Relógio

quarta-feira, 30 de março de 2011

Bertioga de cara nova??





Bertioga pode entrar para o rol das cidades que oferecem a delícia de um calçadão estruturado com todos os serviços adequados à cidade à beira-mar. Com assinatura de um dos mais renomados arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake, o projeto de revitalização da orla tem a audaciosa proposta de criar um grande tapete verde, dotado dos mais diversos equipamentos turísticos por toda a orla marítima da cidade, desde o Jardim Veleiros (área central), até Boracéia (na divisa com São Sebastião), totalizando 33 km.

Fotos projeto art

Primeira e segunda fases contemplam a orla com novo calçadão paisagismo e iluminação

E a boa notícia é que esse sonho já começa a se tornar real. Depois de iniciada a primeira etapa da obra – do Forte São João até a Praça de Esportes Radicais -, na praia da Enseada, mês passado, a segunda etapa (do Forte ao Jardim Veleiros), foi aprovada pelo Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), e aguarda assinatura do contrato para início das obras nos próximos meses.

O primeiro trecho, já em fase de execução, contará com equipamentos turísticos simples (veja quadro). Um pouco mais arrojada, a segunda etapa do projeto, que abrange o trecho entre o Forte São João e o Jardim Veleiros, além de contemplar a região com um novo calçadão, paisagismo e iluminação (com verba do Dade), também prevê outros investimentos provenientes de parcerias público-privadas (PPP), com estruturas de grande porte, como um novo mercado de pescados, com 20 bancas, shopping, iate clube e marina para a atracação de barcos de 30 a 40 pés.

Trecho entre o Forte e o Jardim Veleiros já está aprovado

Outra intervenção significativa do projeto beneficiará o sistema de balsas entre Bertioga e Guarujá, pois a travessia do lado de Bertioga, com autorização do Dersa, gestor do serviço, terá alteração no seu ponto de embarque e desembarque; ele será direcionado ao Jardim Veleiros, em linha reta com o atracadouro de Guarujá.

Primeira etapa (em obras)

Do Forte São João à Pista de Esportes Radicais,

R$ 6,5 milhões

Caminhos para pedestres, ciclovia, quiosques, áreas para atividades de crianças e adultos, duas pistas de skate, anfiteatro, estações de apoio aos banhistas, duas torres guarda-vidas, estacionamento, paisagismo, acessibilidade, esculturas metálicas com motivos de fauna e flora.

2ª etapa (em fase de assinatura)

Do Forte São João ao Jardim Veleiros, R$ 4,8 milhões

Shopping (PPP), iate clube (PPP), marina (PPP), dois atracadouros, pátio para estacionamento, jardim das esculturas , bulevar, mercado de peixes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário