Relógio

quarta-feira, 30 de março de 2011

Para refletir...


"Não existe o certo e o errado, ninguem esta 100 por cento certo, nem 100 por cento errado, não existem julgamentos, existem decisões, existem coisas a serem resolvidas, e cada qual sabe onde aperta a situação, e luta para lidar melhor em cada uma das situações."

Bertioga de cara nova??





Bertioga pode entrar para o rol das cidades que oferecem a delícia de um calçadão estruturado com todos os serviços adequados à cidade à beira-mar. Com assinatura de um dos mais renomados arquitetos brasileiros, Ruy Ohtake, o projeto de revitalização da orla tem a audaciosa proposta de criar um grande tapete verde, dotado dos mais diversos equipamentos turísticos por toda a orla marítima da cidade, desde o Jardim Veleiros (área central), até Boracéia (na divisa com São Sebastião), totalizando 33 km.

Fotos projeto art

Primeira e segunda fases contemplam a orla com novo calçadão paisagismo e iluminação

E a boa notícia é que esse sonho já começa a se tornar real. Depois de iniciada a primeira etapa da obra – do Forte São João até a Praça de Esportes Radicais -, na praia da Enseada, mês passado, a segunda etapa (do Forte ao Jardim Veleiros), foi aprovada pelo Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade), e aguarda assinatura do contrato para início das obras nos próximos meses.

O primeiro trecho, já em fase de execução, contará com equipamentos turísticos simples (veja quadro). Um pouco mais arrojada, a segunda etapa do projeto, que abrange o trecho entre o Forte São João e o Jardim Veleiros, além de contemplar a região com um novo calçadão, paisagismo e iluminação (com verba do Dade), também prevê outros investimentos provenientes de parcerias público-privadas (PPP), com estruturas de grande porte, como um novo mercado de pescados, com 20 bancas, shopping, iate clube e marina para a atracação de barcos de 30 a 40 pés.

Trecho entre o Forte e o Jardim Veleiros já está aprovado

Outra intervenção significativa do projeto beneficiará o sistema de balsas entre Bertioga e Guarujá, pois a travessia do lado de Bertioga, com autorização do Dersa, gestor do serviço, terá alteração no seu ponto de embarque e desembarque; ele será direcionado ao Jardim Veleiros, em linha reta com o atracadouro de Guarujá.

Primeira etapa (em obras)

Do Forte São João à Pista de Esportes Radicais,

R$ 6,5 milhões

Caminhos para pedestres, ciclovia, quiosques, áreas para atividades de crianças e adultos, duas pistas de skate, anfiteatro, estações de apoio aos banhistas, duas torres guarda-vidas, estacionamento, paisagismo, acessibilidade, esculturas metálicas com motivos de fauna e flora.

2ª etapa (em fase de assinatura)

Do Forte São João ao Jardim Veleiros, R$ 4,8 milhões

Shopping (PPP), iate clube (PPP), marina (PPP), dois atracadouros, pátio para estacionamento, jardim das esculturas , bulevar, mercado de peixes.

Festival da cultura indígena Bertioga Abril 2011


O Festival em 2011

Este ano, o Festival Nacional da Cultura Indígena chega a sua 10ª edição e terá como tema principal a “ÁGUA”.

Será um momento ímpar de celebração, onde os conhecimentos indígenas e não-indígenas se unirão com o objetivo de definir ações e metas ambientais para as comunidades envolvidas através do fórum de debates que acontece junto ao Festival.
Foco na Questão Cultural e seu tema principal: Água

O Festival Nacional da Cultura Indígena tem como principal objetivo resgatar a cultura dos povos indígenas, valorizando as manifestações culturais das diferentes etnias existentes no Brasil e trazendo à tona discussões temáticas voltadas às questões indígenas, ecológicas e socioculturais de maneira geral.

Este ano, a “ÁGUA” foi escolhida como tema central. Trataremos de seu relacionamento com as sociedades indígenas e não-indígenas, propondo metas pró-ativas a esta temática

Período

O Festival Nacional da Cultura Indígena acontecerá em Bertioga (SP) entre os dias 21, 22 e 23 de abril de 2011.

Local

O evento será realizado no Parque dos Tupiniquins, área central do Município e local onde está localizado um dos pontos turísticos mais visitados da cidade: o Forte São João.

Deve-se ressaltar que o projeto do Festival prevê acessibilidade por pessoas idosas e deficientes.

Público

O Festival reunirá representantes indígenas brasileiros e estrangeiros, representantes de órgãos públicos, representantes acadêmicos, lideranças indígenas, antropólogos, jornalistas, intelectuais, artistas, universitários e a sociedade em geral para participação de uma programação composta por diversas atividades culturais, fórum de discussão, exposição de artesanato e apresentação artística e esportiva das etnias participantes.
Etnias participantes

* Guarani (anfitriões)
* Terena (MS)
* Xavante (MT)
* Kamayurá (MT)
* Karajá (TO)


Estrutura do evento:

* Entrada principal
* Recepção
* Stand - Secretaria de Turismo
* Stand - Sala de Imprensa
* Stand - Sala de Coletiva
* Stand - Guarda Municipal
* Stand - Secretaria de Saúde
* Tenda Cultural e Fórum
* Arena para 5 mil lugares
* Feira de Artesanato
* Tenda Culinária Guarani
* Tendas Meio Ambiente e Exposição Temática



PROGRAMAÇÃO

* 20.04.11
Chegada da Delegação - Hospedagem

* 21.04.11
- 08H20 – 12H30 – Abertura do Seminário
- 10h00 - Abertura Feira de Artesanatos
- 14h00 – Tenda Cultural
Apresentações culturais, esportivas e culinária.
- 20h00 - Abertura Oficial (arena)
Acendimento fogo sagrado / Cerimônia da Água / Hasteamento da Bandeira / Hino
Nacional em Guarani com Marlui Miranda / Discurso autoridades / Apresentações das
Tradições Culturais / Show Pirotécnico - Encerramento

* 22.04.2011
- 08H20 - 12H30 – Seminário/Fórum de Debates
- 10h00 – Feira de Artesanatos
- 14h00 – Tenda Cultural
Apresentações culturais, esportivas e culinária
- 15h00 – Atividades esportivas (futebol, cabo de guerra)
- 20h00 – Abertura Arena- Apresentação das Delegações Indígenas / Encerramento.

* 23.04.11
- 10h00 – Feira de artesanatos
- 14h00 – Tenda Cultural - Apresentações culturais, esportivas e culinária.
Apresentação Musical com a Cantora Indígena Itamirim.
- 15H00 – Apresentações Esportivas ( futebol, cabo de guerra)
- 15h00 – Canoa Havaiana ( Guarani x outras etnias)
- 20h00 – Cerimonial de Encerramento
Apresentação das Delegações Indígenas / Dança com os índios / Show Pirotécnico /
Encerramento.

Informações: Secretaria de Turismo 13. 3317.3567 / 3317.4889
Assessoria de Comunicação: 13.3319.8009 -

terça-feira, 29 de março de 2011

Ex-vice-presidente José Alencar morre aos 79 anos


O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu nesta terça (29), às 14h45, por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O político mineiro lutava contra um câncer na região do abdômen.
Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda (28) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.
O ex-vice-presidente lutava contra o câncer havia 13 anos, mas nos últimos meses, a situação se complicou.
Após passar 33 dias internado – inclusive no Natal e no Ano Novo –, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.
A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen. No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.
Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff. Momentos antes da cerimônia, cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”. Na conversa com os jornalistas, voltou a dizer que não tinha medo da morte. “Se Deus quiser que eu morra, ele não precisa de câncer para isso. Se ele não quiser que eu vá agora, não há câncer que me leve”, disse.
No mesmo dia, ele recebeu a vista de Lula, que deixou Brasília logo após a posse de Dilma.
Internações
Os últimos meses de Alencar foram de internações sucessivas. Em 9 de fevereiro, ele foi hospitalizado devido a uma perfuração no intestino. O ex-vice-presidente já havia permanecido internado de 23 de novembro a 17 de dezembro para tratar uma obstrução intestinal decorrente dos tumores no abdômen. No dia 27 de novembro, foi submetido a uma cirurgia para retirada de parte do tumor e de parte do intestino delgado.
Alencar passou alguns dias na UTI Cardiológica e começou a fazer sessões de hemodiálise depois que os médicos detectaram piora da função renal. Em setembro de 2010, foi internado em razão de um edema agudo de pulmão. No dia 25 de outubro, voltou ao Sírio-Libanês ao apresentar um quadro de suboclusão intestinal. Dias após a internação, ainda no hospital, sofreu um infarto no fim da tarde do dia 11 de novembro. Foi submetido a cateterismo, “que não mostrou obstruções arteriais importantes”.
Batalha contra o câncer
O ex-vice-presidente travou uma longa batalha contra a doença. Nos últimos 13 anos, enfrentou uma série de operações e tratamentos médicos. Foram mais de 15 cirurgias. Em abril de 2010, desistiu da candidatura ao Senado para se dedicar ao tratamento do câncer.
Desde 1997, foram mais de dez cirurgias para retirada de tumores no rim, estômago e região do abdômen, próstata, além de uma cirurgia no coração, em 2005.
A maior delas, realizada em janeiro de 2009, durou quase 18 horas. Nove tumores foram retirados. Exames realizados alguns meses depois, no entanto, mostraram a recorrência da doença.
Também em 2009, iniciou em Houston, nos Estados Unidos, um tratamento experimental contra o câncer. Alencar obteve autorização para participar, como voluntário, dos testes com um novo medicamento no hospital MD Anderson, referência no tratamento contra a doença. O tratamento não surtiu o efeito esperado e o então vice-presidente voltou a fazer quimioterapia em São Paulo.
José Alencar era casado com Mariza Campos Gomes da Silva e deixa três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.


Tratamento no exterior
O tratamento experimental nos EUA em 2009 não foi a primeira tentativa de Alencar de obter a cura fora do país. Ele já havia viajado para os Estados Unidos em 2006 para se tratar com especialistas. No ano seguinte, no entanto, os exames mostraram que o câncer havia se espalhado para o peritônio, uma membrana que reveste as paredes do abdômen.
Iniciava-se, então, a série de cirurgias na região. Em 2008, foram três internações. Em janeiro e em julho, exames mostraram uma reincidência de tumores abdominais. Em agosto, Alencar começou tratamento com um novo medicamento, a Trabectedina.
Com a saúde fragilizada, o ex-vice-presidente também foi internado por outros problemas. Em novembro de 2008, durante uma visita a Resende (RJ), teve fortes dores abdominais. O diagnóstico foi enterite (inflamação intestinal). Segundo os médicos, não havia relação com o câncer. Vinte dias depois, ele foi internado novamente, com quadro de insuficiência renal. Recebeu alta dois dias depois.
Sempre bem-humorado nas sucessivas vezes em que deixou o hospital Sírio-Libanês, chegava a brincar com seu próprio quadro clínico. "Estou melhor do que das outras vezes", repetia.
Após a maior das cirurgias, em 2009, Alencar saiu do hospital dizendo que não temia a morte. “Não tenho medo da morte, porque não sei o que é a morte. A gente não sabe se a morte é melhor ou pior. Eu não quero viver nenhum dia que não possa ser objeto de orgulho", afirmou. “Peço a Deus que não me dê nenhum tempo de vida a mais, a não ser que eu possa me orgulhar dele.”
Problemas de saúde ‘paralelos’
O ano de 2010 começaria com uma boa notícia para o então vice-presidente. O tumor que tratava vinha apresentando redução, segundo o hospital.
Alguns meses mais tarde, no entanto, ele começou a ter problemas de saúde “paralelos” ao câncer.
No início de maio, numa das idas ao hospital para a quimioterapia, apresentou pressão alta. Exames apontaram isquemia cardíaca e uma “obstrução grave” numa das artérias. Alencar então passou por um cateterismo e uma angioplastia e recebeu um “stent”, um mecanismo que “alarga” a artéria. No total, ficou nove dias internado.
No final do mesmo mês, queixando-se de fadiga, foi internado novamente. Após exames, o hospital constatou que ele estava anêmico e tinha um “quadro congestivo pulmonar”, consequência da quimioterapia. O tratamento, no entanto, continuava a dar resultados positivos, com a redução dos tumores.
No final de agosto, contraiu uma infecção, que foi tratada com antibióticos. Ele seria internado novamente poucos dias depois, no início de setembro, com o diagnóstico de edema agudo de pulmão. Foram mais seis dias no hospital.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bertioga receberá secretários de Turismo da Região e autoridades do setor, na sexta-feira (1º)

Bertioga sediará na próxima sexta-feira (1º), mais uma etapa do calendário de reuniões com os secretários municipais de Turismo das cidades que fazem parte da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O evento contará também com a presença dos representantes do Santos e Região Convention & Visitors Bureau. A atividade visa o desenvolvendo de um balanço sobre os índices relacionados a movimentação turística na Região.

De acordo com o diretor municipal de Turismo e Comércio, Flávio Lessa, a programação terá início com um encontro, das 10 às 12 horas, realizado na Sala de Reuniões anexa ao gabinete do prefeito Mauro Orlandini, nas dependências do Paço Municipal, para discutir temas pertinentes ao setor.

Na pauta, levantamentos e avaliações sobre a taxa média de ocupação hoteleira no período de dezembro de 2010 e março de 2011, os dados comparativos entre a temporada de verão 2009/2010 e 2010/2011, em relação a número de solicitações de entradas de ônibus de excursões, número estimado de turistas e número de visitantes aos atrativos locais.

A seguir, os convidados se dirigirão ao Forte São João, um dos principais pontos turísticos de Bertioga, para conhecer o Projeto “Bertioga, História e Poesia”, desenvolvido permanentemente na Cidade pelo Sesc Bertioga. A atividade se desenvolverá das 12 às 13 horas.

Finalizando a programação, acontecerá um almoço de confraternização, cuja opção principal será o ‘Azul Marinho’, tradicional prato da culinária caiçara, composto por peixe, bananas verdes e pirão.

Prefeitura de Bertioga vai contratar 32 patrulheiros do CAMPB

Após a assinatura, o presidente do CAMPB, José Martins Filho, ressaltou a importância da entidade estar sob o comando da sociedade civil: “Hoje completamos o primeiro estágio da retomada do CAMPB. Conseguimos estruturá-lo como uma entidade aparti­dária. Independentemente de quem es­tiver prefeito, o CAMPB vai continuar sendo a mesma entidade”, destacou.

O vereador Ney Lira, um dos pro­tagonistas da retomada do CAMPB em Bertioga convoca as empresas a participarem. “Existe um entendimen­to da legislação do jovem aprendiz, que as empresas têm a obrigação de contratar de 5% a 15% de funcioná­rios do programa, porém, mais que uma obrigação, precisamos do enga­jamento dos nossos empresários na contratação dos aprendizes”.

De acordo com a direção do CAMPB, já foram admitidos cinco patrulheiros no Condomínio Morada da Praia, em Boracéia, outros cinco na Sociedade Amigos da Riviera de São Lourenço e dois na Diretoria Municipal de Trânsito, contratados por uma empresa privada, que presta serviços ao setor.

Para o mês de abril a Câmara Muni­cipal e o Hospital Bertioga, sob gestão da Fundação ABC (FUABC) devem contratar mais oito patrulheiros.

Participaram da solenidade autorida­des de Bertioga, integrantes da diretoria do CAMPB; membros de entidades de servir da Cidade, como Lions Clube, Rotary Club e Maçonaria e voluntários envolvidos diretamente no processo de reativação do CAMPB.

Bertioga pode ter linha alternativa ao 930


Linha 930 passa por Vicente de Carvalho e leva duas horas para chegar ao terminal Rodoviário
Bertioga teve aceno positivo do secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, sobre a reivindicação de uma linha de ônibus alternativa entre o Município e o Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá, com custo e itinerário menores que a linha intermunicipal 930, que opera entre Guarujá e Bertioga.
O assunto foi abordado pelo diretor de Trânsito do Município, Nelson Jorge Castro, durante reunião do secretário de Estado Jurandir Fernandes, com secretários municipais de Transporte dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, na quarta-feira (23), na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), em Santos.
O diretor municipal de Trânsito explica que a linha de ônibus alternativa é importante porque vem suprir as necessidades dos usuários de transporte no Município, que hoje tem como opção a Linha 930, que saí do Terminal Rodoviário do Ferry Boat, em Guarujá, com trajeto longo, já que passa pelo Distrito de Vicente de Carvalho e segue pela Rodovia Rio-Santos, sentido Bertioga, passando pelo Centro, Sesc, Vista Linda, Indaiá, Jardim São Lourenço, com destino final na Riviera de São Lourenço. “Essa linha leva quase duas horas até a Riviera, e a tarifa custa R$ 6,50. Com a linha alternativa, que sairia da Avenida 19 de Maio, no Jardim Albatroz, até o Terminal Rodoviário de Vicente de Carvalho, em Guarujá, o usuário economizaria tempo e dinheiro, pagando uma tarifa menor”, diz o diretor.
Outro assunto abordado na reunião, segundo Castro, foi o convênio da Prefeitura de Bertioga com a EMTU, que permitiu a doação de 20 pontos de ônibus instalados no Município e, também, a integração das linhas intermunicipais com as municipais, cujo processo está em andamento.

Região

Durante encontro o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o Governo do Estado irá fortalecer o projeto do VLT para a Baixada Santista antes de lançar nova licitação. “Vamos estudar a ampliação do projeto para o norte, no sentido centro, e para o sul, até Praia Grande, de forma a aumentar a atratividade para o setor privado e atender melhor aos desejos de viagem.”
O projeto atual do VLT consiste em um tronco estruturador de 11 km, que vai do Terminal Barreiros, em São Vicente, ao Terminal Porto, em Santos, integrado por linhas de ônibus metropolitanas.
A ampliação para o norte tem como expectativa atender às necessidades de desenvolvimento da região, considerando as futuras atividades de exploração do pré-sal e consequente geração de empregos. E para o sul, até Praia Grande, justifica-se por ser um dos importantes destinos de viagem apontados na pesquisa de origem e destino.

Elektro inaugura escritório em Bertioga

O escritório atende resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que prevê a ampliação da rede de atendimento presencial em municípios com mais de 10 mil uni­dades consumidoras.

De acordo com o gerente da Elektro, Marcelo Fernandes, a implantação tam­bém vai possibilitar a complementação do atendimento feito pela concessionária por outros meios como telefone e agên­cia virtual, que atendem durante 24ho­ras. “Neste escritório poderão ser feitas consultas, reclamações, solicitações de ligações elétricas, entre outros serviços”, informou, lembrando que o escritório não aceita pagamento de contas.

O gerente revela que Bertioga conta com cerca de 44 mil ligações de energia elétrica e que a média vem crescendo. Para ele, o escritório vai facilitar o atendimento dos clientes, principalmente daqueles que não têm acesso à internet, por exemplo.

O prefeito Mauro Orlandini esteve presente à cerimônia que marcou o início das atividades do escritório da Elektro e na oportunidade entregou um pedido à concessionária de parceria para a realização do Censo dos portado­res de necessidades especiais.

O consultor da Elektro, Marcio Ribeiro, explicou que a parceria visa auxiliar no Censo, com a entrega, juntamente com a conta de luz, de um questionário ao cliente, quando será identificado algum portador de neces­sidade especial na residência. “Já reali­zamos esse trabalho em outras cidades. Vou passar a solicitação para a direção da empresa”, revelou Ribeiro. Após responder ao questionário, o cliente deve entregá-lo em estabelecimentos comerciais cadastrados para posterior coleta por parte da prefeitura.

“Além de melhorar o serviço na cidade com a instalação do escritório, essa par­ceria vai garantir qualidade de vida para nossos cidadãos”, afirmou o prefeito.

sábado, 26 de março de 2011

Hora do Planeta dedicará minuto de silêncio a vítimas das tragédias no Brasil e no Japão


As luzes em mais de 130 países e pelo menos 98 cidades brasileiras serão apagadas entre 20h30 e 21h30 deste sábado (26). A chamada Hora do Planeta (ou Earth Hour), maior evento do tipo no mundo, pretende chamar a atenção para as mudanças climáticas, o aquecimento global e a economia de energia.
Neste ano, o primeiro minuto do evento será dedicado, em silêncio, às vítimas do terremoto e do tsunami no Japão, e às vítimas das enchentes no Brasil.

Na última edição, o ato simbólico proposto anualmente pela ONG WWF mobilizou mais de um bilhão de pessoas em 4.700 cidades. Desta vez, o movimento, que já apagou a Torre Eiffel, a London Eye, a Fontana de Trevi e o Empire State e outros cerca de 1.370 ícones mundiais, deverá ter participação recorde, segundo cálculos da entidade.

No Brasil, mais de 1.500 empresas e organizações aderiram oficialmente ao movimento. Dezoito capitais --Aracaju (SE), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Natal (RN), Palmas (TO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES)-- também vão apagar as luzes.

No Rio de Janeiro, diversos monumentos públicos ficarão no escuro e uma festa, que terá a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes, está sendo preparada nos Arcos da Lapa. A população poderá assistir a shows das baterias da Mangueira, Portela, Grande Rio e União da Ilha.

"O gesto de apagar as luzes é simbólico e possível em todo o mundo. Convidamos a refletirem e a instituir ações além da Hora do Planeta, buscando uma economia de baixo carbono e com políticas públicas coerentes, que combinem o desenvolvimento com a preservação dos serviços ambientais que a natureza nos dá", afirmou a secretária-geral do WWF-Brasil, Denise Hamú.

A entidade destacou ainda que o ato não tem por objetivo medir a quantidade de energia economizada.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que está à frente de um grupo de líderes que apoiam a Hora do Planeta, propôs que os 60 minutos de escuridão sejam usados “para ajudar o mundo a ver a luz.”



Confira alguns pontos onde as luzes serão apagadas nas capitais brasileiras
Rio de Janeiro Arcos da Lapa, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Castelinho da Fiocruz, praias de Copacabana e Arpoador, Igreja da Penha, Catedral Metropolitana, monumento dos Pracinhas e do Jockey Clube
São Paulo Ponte Estaiada, Obelisco do Ibirapuera, monumento às Bandeiras, Teatro Municipal, Mercado Municipal, estádio do Pacaembu, biblioteca Mário de Andrade e Arcos do Anhangabaú
Curitiba Jardim Botânico, teatro Paiol, portal de Santa Felicidade, torres da Biodiversidade e de Jerusalém, pista de atletismo da praça Oswaldo Cruz, praça Ouvidor Pardinho, fachada do Paço Municipal, monumento de Bambu da Linha Verde e fontes da Praça Generosa Marques e Santos Andrade
Brasília Palácio do Buriti, Câmara dos Deputados, Memorial JK, Teatro Nacional, Catedral, Museu do Índio, Complexo Cultural da República e ponte JK
Fortaleza Arco da Praça Principal, Clube de Regatas, Coluna da Hora, praça do Ferreira, estátua de Iracema, praça Regis Jucá e Seminário Prainha
Campo Grande Morada dos Baís, Central de Atendimento ao Cidadão, Obelisco, Horto Florestal, parques Jacques da Luz, Tarsila do Amaral e Belmar Fidalgo, praça Elias Gadia, Feira Central, Mercado Municipal e Centro Comercial Popular (Camelódromo)
Rio Branco Prefeitura do Centro e Horto Florestal
Palmas Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

