Relógio

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Conhecendo Bertioga

Bertioga é um dos mais novos municípios paulistas, tendo conquistado sua emancipação em 1991. Antes disso, era apenas um povoado que se deu com a construção, em 1532, do Forte de São João, inicialmente batizado de São Thiago.


Localizado no canal de Bertioga, o Forte de São João é considerado um dos cartões postais da cidade. Visitá-lo significa fazer uma viagem ao início da colonização do Brasil, já que foi erguido para defender as vilas de Santos, São Vicente e São Paulo de ataques de inimigos e indígenas. Segundo o Iphan, este é o primeiro monumento de arquitetura militar edificado no País, sendo também o mais bem-conservado da região.


Monumentos como o Forte de São João, além de outros inúmeros atrativos, a exemplo de um dos maiores projetos de desenvolvimento urbano do litoral brasileiro - a Riviera de São Lourenço - têm feito de Bertioga um destino bastante procurado.


Com mais de nove milhões de metros quadrados, divididos em áreas - turística, residencial e mista-, a Riviera foi projetada para receber até 65 mil pessoas em sua totalidade. Com uma preocupação focada na natureza - até porque Bertioga tem 482Km2, sendo 85% desta área de preservação ambiental permanente -, o complexo destaca-se justamente pelo êxito em promover desenvolvimento com responsabilidade ambiental.
Além da Riviera de São Lorenço, Bertioga oferece 33 km de praias limpas, dentre as quais estão: Enseada, São Lourenço, Itaguaré, Guaratuba e Boracéia. No caso desta última, no bairro de mesmo nome, o município guarda uma aldeia indígena, a do Rio Silveira.
Para quem busca outros passeios, há ainda inúmeras trilhas ecológicas que cortam a cidade, cachoeiras e rios que formam piscinas naturais no meio da mata ou são propícios à pesca esportiva, a exemplo do Guaratuba, Itapanhaú e Jaguareguava, roteiros de escuna e ótimos pontos para esportes radicais como rafting, canoagem, tirolesa e surf. As agências de viagem locais organizam pacotes, fazendo com que Bertioga se torne programa obrigatório do ecoturismo da Costa da Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário