assistência Social e do Trabalho; Administração, Finanças e Jurídico; e Gabinete) estão envolvidas no processo de revisão.

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para que o Município se desenvolva de forma organizada e sustentável. O principal objetivo da revisão é suprir as deficiências existentes no plano, e adequá-lo de acordo com as atuais necessidades. Após a realização de um diagnóstico da Cidade e a discussão com a comunidade, o documento ainda passará pela aprovação do Poder Legislativo Municipal.

Jornal Maré Cheia

Quero parabenizar o jornal pela primeira edição do ano de 2011 com uma enquete em todos os bairros da cidade com moradores e comerciantes na questão da satisfação em relaçao aos serviços prestados pela prefeitura.O único Jornal da cidade que escreve a verdade e que não tem o "rabo" preso com nimguém.Mais acho que a nota dada ao Prefeito ainda foi grande,visto que a cidade está abandonada.Parabéns!!!Continuem mostrando a verdade,doa a quem doer.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Todo dia é dia de combater a dengue

A melhor maneira de prevenir a dengue é combater a reprodução do mosquito.
Verifique no entorno dos imoveis,possíveis criadouros colaborando com a própria saúde.
Reforce a importancia de cuidados redobrandos com os banheiros de pouco uso,cascatas e espelhos d'agua decorativos,vasilhames para água de animal doméstico,lonas de piscinas e todos tipos de plantas e objetos que possam acumular água.
Ao suspeitar ter contraído a doença,procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa e evite o uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Orlandini faz balanço da gestão e anuncia modificações no 1º escalão

Sem detalhar muito quais seriam as mudanças, Orlandini revelou que durante o mês de dezembro fez uma avaliação de cada membro de sua equipe. “Nem sempre a equipe responde ou tem bom entrosamento. Vamos fazer ajustes para dar mais resultados para a comunidade”, afirmou.

O desmembramento da Secretaria de Habitação e Planejamento Urbano é uma das metas reveladas. “Vamos separar Habitação e Planejamento, ou ainda agregar uma das duas a outra Secretaria”, previu o prefeito, que considerou a segunda como uma importante pasta para o município. Vale ressaltar que a Habitação está sem titular desde o início da Administração.

Subprefeitura

A intenção de criar uma subprefeitura em Boracéia também foi anunciada como meta para o “2º tempo do jogo”. A 1ª medida será destinar uma ambulância permanente para o bairro. Orlandini informou que a Secretaria de Estado da Saúde doou uma ambulância para o município, que ficará lotada em Boracéia. “Essa medida será o embrião da subprefeitura”, comentou.

Ponto de partida

“A minha avaliação do governo é que estamos chegando ao ponto de partida”, afirmou Orlandini. Ele considerou 2010 como um ano de dificuldades e surpresas. Ainda revelou que acreditava que em um ano de Administração conseguiria contornar os problemas, entretanto, foram necessários 2 anos.

Para Orlandini, o ponto de partida será 2011, após conseguir refazer o “alicerce”. “Agora vamos levantar as paredes”, comentou.

Dificuldades

O prefeito se queixou das dificuldades em resolver algumas pendências e exemplificou com a obra da Vila Militar, projeto habitacional executado na Administração anterior, e que conta com problemas estruturais que não permitem a ocupação. “Fizemos mais de 20 reuniões com a Caixa Econômica Federal e não conseguimos resolver”. Ele explicou que o problema deveria ser resolvido entre a CEF e a construtora. “A obra está em um desnível. Deixa como está? Derruba? Autoriza a moradia?”, ponderou.

Comemoração

Mesmo revelando que tem algumas frustrações, Orlandini também vê muito que comemorar. Para ele, na Saúde houve uma melhora grande com a contratação da FuABC, responsável pelo Hospital Municipal.

Além disso, segundo ele, a ACCB (Associação Civil Cidadania Brasil), contratada pela prefeitura, vem desenvolvendo projetos de educação, música, cultura e esporte, com a participação de mais de 7 mil crianças. “Temos muito que comemorar. A vontade de acertar é grande”, finalizou Orlandini

sábado, 1 de janeiro de 2011

Resultado mega sena da virada

Os números sorteados foram:
02-10-34-37-43-50


Quatro(4) ganhadores levaram o prêmio e cada um receberá pouco mais de 48 milhoes.