Até quando???????



Basta dar uma volta pela cidade para nos depararmos com o caos.Mato por todo lado,lixo amontoado servindo de criadouro de ratos e abrigo para o mosquito da dengue.
Um dos poucos espaços disponiveis no bairro do Indaiá por ez
xemplo,onde os moradores podiam desfrutar de um fim de tarde com um pouco de lazer está entregue ao mato como mostram as fotos ao lado.
O parquinho que existia antes já nem pode ser visto direito devido a altura do matagal que tomou conta do local.
Até quando vamos permitir que absurdos assim continuem sendo praticados?
No ano que se aproxima teremos eleiçoes e nas urnas devemos expressar nossa indignação quanto ao descaso,espero que não cometamos os mesmos erros e continuemos a sofrer calados...

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vereador Caio Matheus visita Indaia e faz reinvidicaçoes ao Prefeito.

O vereador Caio Matheus em visita ao bairro do Indaiá atendendo reinvidicaçoes dos moradores do conj. habitacionais Neda I e Neda II quanto ao sistema de coleta de esgoto.O vereador solicitou junto ao demais vereadores na ultima sessão da camara que o Prefeito estude junto à Sabesp a possibilidade da instalação de rede corretora de esgoto nos conj.mencionados uma vez que a estação existente nos conj.não estava sendo utilizada e os dejetos dos moradores estão sendo jogados diretamente na vala comum que por sua vez joga tudo na praia colocando a saúde de todos em perigo.
O vereador fez sua indicação e agora depende da aprovação do Prefeito.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Indústria prepara repasse de aumento de preço ao consumidor

A água mineral, a cerveja e o refrigerante deverão ficar mais caros nos próximos 60 dias. O Ministério da Fazenda não aceitou a proposta do setor de manter os preços de referência que servem de base para os impostos cobrados sobre esses produtos e a indústria repassará o aumento para o preço final.
Desde janeiro de 2009, os preços de referência desses produtos não eram reajustados. Nos últimos 18 meses, o governo manteve os patamares para estimular a produção de bebidas durante a crise econômica.
Representantes do setor se reuniram na quinta-feira (17) com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para tentar conter o aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mas não tiveram sucesso. Os fabricantes propuseram investir R$ 7,7 bilhões este ano e criar 60 mil empregos, mas não conseguiram convencer a equipe econômica.
“Ao gerar empregos, nossa proposta aumentaria a arrecadação em mais de R$ 1 bilhão em relação à base atual, mas o governo usou a justificativa de que a crise acabou e que os incentivos não são mais necessários”, disse o vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes e Bebidas Não Alcóolicas (Abir), Milton Seligman.
Segundo ele, os preços de referência serão reajustados em pelo menos 10% com base na inflação acumulada de aproximadamente um ano e meio. O Ministério da Fazenda informou que o aumento segue uma pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas. Seligman afirmou que ainda não é possível dizer se o repasse para os preços finais será integral. “O setor de bebidas é um dos que mais pagam impostos no mundo e um aumento não é bem visto”.

Estado destina recursos para ampliação de leitos hospitalares em Bertioga

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde irá investir R$ 90 milhões para implantar um novo hospital estadual e um centro especializado em oncologia, além de ampliar o número de leitos para atendimento SUS (Sistema único de Saúde) nos municípios da Baixada Santista. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin no dia 11 de março.
"Os nove municípios serão beneficiados porque nós sempre estamos com uma visão de sistema regional de saúde. Quando trouxermos o Instituto do Câncer, o Icesp II, aqui para a Baixada, a localização física será em Santos, mas ele vai atender a todos os municípios. Quando nós trouxermos o Hospital Emílio Ribas e o Instituto Adolfo Lutz fisicamente para o Guarujá, ele também vai atender os nove municípios", afirmou o governador.
Este é o primeiro pacote de medidas da "Agência de Saúde" da Baixada, criada em janeiro e que reúne representantes do governo paulista e das prefeituras para debater conjuntamente medidas visando à melhoria da saúde na região. Os novos serviços deverão ser entregues até o final deste ano.
Em Bertioga, o Hospital Municipal receberá investimentos para obra e aquisição de equipamentos, ampliando o número de leitos de 35 para 80. Será criada também a Unidade de Sustentação de Vida, com recursos e equipamentos capazes de reterem pacientes graves por pelo menos 48 horas, até que seja possível a transferência para um serviço de referência.
Na Praia Grande, o Estado discutirá uma gestão compartilhada de leitos de alta complexidade com metas e indicadores a serem atingidos. A proposta é que a Secretaria da Saúde compre leitos no Hospital Irmã Dulce.
Em Peruíbe, será concluído o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), com atendimento em diversas clinicas. Os AMEs são unidades de alta resolutividade que oferecem consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando aos pacientes maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes e possibilitando, consequentemente, o desafogamento dos hospitais.
Também em Peruíbe haverá a reforma do pronto-socorro local, que se transformará em uma unidade hospitalar de pequeno porte, com 75 leitos para retaguarda e suporte aos pacientes.
Já em Mongaguá serão criados 19 leitos de clínica médica para adultos e outros 19 de clínica pediátrica no Hospital Municipal Dr. Adoniran. Em Itanhaém, o Hospital Regional será ampliado. O número de leitos dobrará, passando de 70 para 140. Para Cubatão, a atenção primária será reforçada com pelo menos uma unidade básica de saúde. A Secretaria estuda outros investimentos que deverão ser realizados em municípios da região.
Durante a visita a Santos, o governador e a secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella visitaram as obras da unidade da Rede de Habilitação Lucy Montoro na cidade. Quando estiver completamente pronta - a expectativa é de que seja entregue até o final do ano -, a unidade irá atender cerca de 10 mil pacientes ao ano.

domingo, 20 de março de 2011

Dia T contra a Tuberculose, em Bertioga

A Vigilância Epidemiológica de Prefeitura de Bertioga realizou na última quinta (17), um pedágio nas avenidas Anchieta e 19 de Maio para divulgação de informações sobre a tuberculose e a realização de exames baciloscópicos (exame do escarro) em uma ação denominada “dia T contra a Tuberculose” realizada simultaneamente nos municípios da Baixada Santista.
Segundo a coordenadora do programa, Lúcia Peres Guimarães, foram distribuídas mil cartilhas e realizados 15 exames: “Em 2000 Bertioga registrava 281 casos da doença por 100 mil habitantes, quando a média do estado era de 39 casos por 100 mil habitantes. Esta situação colocou Bertioga como prioridade para o governo do estado que custeou agentes de campo entre outras ferramentas. Hoje, conseguimos baixar para 47,99 por 100 mil, menor que a média da Baixada, que está em 80,9 por 100 mil”, detalha Lúcia que explicou ainda que outro fator decisivo na queda da doença na cidade foi a instituição do Tratamento Supervisionado, que obriga o paciente a tomar a medicação no posto de saúde, evitando desistências, já que muitos abandonam o tratamento assim que os sintomas desaparecem, displicência fatal em muitos casos: “Em 90% dos diagnósticos de tuberculose, os pacientes apresentavam tosse por mais de três semanas e colocavam a culpa no cigarro, em alergias e outros motivos. Não precisa ser uma tosse violenta e que chame a atenção. Outro mito da doença é de que ela atinge classes miseráveis e pessoas expostas a condições sanitárias precárias. Hoje, um rapaz de classe alta, que não se alimenta direito, faz uso de drogas, não dorme direito, é candidato a tuberculose” explica Lúcia.
A mobilização em busca de Sintomáticos Respiratórios será intensificada até o a próxima quarta-feira (23), dia mundial de combate a Tuberculose. Os exames podem ser feitos na Unidades Básicas de Saúde (UBS), situadas no Jardim Vicente de Carvalho II, Vista Linda, Jardim Indaiá e Boracéia, além do Centro de Saúde III, (CS III), no Centro.

Orquestra Municipal faz ensaio aberto dia 28, em Bertioga

A Orquestra Municipal de Bertioga, formada por 29 alunos, com idade entre 09 e 30 anos, integrantes das oficinas de música oferecidas pela Prefeitura do Município, por meio da Secretaria de Educação e Desenvolvimento Cultural, realiza mais um Ensaio Aberto da Nova Geração, no próximo dia 28, a partir das 19 horas, na Sala de Música da Casa da Cultura, na Avenida Thomé de Souza, 130 – Praia da Enseada (Centro).
A orquestra faz parte do Projeto Educando para a Cidadania, desenvolvido pela Prefeitura nos centros culturais da Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB) na Praia da Enseada (Centro) e Boracéia, e em mais de 40 polos distribuídos pelo Município, entre Caiubura e Boracéia. As apresentações abertas estão previstas para acontecer toda última segunda-feira de cada mês. A entrada é franca.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Indaiá ganhará rotatória



A prefeitura de Bertioga através de seu departamento competente está construindo uma rotatória no bairro do Indaiá na altura do supermercado Albatroz.
A construção da mesma visa desafogar as filas de carros em dias de grande movimento como em feriados e datas especiais onde o tráfego é intenso.

terça-feira, 15 de março de 2011

Polícia encontra fábrica clandestina de palmito em Bertioga

Os agentes receberam uma denúncia anônima sobre o corte ilegal de palmito no Parque Estadual de Restinga de Bertioga. Na fábrica, os policiais encontraram mais de 200 quilos de palmito do tipo jussara, que está em extinção, prontos para a venda.

link do video

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1459306-7823-POLICIA+ENCONTRA+FABRICA+CLANDESTINA+DE+PALMITO+EM+BERTIOGA,00.html

domingo, 13 de março de 2011

Vereador Caio solicita instalação de luminárias na Vila Agaó e melhorias par Chácara Vista Linda

Preocupado com a segurança de comerciantes e moradores da Vila Agaó, principalmente na faixa de terra da Avenida Anchieta, o vereador Caio solicitou ao Executivo que estude a possibilidade de instalar ao menos sete luminárias nos postes já existentes no local. O trecho apontado vai do condomínio Boungaville 3 (Vila Agaó) até o início do Maitinga, local onde estão estabelecidos comércio muito utilizados por moradores e veranistas como pizzaria, padaria, imobiliárias, quitanda, entre outros.

Chácara Vista Linda- Os moradores da Avenida Eduardo Costa Junior e Rua 6, na Chácara Vista Linda procuraram o vereador Caio solicitando limpeza, nivelamento e desassoreamento das valas existentes. “Com as chuvas fortes dos últimos dias as ruas estão intransitáveis. Temo que em caso de emergência, ambulância e viatura policial, não conseguirão chegar ao local”, enfatizou o vereador.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Petrobras pretende perfurar 20 poços no pré-sal em Santos em 2011


A Petrobras tem a intenção de perfurar 20 novos poços na região do pré-sal da Bacia de Santos em 2011. A afirmação foi feita pelo diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, Almir Barbassa, em teleconferência com analistas. No ano passado, a estatal atingiu o total de 20 poços perfurados na bacia de Santos. Para alcançar a meta para 2011, a empresa vai receber mais 14 sondas de perfuração, das quais 12 terão capacidade de perfurar em lâmina d’água superior a 2 mil metros.
Atualmente, a petroleira tem nove sondas atuando no pré-sal de Santos e Barbassa ressaltou que, em 2012, serão entregues à empresa outras 12 sondas, totalizando, ao fim do ano que vem, mais de 30 equipamentos capazes de perfurar em lâmina d’água acima de 2 mil metros.
“Continuaremos ainda o processo de contratação de 21 sondas que serão construídas no Brasil”, disse o diretor. Ele recordou que, no fim do ano passado, foi fechado com o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) o contrato para a construção de sete sondas de perfuração que serão entregues a partir de 2015 e com conteúdo nacional médio de 65%.
(Fonte: Valor Online/Rafael Rosas)

Prefeito e presidente da Câmara fazem entrega simbólica de material escolar, em Bertioga

O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini (DEM) e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Vilares (PTB), acompanhados da secretária da Educação, a professora Dulce Ceneviva, realizaram na manhã desta quarta-feira (02), a entrega simbólica de material escolar na Emeif José Carlos Buzinaro e no Neim, ambos no bairro Guaratuba.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Peixe fresco para todos

Para aumentar o acesso de pescados por parte dos bertioguenses, o Vereador Caio apresentou trabalho para que Bertioga seja contemplada com uma unidade do programa Caminhão Feira do Peixe, implantado recentemente em Guarujá e, que possibilita popularização e consumo dos pescados. O documento foi endereçado à ministra da Pesca e Aqüicultura, Ideli Salvatti e ao deputado federal Alberto Mourão.

FABE(Faculdade Bertioga)forma primeira turma em Petróleo e Gás.


A Faculdade Bertioga(FABE)formou sua primeira turma em Petróleo e Gás.A entrega dos diplomas foi realizada no auditório da entidade com presença dos alunos de outros cursos da Faculdade,que decidiram apoiar os novos formandos.
A todos parabéns.